Áustria Europa Viena

10 motivos para visitar Viena na Áustria

Viena é a capital da Áustria, uma cidade que respira cultura, arte e agito. Muito movimentada, moradores e turistas frequentam seus museus e os famosos cafés, onde encontram-se deliciosos doces, com destaque para a Sachertorte, uma torta especial de chocolate e geleia de damascos e o Apfelstrudel, um strudel de maçã, que é de origem austríaca.

Seus palácios e o centro histórico de Viena também encantam os turistas. A importante cidade foi capital do Império Austro-húngaro, um dos impérios mais importantes da Europa. O roteiro de 2 dias em Viena que fizemos não foi suficiente para conhecer toda a cidade, mas mesmo assim adoramos. Por isso, listamos 10 motivos para visitar Viena, para que você coloque esse destino na sua lista.

Planeje sua viagem ⇒ Saiba quais são as melhores regiões para se hospedar em Viena

 

10 motivos para visitar Viena

Centro histórico

O centro histórico de Viena era a residência da família Habsburgo. Tem prédios históricos lindos e é uma cidade que respira cultura, com seus diversos museus espalhados pela cidade.

Desde 2001, faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

 

Cafés e doces tradicionais

Viena é conhecida pelos seus cafés, onde muitas pessoas se encontravam para tomar seus cafés. Hoje ainda é assim, os locais ao frequentados por moradores e turistas.

São muitos cafés espalhados pela cidade, eles são tão importantes para as tradições locais que entraram para a lista de Patrimônio Cultural e Imaterial da UNESCO. Além disso, os cafés têm doces deliciosos. Você pode fazer desde refeições completas, como apenas tomar um café da tarde ou um café da manhã. Vale a pena conhecer os Cafés de Viena, em qualquer que seja o horário.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

Conhecemos 6 cafés tradicionais em Viena, e contamos tudo aqui no blog.

 

Naschmarkt

Em 1780, já funcionava um mercado no mesmo local. Lá era comercializado leite e seus derivados. Mais tarde, começou a ser comercializado também frutas e vegetais. Em 1905, o nome Naschmarkt se tornou oficial. Naschmarkt significa numa tradução livre, mercado de petiscos. Na década de 80, o mercado foi modernizado, mas muitos edifícios tradicionais foram mantidos.

No Naschmarkt são encontrados diversos produtos, frutas, temperos, ervas, legumes, verduras, chás, entre outras coisas. Lá também ficam pequenos restaurantes que servem comida local, lanches e cozinha internacional.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

 

Wiener Riesenrad

Inaugurada em 3 de julho de 1897, é a roda-gigante mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Fica no parque de diversões Prater, que possui também outros brinquedos. Da roda-gigante se tem uma bonita vista da cidade.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

Leia o post completo da Wiener Riesenrad – a famosa roda-gigante de Viena.

Compre seu ingresso antecipadamente:
41837: Get Your Guide

 

Dinastia Habsburgo

A família Habsburgo governou a Áustria e região por muitos anos. Seu reinado teve início em 1526, e terminou após a 1ª Guerra Mundial, em 1918. Entre os Habsburgo, está a Imperatriz Maria Leopoldina, que se casou com Dom Pedro I do Brasil e é mãe de Dom Pedro II. Também está a Imperatriz Sisi, que foi uma pessoa muito querida pelos austríacos, e se encontra referências a ela por toda a cidade.

DICA: Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para viajar para Viena? Se ainda não tem o seu, aproveite para fazer uma cotação agora e encontre os melhores preços. E com o intuito de te ajudar ainda mais, disponibilizamos o cupom CONTANDODESTINOS, que te dará 5% de desconto em qualquer plano escolhido.

 

Palácio Schönbrunn

Esse lindo palácio é a atração mais visitada de Viena. Construído entre 1638 e 1643, ganhou a forma que tem hoje apenas em 1743. O palácio em estilo barroco, foi a residência de verão da família imperial Habsburgo, que governou Viena por muitos anos. O palácio e seus jardins são tão lindos e importantes para a cidade, que entraram para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Pode-se visitar o palácio, e vale muito a pena, contamos como foi nossa visita nesse post: visitar o Palácio Schönbrunn em Viena.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

Compre seu ingresso antecipadamente:
100233: Get Your Guide

 

Personalidades famosas

Algumas pessoas famosas nasceram e/ou moraram em Viena. Entre elas podemos destacar Wolfgang Amadeus Mozart, que nasceu em Salzburg em 1756, mas mudou-se para Viena em 1781. Em Viena ele compôs muitas músicas e conquistou fama. Uma das casas que Mozart morou em Viena, hoje é um museu que conta um pouco a trajetória do compositor. Contamos como foi nossa visita no post: Visita a Mozarthaus.

Outra personalidade famosa que morou em Viena foi Sigmund Freud. Ele nasceu, em 1856, numa região que hoje pertence a República Tcheca, e mudou para Viena com 4 anos de idade. Morou a vida toda na cidade, até ser obrigado, pelos nazistas, a abandonar a cidade, mudando-se para Londres. A casa que Freud morou e atendeu seus pacientes, hoje está aberta ao público, com muitas informações sobre sua vida e alguns objetos da época. Gostamos muito de ter visitado esse museu, e contamos tudo no post: Visita ao Sigmund Freud Museum.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

Agora uma personalidade famosa que nasceu em Viena, e até hoje está presente na cidade, é o pintor Gustav Klimt. Falaremos dele no próximo ponto, que é mais um dos motivos para visitar Viena.

 

Gustav Klimt

O importante pintor simbolista nasceu em 1862, em Viena. Viveu na cidade que ainda hoje possui seu maior acervo. Existe um museu na cidade, o Klimt Museum, que conta um pouco da história do pintor. Mas se quiser ver uma das obras mais famosas de Klimt, ela fica no Palácio Belvedere, onde funciona um museu. Nesse museu se encontra o quadro “O beijo”. Visitamos o museu do Palácio Belvedere e conhecemos essa obra-prima de Klimt, a visita vale a pena. Veja no post Visitar o Palácio Belvedere.

motivos para visitar Viena motivos para visitar Viena

 

Museus

Além dos museus que já citamos acima, existem muitos outros museus em Viena. Então, se você gosta desse tipo de passeio, está na cidade certa.

Entre eles estão: Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum), Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum), Albertina (que tem quadros de Monet, Renoir, Cézanne, entre outros), o Museum Quartier (que tem 4 museus com muitas obras modernas). São muitas opções de museus para todos os gostos.

Compre seu ingresso antecipadamente:

Fronteira

A Áustria faz fronteira com 8 países: Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Suíça e Liechtenstein. Viena, que fica mais para leste do país, faz fronteira com a República Tcheca, Eslováquia e Hungria. É possível (e fácil) associar os 4 países numa mesma viagem. Antes de visitar Viena, conhecemos Budapeste, a capital da Hungria, e depois fomos de trem de Budapeste para Viena. Depois de conhecer Viena, foi a vez de Bratislava, capital da Eslováquia, e fizemos o trajeto de Viena para Bratislava de trem. Nós não colocamos Praga no roteiro, mas é possível também conhecer a capital a República Tcheca, e normalmente os turistas fazem esse trajeto de trem.

Budapeste Castelo de Bratislava

Esses foram os 10 motivos para visitar Viena que selecionamos, mas com certeza, quando você estiver passeando pela cidade e descobrindo seus encantos, encontrará muitos motivos mais.

Vale a pena comprar com antecedência:




Booking.com

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    passaporte no bolso
    25 de fevereiro de 2020 at 07:55

    Viena é realmente uma cidade fantástica, apenas acrescentaria uma atração especial: os Mercados de Natal!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      16 de março de 2020 at 16:51

      Claro! Imperdível para quem vai especificamente na época do Natal!

Leave a Reply