Europa Portugal

Roteiro peculiar de 5 dias Pelo Centro De Portugal

Portugal possui muitas belezas e encantos, principalmente belezas naturais. Fizemos um roteiro pelo centro de Portugal que durou 5 dias, e pudemos conhecer um pouco mais desse pedaço do país. Nosso roteiro foi de carro, pois é a melhor forma de se locomover e chegar até as pequenas aldeias e vilas.

As estradas de Portugal são boas e seguras. As autoestradas possuem pedágio. Já as pequenas estradas, não possuem pedágio, mas também são de boa qualidade. As estradas da serra são, por vezes, estreitas e cheias de curva. É preciso ter atenção para dirigir.

Conhecer Portugal além de Lisboa e Porto é uma grata surpresa. No nosso roteiro de carro por Portugal, passamos por cidades históricas e medievais, aldeias, monumentos que são Patrimônio da UNESCO, pela Serra da Estrela e foi surpreendente. Mas ainda tem muita coisa interessante para conhecer no centro de Portugal.

Roteiro de 5 dias pelo centro de Portugal

Nossos roteiros costumam ser bem cheios, cheios de cidades, de coisas para fazer, de atrações. Chegamos muito tarde em Portugal, e escolhemos uma hospedagem já no caminho, entre o aeroporto e a primeira cidade que visitaríamos.

Quintal do Freixo

A hospedagem foi no Quintal do Freixo, onde a proprietária, Ana Paula, nos atendeu com um sorriso no rosto, apesar do avançado da hora. Na porta do nosso quarto tinham as bandeiras do Brasil, da Alemanha e de Portugal, e nós ficamos felizes com o cuidado e o carinho nos detalhes.

Quintal do Freixo, Portugal

O quarto duplo com banheiro privativo é novo e completamente renovado. Confortável, com aquecimento, que é importante, pois a região é muito fria no inverno. Possui acesso independente.

Quintal do Freixo, Portugal

Banheiro também renovado, e lindo, pensado e decorado em detalhes.

Quintal do Freixo, Portugal

No quarto estava disponível, como cortesia, garrafas de água e uma garrafa de ginjinha, um licor de ginja, uma fruta semelhante a cereja. A Ana Paula nos contou que eles que produzem a ginjinha, com os frutos colhidos no quintal. Além de ser caseira, a ginjinha é deliciosa.

No quarto também tem um frigobar cheio de bebidas e alguns petiscos, que podem ser consumidos e o hóspede paga o quanto acha que vale.

Quintal do Freixo, Portugal

No café da manhã, nos deliciamos com pães, queijos, geleia, suco de laranja natural, pastéis de nata e nozes, que quebramos na hora e comemos.

Quintal do Freixo, Portugal

A Ana Paula nos levou para conhecer o outro quarto, que é quadruplo, possui uma minicozinha, sala de jantar e acesso direto à uma área fechada com churrasqueira e ao jardim. Uma ótima opção para famílias.

Uma das vantagens do Quintal do Freixo é que, você pode se hospedar nele e realizar passeios bate-volta para diversas cidades de Portugal, como Óbidos, Fátima, Batalha, Tomar, Évora, Alcobaça, Nazaré, entre outras. Fica também a aproximadamente 30 minutos de carro de Lisboa.

Se interessou por essa hospedagem, reserve agora o Quintal do Freixo pelo Booking.com.

1º Dia – Óbidos, Batalha e Leiria

No 1º dia, conhecemos 3 cidades, Óbidos, Batalha e Leiria.

Em Óbidos andamos pela muralha, pelas ruas medievais estreitas, parando em cada cantinho lindo para tirar foto. A cidade é muito fotogênica.

Óbidos, Portugal

Veja nosso post completo sobre Óbidos

Em Batalha nosso objetivo era conhecer o Mosteiro da Batalha. Um monumento histórico e imponente construído no século 14 e que desd3e 1983, é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mosteiro da Batalha, Portugal

Veja nosso post sobre o Mosteiro da Batalha

Em Leiria, fizemos um roteiro pela cidade, conhecemos o castelo de Leiria, que apesar de estar, a maior parte, em ruínas. Conhecemos lugares relacionados a obra O crime do padre Amaro, do escritor Eça de Queiros, que morou na cidade e escreveu o livro durante esse período.

Leiria, Portugal

Nos hospedamos no charmoso Porta 20 Leiria, uma hospedagem confortável e perto do centro histórico da cidade.

Veja como foi nossa hospedagem no Porta 20 Leiria

Seguro Viagem Europa

2º Dia – Aldeias do Xisto e Piódão

O 2º dia foi cheio de surpresas, de estradas sinuosas, serra e lugares charmosos. Começamos conhecendo as aldeias Casal Novo e Talasnal. Essas duas aldeias fazem parte das aldeias do Xisto, que atualmente contam com 27 aldeias. A característica principal dessas aldeias é que as casas são feitas de pedras chamadas xistos. As poucas casas das aldeias são todas de pedra, e isso dá um charme todo especial.

Talasnal, Portugal
Talasnal

Piódão também é uma aldeia, mas ela faz parte das Aldeias Históricas de Portugal, que são 12. Um dos lugares mais lindos que conhecemos durante essa viagem. Chegando, já avistamos a pequena aldeia, que parece ter sido pintada na montanha.

Piodão, Portugal

Gostamos muito dessa aldeia, apesar de estar chovendo bastante durante nossa visita. Ficamos numa pousada muito interessante, a Casa da Padaria. Passeamos pelas ruas de pedra, e ao entardecer, com as luzes amarelas que iluminam os caminhos de Piódão, nos encantamos ainda mais, aproveitando o cenário para tirar muitas fotos.

Veja nosso post completo sobre Piódão

Piodão, Portugal

3º Dia – Serra da Estrela

Nesse dia separamos para conhecer diversos lugares da Serra da Estrela. Infelizmente, ou felizmente, pegamos neve na serra, em pleno mês de abril. Felizmente, pois lá é o ponto onde neva em Portugal, onde tem uma estação de esqui e onde todos vão para ver a neve. Infelizmente, pois com a neve, algumas estradas fecham, pois não tem máquinas nem pessoal para limpar as estradas e manter a segurança.

Não conseguimos, por exemplo, chegar até a Torre da Estrela, que é o ponto mais alto da serra e um dos pontos turísticos. Em compensação, vimos outros lugares que ficam lindos com neve, como o Covão d´Ametade.

Serra da estrela

Pegamos neve, chuva e sol no mesmo dia na Serra da Estrela, mas uma coisa é inegável, os lugares lindos e as paisagens incríveis que vimos por lá.

Veja 8 lugares imperdíveis na Serra da Estrela

Roteiro pelo centro de Portugal

4º Dia – Belmonte e Museu do Queijo

Em Belmonte, começamos nossa visita pelo Museu dos Descobrimentos. Um museu que conta um pouco sobre a expedição que saiu em Portugal e acabou descobrindo o Brasil e também um pouco sobre o Brasil. O museu não se aprofunda muito nos assuntos brasileiros, é apenas a visão portuguesa sobre como era o Brasil na época do descobrimento e como eles veem hoje.

Museu dos descobrimentos

Depois passeamos um pouco pela vila, que assim como Piódão, faz parte das 12 aldeias históricas de Portugal.

Belmonte Portugal

Conhecemos o Castelo de Belmonte, que a maior parte está em ruínas, mas ainda possui uma sala com exposição relacionada à família Cabral. Foi nesse castelo que Nasceu e morou Pedro Alvares Cabral. A entrada do castelo custa apenas 2 euros e vale a pena vê-lo por dentro, mesmo que não tenha muitas salas conservadas. É possível subir na torre, de onde se tem uma vista de 360° lindíssima de Belmonte.

Veja nosso roteiro por Belmonte

Roteiro pelo centro de Portugal

Seguimos para o Museu do Queijo, que apesar de bem pequeno, nos deu uma boa visão sobre a produção do famoso queijo da Serra da Estrela. Descobrimos coisas interessantes sobre a produção, conservação e até sobre os tipos de queijo.

Museu do queijo Portugal

5º Dia – Tomar

Nossa última parada no centro de Portugal foi em Tomar. Uma cidade linda, charmosa, que nos conquistou à primeira vista.

Roteiro pelo centro de Portugal

Passeamos às margens do rio que corta a cidade, pelas suas estreitas, que com o entardecer, ganham mais charme.

Roteiro pelo centro de Portugal

Em Tomar fica o Convento de Cristo, um dos monumentos mais importantes de Portugal. Nos hospedamos no Thomar Boutique Hotel, um hotel lindo, confortável e no centro da cidade. Esse hotel tem um terraço com vista para o Convento de Cristo.

Leia nossa resenha sobre o Thomar Boutique Hotel

Nosso roteiro pelo centro de Portugal se encerrou em Tomar, mas ainda ficamos 2 dias e meio em Lisboa e foi sensacional. Visitamos restaurantes que estavam na nossa lista há tempos, acordamos cedo para tirar fotos da cidade vazia, comemos pastéis de nata e pasteis de bacalhau.

Roteiro pelo centro de Portugal

Conhecemos a Fundação Saramago, e gostei muito de saber um pouco mais sobre esse talentoso escritor português.

Roteiro pelo centro de Portugal

Para finalizar nosso roteiro pelo centro de Portugal, assistimos ao fado, acompanhados dos amigos Priscila e Rafael do Cultuga, site que sempre usamos como base das nossas pesquisas para montar nosso roteiro por Portugal.

Essa viagem por Portugal foi inesquecível, descobrimos lugares maravilhosos, uma natureza exuberante, paisagens incríveis e tudo isso nos deixou com um gostinho de quero mais. Esse foi nosso roteiro pelo centro de Portugal, mas ainda há muitas belezas para se descobrir no país.

Planejando sua viagem para Portugal? Tenho certeza de que esses posts irão te ajudar:

– Onde se hospedar em Lisboa – dicas das melhores localizações

– Onde ficar no Porto – dicas das melhores localizações

– Como aproveitar Portugal sem filas – dicas

– 10 pratos para provar em Portugal

– Bebidas para provar em Portugal

– Roteiro de 15 dias entre Lisboa e Porto

– Roteiro de 5 dias pelo centro de Portugal

– Todos os posts sobre Lisboa

– Todos os posts sobre Porto

– Como visitar o Mosteiro dos Jerónimos e evitar fila

Todos os posts das nossas experiências em Portugal

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply
    Destino Munique
    18 de abril de 2019 at 09:09

    Menina, vc é rápida 🙂
    Viagem fresquinha na nossa memória das fotos do Insta e já temos post lolol
    Adorei as dicas, ainda nao fomos na Serra da Estrela, só ficamos com o gostinho do queijo hehehe
    Bjos Camilian

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      18 de abril de 2019 at 11:17

      Ah Camilian, é a ansiedade de colocar essa viagem linda no ar!! hahahahahaha
      A Serra é maravilhosa, já queremos voltar para conhecer o que não deu tempo e a parte que estava fechada 🙂
      Bjos

  • Reply
    José A.Dota
    18 de abril de 2019 at 14:36

    Muito bom , como sempre viajo nas
    suas descrições com se estivesse presente
    ( sei lá acho que estou ) adoro viajar com vocês .
    Estou sempre a espera de novas viagens
    Amo vocês.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      18 de abril de 2019 at 15:58

      Nós que estamos a espera, para levar vocês para viajar!!
      Amo vocês também!!
      Bjos

  • Reply
    Inês
    27 de abril de 2019 at 20:34

    Muito lindo os lugares, na foto que tem a torre de uma igreja em Belmonte, lembra bem Minas Gerais, quero conhecer em breve

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      28 de abril de 2019 at 13:19

      Sim, os portugueses construíram as cidades de Minas Gerais muito parecidas com as que existiam em Portugal!!:)

  • Reply
    Sandra Barone
    30 de abril de 2019 at 11:45

    Nossa, quanta coisa legal você conseguiu fazer em tão pouco tempo. Adorei este roteiro! Fiquei 9 dias em portugal e não conheci um monte de coisas. Que país maravilhoso e surpreendente né? ótimas dicas!

  • Reply
    Cynara Vianna
    2 de maio de 2019 at 10:55

    Portugal é um país onde pretendo voltar e fazer uma road trip, quando fomos nos concentramos em Lisboa a arredores (Sintra, Cascais e Óbidos). Um roteiro de carro é a melhor forma de conhecer tantas cidades lindas. Adorei sua proposta.

  • Reply
    MICHELE
    2 de maio de 2019 at 15:24

    Eu amoo fazer viagens de carro e 5 dias por Portugal que sonhooo. Eu amei seu texto, suas fotos e o roteiroo ficou maravilhoso. Já salvei aqui, pois quero muito conhecer Portugal de carro.

  • Reply
    Marcela Marques
    2 de maio de 2019 at 15:55

    Que sonho de viagem! Só conheço Porto e Lisboa, sinto que preciso copiar esse seu roteiro imediatamente! Adorei as dicas.

  • Reply
    Angela C S Anna
    18 de maio de 2019 at 06:27

    que legal, portugal precisa ser explorado, eh um pais incrivel! infelizmente so tive 4 dias e fiquei mais na regiao da lisboa. gostei da ideia de conhecer mais!

  • Reply
    Francisca
    28 de setembro de 2019 at 08:51

    Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
    Saude cap

Leave a Reply