Europa Piódão Portugal

O que fazer em Piódão, Portugal

Piódão faz parte das aldeias históricas de Portugal e a conhecemos durante nosso roteiro de carro pelo centro de Portugal. Depois de dirigirmos por uma serra estreita, cheia de curvas e com paisagens de cair o queixo, encontramos a aldeia de Piódão, incrustada na serra do Açor. A imagem da aldeia é impressionante. Quando a noite chega a luz amarela que ilumina as casas de xisto, renderam a Piódão o apelido de “Aldeia Presépio”, isso também acontece devido à disposição das suas casas, em formato de anfiteatro.

As casas da aldeia de Piódão são construídas com pedras de xisto, características da região. Encontramos também as mesmas pedras nos telhados e nas estreitas ruas da aldeia. Uma outra característica marcante são as janelas e portas pintadas de azul, que criam um contraste interessante com a cor escura da pedra de xisto. Dizem que as portas e janelas ganharam essa cor característica, pois a loja que vendia tinta na aldeia só possuía essa cor. De qualquer forma, a composição de cores fica linda.

No primeiro recenseamento populacional nacional feito em 1527, aparece que a aldeia possuía 2 moradores. Em 1855, Piódão passa a fazer parte do Concelho de Arganil, o qual pertence até hoje. A aldeia cresceu, mas não muito e é isso que traz mais charme ao lugar. Lá encontra-se pouco comércio, poucos restaurantes e poucas opções de hospedagem. Mas ao mesmo tempo, é ótimo andar pelas ruas de pedra e descobrir cantinhos lindos da aldeia. Devido a essa localização escondida de Piódão, se diz que um dos assassinos da D. Inês de Castro foi se esconder lá, e não foi capturado por D. Pedro I.

Seguro Viagem Europa

O que fazer em Piódão

Como a aldeia é pequena, não tem muitas coisas para fazer por lá, mas alguns pontos são interessantes de conhecer. A grande dica é você andar pelas ruas da aldeia, e fazendo isso, com certeza, encontrará os pontos que colocaremos aqui.

O primeiro ponto é a Igreja Matriz, toda branca com detalhes azuis, se destaca entre as construções de pedras de xisto. A igreja foi construída na segunda metade do século 18, mas foi entre os anos de 1898 e 1900, que a igreja foi reformada e ganhou a forma que possui hoje. A igreja consagrada a Nossa Senhora da Conceição fica no topo de uma escadaria também de pedras de xisto.

A capela de São Pedro também se destaca entre as casas de xisto, e possui uma imagem de São Pedro que data do século 16.

Se visitar Piódão durante a temporada de calor, vale a pena conhecer a praia fluvial de Piódão, onde poderá se refrescar nas águas e curtir as belezas naturais da aldeia.

Bem na entrada da cidade fica o Posto de Turismo, onde poderá também pegar informações sobre a aldeia e os diversos passeios que existem na região.

Como é uma pequena aldeia, temos a ideia de que é possível conhecê-la apenas em algumas horas, e é. Mas é a noite que Piódão ganha um ar ainda mais especial.

Onde comer em Piódão

Enquanto ficamos em Piódão, jantamos no restaurante O Fontinha. Aberto desde 1989, e remodelado em 2012, o restaurante serve comidas regionais. Comemos bucho de porco recheado e chanfana de carne de bode, acompanhados de um delicioso vinho local.

Onde ficar em Piódão

Existe um hotel bem grande em Piódão, que fica fora do centro da aldeia, o Inatel Piódão. De lá se tem uma linda vista da aldeia, mas queríamos mesmo ficar lá no meio, numa casa de xisto. Por isso, escolhemos a Casa da Padaria e acertamos na escolha. Chegamos na Casa da Padaria e fomos recebidos com muita simpatia, no quarto encontramos móveis antigos, mas muito confortáveis.

O banheiro tinha uma banheira, onde tomei um relaxante banho e repus minhas energias para continuar a viagem por Portugal.

A Casa da Padaria é bem localizada, apesar disso, não é possível chegar perto dela de carro. Os carros não são permitidos nas ruas de Piódão. Mas deixando o carro estacionado na entrada da cidade, é muito fácil e rápido de encontrar a Casa da Padaria. Ela fica a poucos metros do restaurante O Fontinha, que citamos acima.

No dia seguinte, fomos recebidos para o café da manhã calorosamente pela Dona Goreti, a dona da Casa da Padaria, que já está aberta há 20 anos.

Ela nos contou um pouco sobre o local, onde no passado, realmente funcionou uma padaria. Na mesma sala onde é servido o café da manhã, fica um forno, onde eram assados os pães, e no andar térreo, eles eram vendidos.

O café da manhã é delicioso e a conversa com a Dona Goreti mais ainda. Recomendamos muito a hospedagem na Casa da Padaria. Lá terão uma experiência inesquecível em Piódão.

Faça sua reserva na Casa da Padaria

Passe uma noite em Piódão, durma numa casa de xisto, mas com conforto, prove comidas típicas e passeio pelas ruas estreitas e sinuosas da aldeia de Piódão.

Conhecer a aldeia de Piódão foi uma grata surpresa. De lá seguimos para conhecer a Serra da Estrela. Coloque Piódão na sua lista e apaixone-se por esse pedacinho de Portugal.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Inês
    14 de maio de 2019 at 12:06

    Que lindo lugar

  • Reply
    VALERIA DOTA
    23 de junho de 2019 at 19:02

    Piodão,lugar mágico de dia e de noite, excelente dica da Aline, a Casa da Padaria é ótima pousada, com café da manhã melhor que muitos hotéis,aconchegante, e fomos muito bem recepcionados pela familia.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      27 de junho de 2019 at 06:16

      Fico muito feliz que tenham gostado!! Esse cantinho de Portugal é realmente lindo e a Casa da Padaria um lugar especial! 🙂

Leave a Reply