Belmonte Europa Portugal

O que fazer em Belmonte, uma das aldeias históricas de Portugal

Belmonte é uma das 12 aldeias históricas de Portugal, durante nosso roteiro pelo centro de Portugal conhecemos uma outra aldeia histórica, que é Piódão, uma linda aldeia com as suas casas de xisto que é conhecida como aldeia presépio. Belmonte também é a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o navegador português que descobriu o Brasil.

A vila de Belmonte teve seu foral, que é uma espécie de constituição, em 1199. Ela foi instituída por D. Sancho e pelo Bispo de Coimbra, e assegurava o controle político da região pela coroa portuguesa. A administração militar de Belmonte foi entregue a família Cabral no século 14. Em 1466 a família se fixou definitivamente na vila, e foi nesse período que nasceu Pedro Álvares Cabral, vivendo seus primeiros anos no Castelo de Belmonte, que é uma das principais atrações da vila.

Apesar de ser pequena, Belmonte tem algumas atrações interessantes. Vamos citar agora algumas delas, para planejar o que fazer em Belmonte.

O que fazer em Belmonte

A aldeia é pequena, por isso é uma delícia passear pelas ruas e ruelas e descobrir cantinhos especiais. É interessante ver como os portugueses levaram para o Brasil a influência da arquitetura. Por vezes, quando estávamos andando por Belmonte, parecia que estávamos em alguma cidade de Minas Gerais.

O que fazer em Belmonte

Castelo de Belmonte

A construção do castelo se iniciou por volta do século 13. Em 1466, D. Afonso V doou o castelo a Fernão Cabral I, pai de Pedro Álvares Cabral, e o local se tornou a residência da família Cabral.

Atualmente, tem pouca parte do castelo original conservada, e ele tem funções turísticas e culturais. Uma parte da torre ainda está conservada e nela encontram-se objetos expostos. Quando visitamos tinha uma exposição especial, o Sr. Pedro nos explicou que aquele era o antigo foral de Belmonte.

O que fazer em Belmonte

Vendo toda a exposição que fica na torre, chega-se ao topo, de onde se tem uma linda vista da aldeia e da região.

O que fazer em Belmonte

No pátio do castelo foi construído um anfiteatro, onde se tem apresentações durante o verão.

O que fazer em Belmonte

A entrada para o Castelo de Belmonte custa apenas 2 euros por pessoa e fica aberto de terça-feira a domingo. Durante o inverno, de 15 de setembro a 14 de abril abre das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30. Durante o verão de 15 de abril a 14 de setembro, abre das 9:30 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas.

Permanece fechado às segundas-feiras, no dia 01 de janeiro, domingo de Páscoa, dia 1 de maio e dia 25 de dezembro.

Vai viajar para Portugal? Saiba que o seguro-viagem é obrigatório para entrar no país e pode ser pedido na imigração? Veja aqui as nossas dicas de como contratar um seguro de viagem com o melhor custo-benefício e viaje tranquilo.

Capelas de Santo Antônio e do Calvário

Essas capelas ficam bem perto da entrada para o Castelo de Belmonte. A capela de Santo Antônio data do século 15 e nela é possível observar um brasão com as armas das famílias Queiroz, Gouveia e Cabral. Já a Capela do Calvário data do século 19, e possui uma escada com 5 degraus a frente. Na porta encontram-se instrumentos da Paixão de Cristo, como a coroa de espinhos.

Capelas de Santo Antônio e do Calvário

Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

Acredita-se que essa igreja tenha sido construída ainda na primeira metade do século 13, pois foi mencionada em um documento de 1242. Ela é importante por 2 motivos, anexo a ela fica o Panteão dos Cabrais e a igreja fica em um dos caminhos portugueses de peregrinação a Compostela, um dos caminhos de Santiago.

O Panteão dos Cabrais foi edificado e anexado ao corpo da igreja no século 15. É lá que se encontra o túmulo de Pedro Álvares Cabral.

Panteão dos Cabrais

A entrada para a igreja custa 1 euro por pessoa e está aberta de terça-feira a domingo. Durante o inverno, de 15 de setembro a 14 de abril abre das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30. Durante o verão de 15 de abril a 14 de setembro, abre das 9:30 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas.

Museu dos descobrimentos

Visitar o Museu dos Descobrimentos é como voltar no tempo, fazendo uma viagem de mais de 500 anos. Conhecendo a jornada de Pedro Álvares Cabral desde que ele saiu de Portugal e acabou descobrindo o Brasil.

Museu dos Descobrimentos em Belmonte

Fiz um post sobre a nossa visita ao Museu dos Descobrimentos em Belmonte.

Museu judaico

Peças desde a Idade Média até o século 20 que foram utilizadas por judeus no cotidiano ou em práticas religiosas estão expostas nesse museu. É uma homenagem e uma forma de recordação para a comunidade judaica que, durante séculos, resistiu às ordens e decretos de expulsão ou conversão dos reis e ao olhar vigilante da Santa Inquisição.

A entrada para o Museu Judaico custa 4 euros por pessoa e está aberto de terça-feira a domingo. Durante o inverno, de 15 de setembro a 14 de abril abre das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30. Durante o verão de 15 de abril a 14 de setembro, abre das 9:30 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas.

Museu do azeite

O azeite é um dos deliciosos produtos produzidos em Portugal e em Belmonte existe um museu exclusivo para contar como é a produção.

O museu do azeite, que conta com 3 andares, mostra aos visitantes um pouco sobre as técnicas de produção do azeite e qual foi a importância desse produto na economia do país.

A entrada para o Museu do Azeite custa 1,50 euros por pessoa e está aberto de terça-feira a domingo. Durante o inverno, de 15 de setembro a 14 de abril abre das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30. Durante o verão de 15 de abril a 14 de setembro, abre das 9:30 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas.

Onde comer em Belmonte

Em Belmonte encontramos um pequeno restaurante que vale a pena indicar aqui, o nome é Farol da Esperança. Nesse restaurante tomamos um delicioso caldo verde e provamos um bacalhau a lagareiro que estava ótimo.

Restaurante Farol da Esperança em Belmonte

Endereço do restaurante: Rua dos Bombeiros Voluntários 5.

Conhecer Belmonte foi uma grata surpresa. Não tínhamos planejado muito o que fazer em Belmonte, mas conseguimos encontrar locais lindos e descobrir lugares charmosos na aldeia. Belmonte fica bem perto da Serra da Estrela, e vale a pena colocar esse lugar no seu roteiro.

Uma forma de encontrar hospedagem com boa localização e bons preços é reservando seu hotel com antecedência. Aqui no blog nós reservamos tudo pelo Booking.com e gostamos muito. O Booking.com oferece desconto para cliente Genius, que é um programa de fidelidade, cancelamento gratuito em alguns hotéis e sempre os melhores preços. Reservando seu hotel no Booking.com através do nosso link, você nos ajuda a sempre produzir conteúdos novos e de qualidade e não paga nada a mais por isso!

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply