Europa Lisboa Portugal

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro de forma rápida e econômica

Chegando no aeroporto de Lisboa, é muito importante saber qual a melhor forma de ir para o centro da cidade, melhor ainda se for a forma mais econômica. Como em outros aeroportos do mundo, é possível sair de lá de táxi, mas essa acaba sendo a forma mais cara, principalmente se estiver sozinho.

Pela nossa experiência, a melhor forma de ir do aeroporto de Lisboa para o centro é de metrô. É uma forma rápida, econômica e muito fácil. Aqui explicaremos passa-a-passo como fazer para achar a estação, comprar seu ticket e chegar ao centro de Lisboa utilizando o metrô.

A primeira informação importante é que a estação do metrô fica no terminal 1 do aeroporto de Lisboa. Se você pousar no terminal 2, deve seguir as indicações que direcionam para o terminal 1 e pegar um ônibus que faz a ligação entre esses 2 terminais.

A entrada do metrô está identificada pela letra M em vermelho. Em Portugal, é metro, sem acento mesmo e fala-se algo como métro, com a silaba tônica na letra e. Descendo as escadas rolantes, procure as máquinas automáticas para comprar seu ticket.

Como comprar o ticket de metrô em Lisboa

É muito simples comprar seu ticket nas máquinas automáticas. Para usar o transporte público em Lisboa, é necessário comprar o cartão Viva Viagem. Esse cartão servirá para você colocar crédito e usar em todas as viagens. Ele é feito de papel e possui um chip dentro. Portanto, é importante que você o guarde com cuidado para não danificar o chip. O Viva Viagem é válido por 1 ano.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Chegando na máquina, seleciona-se a opção: “Não tem cartão recarregável / Aquisição de cartão”. Dessa forma, conseguirá comprar o cartão e já carregar para sua primeira viagem. Uma informação importante é que é necessário comprar 1 cartão por pessoa.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Selecione a quantidade de cartões. Se estiver com mais pessoas, é possível comprar mais de 1 cartão no mesmo momento, mas nunca esqueça de que é necessário 1 cartão por pessoa.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Depois de selecionar a quantidade de cartões, selecione a quantidade de viagens. No nosso caso, colocamos 1 viagem em cada cartão. Cada viagem custa 1,50 euros.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Compramos 2 cartões Viva Viagem e carregamos com 1 viagem em cada um. Pagamos um total de 4 euros. Dessa forma, pagando 2 euros por pessoa, conseguimos ir do aeroporto de Lisboa para o centro da cidade.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, Visa e Mastercard, e cartão de débito, Maestro e Visa. Lembre-se de liberar seus cartões para compras em Portugal antes da sua viagem. Pode-se pagar também com dinheiro em notas ou moedas. Atente-se apenas ao troco máximo disponível por máquina. Evite utilizar notas com valor alto.

Com seu cartão Viva Viagem carregado em mãos, dirija-se a catraca de entrada do metro, passe o cartão no leitor, e a catraca será liberada. Guarde seu cartão, pois precisará dele para liberar a catraca na saída da estação.

Como recarregar seu cartão Viva Viagem

Para recarregar selecione a opção “Tem cartão recarregável”.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Insira seu cartão Viva Viagem na parte de Carregamento. É necessário fazer cada cartão separadamente.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Na tela aparecerá seu saldo e a validade do cartão. Clique em “continuar operação”.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Selecione quantas viagens quer carregar no cartão. Se você for utilizar o transporte público diversas vezes no mesmo dia, analise se vale a pena carregar com o ticket diário. Ele custa 6,40 euros e é válido por 24 horas após a primeira validação.

ir do aeroporto de Lisboa para o centro

As formas de pagamento são as mesmas que já citamos acima.

Informações importantes

Cada viagem dentro de Lisboa custa 1,50 euros e a duração deve ser de até 3 horas. Mas é importante não sair da estação, não passar pela catraca.

O metrô de Lisboa é seguro, mas como em todas as grandes cidades, é necessário ter alguns cuidados com pertences e celulares. Não fique com o celular na mão próximo as portas, principalmente quando o metro estiver parado em alguma estação.

Pode-se andar com bagagem no metrô, mas deixe-os sempre perto de você.

As estações também possuem guichês de atendimento, se tiver alguma dúvida, poderá perguntar para os atendentes.

O seu cartão Viva Viagem é válido em diversos tipos de transporte em Lisboa, como no metrô, nos elétricos, ônibus e trens, como os que vão para Cascais.

O seguro-viagem é obrigatório em Portugal e leitores do blog tem desconto especial! Faça uma cotação na Seguros Promo. Use o cupom CONTANDODESTINOS e ganhe 5% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto.

Seguros Promo

Como ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Do aeroporto de Lisboa sai a linha vermelha do metrô. A estação aeroporto é a estação final da linha vermelha, portanto, para pegar o metrô para o centro, não tem erro pois, só tem uma direção.

As principais estações próximas ao centro de Lisboa são: Rossio, Baixa-Chiado e Terreiro do Paço. Mas as linhas de metrô alcançam muito bem a cidade toda.

Verifique no seu hotel qual é a estação de metrô mais próxima, olhe no mapa e veja o melhor trajeto para ser feito.

Clique na foto para ampliá-la (Foto: Metro Lisboa)

Como exemplo, vou explicar como chegar nas principais estações do centro. Para chegar na estação Rossio ou Baixa-Chiado, pegue o metrô (linha vermelha) no aeroporto até a estação Alameda. Depois pegue a linha verde sentido Cais do Sodré e desça na estação Rossio, ou na próxima que é a Baixa-Chiado.

A estação Rossio, faz ligação com a estação de trem, e é de lá que saem os trens para Sintra. Já a estação Baixa-Chiado fica no baixo Chiado, que é a parte alta de Lisboa.

Para chegar na estação Terreiro do Paço, faça exatamente o trajeto acima até a estação Baixa-Chiado. Depois pegar a linha azul sentido Santa Apolônia e andar uma estação, descer em terreiro do Paço.

Uma outra opção que tem menos baldeação, é pegar o metrô no aeroporto até a estação S. Sebastião, que é a estação final da linha vermelha. Depois pegar a linha azul sentido Santa Apolônia e descer na estação Terreiro do Paço.

A estação Terreiro do Paço é a que fica mais próximo da Praça do Comércio, bem no centro de Lisboa.

Você pode imprimir o mapa do metrô e levá-lo na sua viagem. Dessa forma, conseguirá se localizar e utilizar o transporte sem dificuldades.

Melhor forma de ir do aeroporto de Lisboa para o centro

Existe ainda a possibilidade de ir do aeroporto de Lisboa para o centro de Uber, que funciona muito bem em Lisboa e tem ótimos preços. Essa é uma boa opção principalmente, se estiver com mais pessoas, pois assim, podem dividir o valor da corrida. O Uber deve ser pedido pelo mesmo aplicativo que se usa no Brasil. Mas para evitar maiores problemas, deve-se dirigir até a área de embarque, para pedir seu Uber. É apenas nessa área que eles podem pegar passageiros.

Na nossa opinião, o metrô é, com certeza, a forma mais rápida e econômica de ir do aeroporto de Lisboa para o centro. Em 2 pessoas gastamos 7 euros na viagem de ida e volta entre o aeroporto e o centro. Cada parte do trajeto demorou cerca de 30 minutos.

Veja abaixo alguns ingressos que valem a pena comprar com antecedência:

Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário