Belmonte Europa Portugal

Museu dos descobrimentos – um museu que conta um pouco sobre o descobrimento do Brasil

Visitamos o Museu dos descobrimentos durante nosso roteiro pelo centro de Portugal, onde conhecemos lugares incríveis e vilas encantadoras, como Belmonte, a vila portuguesa que abriga o museu. O Museu dos descobrimentos é um museu que tem uma proposta de contar um pouco sobre uma fase importante de Portugal, a fase das navegações. Um dos maiores feitos desse período foi o achamento do Brasil. Sim, eles usam a palavra achamento e não descobrimento, e concordo que é a palavra mais adequada.

Nesse museu é explanado um pouco sobre a história de quando Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal e acabou chegando ao Brasil. O museu é muito interativo, e diferentemente de algumas resenhas que li, não achei que eles mostram o Brasil de uma forma caricata. Analisamos que eles mostram o Brasil que eles encontraram na época, e não podemos esquecer que é a visão dos portugueses em relação a tudo que aconteceu e não a visão dos brasileiros.

O Museu dos descobrimentos é um centro de interpretação “à descoberta do novo mundo (DNM)”. Ele fica em Belmonte, uma vila portuguesa que é o local onde nasceu Pedro Álvares Cabral. Está localizado no Solar dos Cabrais, uma casa que pertenceu a família Cabral e fica na rua principal da vila.

Visita ao Museu dos descobrimentos em Belmonte

A visita começa contando um pouco sobre as navegações portuguesas, numa sala interativa.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte

Depois no que sugere ser uma embarcação, descobrimos como era a vida no mar, como viviam, e tudo que era levado dentro do barco.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte

Nessa parte, já se começa a falar especificamente sobre a expedição comandada por Pedro Álvares Cabral. Podemos descobrir um pouco mais sobre as pessoas que embarcaram nessa expedição.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte
Museu dos Descobrimentos em Portugal

Depois o museu nos mostra um pouco sobre a visão dos portugueses quando chegaram ao Brasil.

Índios brasileiros no Museu dos Descobrimentos em Belmonte, Portugal

Mostra também um pouco de como o Brasil se desenvolveu após o descobrimento, a ida de portugueses e outros europeus para o Brasil, com a promessa de uma vida melhor no novo mundo.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte

O museu é todo interativo, podemos mexer nas coisas, escutar sons, músicas, assistir vídeos e isso tudo torna o museu muito interessante.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte

Informações sobre o Museu dos Descobrimentos

O museu dos descobrimentos fica aberto de terça-feira a domingo. O horário varia de acordo com a época do ano, mas é importante salientar que ele fecha durante 1 hora e 30 minutos para almoço.

Durante o inverno, de 15 de setembro a 14 de abril, abre das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30.

Durante o verão, de 15 de abril a 14 de setembro, abre das 9:30 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas.

O valor da entrada custa 5 euros por pessoa.

Ficamos por volta de 1 hora e 30 minutos dentro do museu. Ele não é muito grande, mas por ser interativo, acaba demorando um pouco mais a visita. É um museu interessante para visitar se estiver passando para conhecer Belmonte, uma linda vila de Portugal.

Seguro Viagem Europa Seguros Promo

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply