Europa Portugal Serra da Estrela

Serra da Estrela: 8 lugares para conhecer na serra de Portugal

O parque natural da Serra da Estrela, fica na região mais alta de Portugal. A região é muito procurada durante o inverno, pois neva e possui uma estação de esqui. Mas se você não vai para Portugal no inverno, mesmo assim vale a pena conhecer a serra, cheia de beleza natural. É a segunda montanha mais alta de Portugal, ficando atrás apenas da Montanha do Pico, nos Açores.

O queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido na região. O cão da Serra da Estrela também é algo bem tradicional da região. Os 2 estão ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa, que também é tradicional da região. O pastoreio é bem tradicional e existe há muitos anos. Para conhecer mais sobre a produção do queijo da Serra da Estrela, visitamos o Museu do queijo da Serra da Estrela, que fica em

A Serra da Estrela foi um dos primeiros parques oficiais de Portugal e possui uma área de aproximadamente 1.011 km², sendo assim, a maior área de preservação do país. Conhecemos a Serra da Estrela em abril, durante nosso roteiro pelo centro de Portugal. Incrivelmente nevou em abril, e apesar de lindo, isso atrapalhou nosso passeio, pois não conseguimos acessar alguns lugares da Serra da Estrela.

Com uma área tão grande, fica até difícil escolher os lugares para conhecer na Serra da Estrela. Mas fizemos uma lista com os 8 lugares que consideramos imperdíveis, de acordo com o que conseguimos visitar.

Seguro Viagem Europa

O que fazer na Serra da Estrela

Torre da Serra da Estrela

O ponto mais elevado da serra possui 1993 metros de altitude e recebeu o nome de Torre da Serra da Estrela. Esse foi um local que não conseguimos chegar, pois nevou muito e as estradas para lá foram fechadas.

Serra da Estrela

Esse é um dos lugares mais famosos da Serra da Estrela, e é aqui que fica a estação de esqui que funciona na temporada de inverno.

Praia Fluvial de Loriga

A praia fluvial de Loriga foi o primeiro lugar que paramos na Serra da Estrela, ela fica no Vale Glaciar de Loriga. Águas puras e cristalinas brotam de uma nascente na serra, a praia possui uma grande beleza natural e está rodeada de muito verde. Possui infraestrutura para turistas, como área de recreação para crianças e estacionamento.

O que fazer na Serra da Estrela

 A praia fluvial de Loriga é linda, e no verão deve ser uma delícia se refrescar por lá e curtir esse lugar lindo da Serra da Estrela.

Lugares para conhecer na Serra da Estrela

Sabugueiro

É uma aldeia, e se não prestar atenção, passará por ela sem perceber. Apesar de pequena, ela merece uma parada pois possui o título de aldeia mais alta de Portugal, com 1050 metros de altitude. É um dos melhores lugares para comprar o queijo da Serra da Estrela.

Sabugueiro Serra da Estrela

Foi lá que paramos e garantimos nosso queijinho. Também aproveitamos para almoçar presuntos e queijos acompanhados com um delicioso vinho português.

Vale do Rossim

O vale do Rossim está situado em Penhas Douradas, no coração da Serra da Estrela. Escolhemos parar nesse local, pois vi algumas fotos lindas da lagoa. O vale do Rossim fica a aproximadamente 1400 metros de altitude, e como estava nevando, quando nos aproximávamos da lagoa, o tempo piorou bastante.

Vale do Rossim Serra da Estrela

Mesmo com muita neve e neblina, deu para ver que o local é lindo e deve ser um ótimo destinos para curtir o verão.

Casa de Fraga

Perto do Vale do Rossim, cerca de 4 quilômetros, fica a Casa de Fraga, uma casa que tem história na Serra da Estrela.

Há alguns anos, estava-se à procura de locais com altas altitudes, que pudessem ajudar em tratamentos de saúde, assim como já estava sendo feito na Suíça, por exemplo. Então, o Dr. Sousa Martins, enviou para a região de Penhas Douradas na Serra da Estrela, um dos seus doentes, Alfredo César Henriques, que sofria de uma doença pulmonar. Ele construiu uma casa de pedra, acompanhando a paisagem natural local.

Alfredo permaneceu no local por 2 anos e apresentou melhoras significativas, o que estimulou a ida de outras pessoas para o local, que logo se tornou um local de recuperação para doentes pulmonares.

Serra da Estrela

Essa casa representa essa descoberta, e até hoje, algumas pessoas vão até lá para homenagear o Dr. Sousa Martins.

Serra da Estrela

Dentro da casa não há nada, mas pode-se entrar e sentir o ar fresco e puro do local.

Covão d’Ametade

O Covão d’Ametade é uma área arborizada linda, às margens do rio Zêzere. No dia que fomos estava frio e nevando, mas é um excelente local para curtir a natureza e até fazer um piquenique. Mesmo com frio, a paisagem é maravilhosa.

Covão d’Ametade Serra da Estrela

Se estiver passeando de carro pela Serra da Estrela, no Covão d’Ametade tem um estacionamento, onde poderá deixar o carro tranquilamente, enquanto curte o local.

Vale Glaciar do Zêzere

O Vale Glaciar do Zêzere é considerado o maior vale glaciar da Europa, com seus 13 quilômetros que vão desde o maciço central da serra até a vila de Manteigas. Esse vale glaciar serve de berço para o rio Zêzere. A melhor forma de ver o vale glaciar é de carro, pela estrada principal N388, que foi o que fizemos.

Serra da Estrela

Mas se tiver mais tempo, é possível também fazer uma trilha, que tem cerca de 17 quilômetros.

Mesmo passando por lá de carro, achamos uma estradinha e entramos. Conseguimos estacionar e apreciar uma linda paisagem.

Vale Glaciar Zêzere Serra da Estrela

Poço do Inferno

Próximo à Manteigas, é um poço resultante de uma queda d’água de aproximadamente 10 metros. Para chegar ao Poço do Inferno, é necessário sair da estrada principal (há placa) e seguir por uma estrada estreita, mas ao final se tem um lindo presente. Essa cachoeira de águas geladas, é realmente linda e vale passar por lá.

Quando paramos no Poço do Inferno, estava chovendo muito e nem isso atrapalhou a beleza do lugar.

Por ser um local muito grande e cheio de atrações, as vezes é bem difícil escolher o que fazer na Serra da Estrela. Nós ficamos muito felizes com os lugares que conhecemos, e levando em consideração o clima no dia da nossa visita, consideramos que conseguimos conhecer muitas coisas legais. Espero que nossa experiencia possa te ajudar a escolher os lugares para conhecer na Serra da Estrela e que você se encante com a serra, assim como nós.

Uma forma de encontrar hospedagem com boa localização e bons preços é reservando seu hotel com antecedência. Aqui no blog nós reservamos tudo pelo Booking.com e gostamos muito. O Booking.com oferece desconto para cliente Genius, que é um programa de fidelidade, cancelamento gratuito em alguns hotéis e sempre os melhores preços. Reservando seu hotel no Booking.com através do nosso link, você nos ajuda a sempre produzir conteúdos novos e de qualidade e não paga nada a mais por isso!

Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply