Europa Rússia São Petersburgo

10 Pontos Turísticos em São Petersburgo para conhecer

São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, ficando atrás apenas da capital do país, Moscou. É uma cidade relativamente nova, foi fundada em maio de 1703. O centro histórico de São Petersburgo é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990, e é um verdadeiro museu a céu aberto. A arquitetura da cidade é uma obra de arte.

Санкт-Петербу́рг é o nome de São Petersburgo em russo, mas a cidade já teve diversos nomes. Em 1914, seu nome mudou para Petrogrado e em 1924, mudou novamente para Leningrado. Esse nome ficou conhecido durante a 2ª Guerra Mundial, quando a cidade ficou cercada pelo exercito alemão. O cerco de Leningrado durou 900 dias, e a população sofreu muito com falta de comida e tudo que era necessário para subsistência, pois os alemães cercaram a cidade e ninguém conseguia sair nem entrar. A população ajudou a defender a cidade durante esse período, mas mesmo assim 1/3 da cidade foi destruída por bombardeios.

Com o fim da União Soviética, em 1991, a cidade voltou a ter seu nome original, São Petersburgo. A cidade está localizada ao longo do rio Neva e possui 342 pontes que ligam suas 42 ilhas. São inúmeras as atrações em São Petersburgo e ainda tem os passeio bate-volta a partir da cidade, que são imperdíveis. Mas para te ajudar a organizar seu roteiro pela cidade, vamos listar aqui os 10 Pontos Turísticos em São Petersburgo para conhecer e se apaixonar pela cidade.

Encontre os melhores hotéis em São Petersburgo, com os melhores preços

 

10 Pontos Turísticos em São Petersburgo para conhecer

Hermitage Museum

Um dos maiores museus de arte do mundo fica em São Petersburgo. O Hermitage abriu pela primeira vez ao público em 1852, e hoje abriga uma das maiores coleções de pinturas do mundo, incluindo pinturas espanholas, flamengas, holandesas, francesas, inglesas e alemãs.

O Hermitage fica no impressionante Palácio de Inverno. Esse palácio foi construído em 1754, e permaneceu como lar imperial até 1917.

Normalmente, a fila de entrada para o Hermitage é grande, por isso, para economizar seu tempo, recomendamos comprar o ingresso com antecedência.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Catedral do Sangue Derramado

O nome dessa catedral é originalmente Igreja da Ressureição de Cristo, e ela é um dos ícones de São Petersburgo. Mas é conhecida como Catedral do Sangue Derramado, pois foi nela que o Czar Alexandre II foi assassinado. Essa catedral demorou 24 anos para ser construída, isso devido aos seus detalhes. Hoje é um museu, que pode ser visitado. Cada detalhe interno e externo da catedral é incrível.

Logo que entramos parece que as paredes são cobertas de pinturas, mas chegando perto, podemos perceber que são mosaicos. A visita vale muito a pena.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Teatro Mariinsky

Esse teatro foi construído em 1859 e tem um papel importante no ballet da cidade. Até 1992, era conhecido como Academia Estatal Teatral de Ópera e Balé Kirov. Após 1992, passou a se chamar Teatro Mariinsky. A Academia Vaganova é a escola de ballet do teatro Mariinsky, e teve nomes importantes do ballet russo como: Anna Pavlova, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov.

Assistir um ballet nesse teatro faz parte de umas experiências imperdíveis em São Petersburgo.

 

Fortaleza de Pedro e Paulo

Localizada em uma das ilhas da cidade, essa fortaleza foi construída por determinação do Czar Pedro, o Grande, para defender a cidade de possíveis ataques das tropas suecas, que dominavam o mar Báltico na época. Foi nessa fortaleza que a cidade de São Petersburgo começou. Por isso, a data de construção da Fortaleza é considerada também a data de fundação da cidade.

Apesar de ser uma fortaleza, nunca foi usada para esse fim. Hoje, ela funciona como um museu e dentro dela encontramos diversos prédios, entre eles uma prisão, onde ficaram presos políticos importantes, como como o próprio filho do Czar Pedro e Fyodor Dostoevsky.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Catedral de São Isaac

A Catedral de São Isaac chama atenção com sua cúpula dourada. Demorou 40 anos para ser construída e seu interior hoje é um museu. É possível subir na sua torre, de onde se tem uma linda vista da cidade.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Catedral de Nossa Senhora de Cazã

A catedral de Nossa Senhora de Cazã é um templo ortodoxo que fica bem no centro de São Petersburgo, na Névski Prospekt, que é a avenida principal da cidade.

Foi construída entre 1801 e 1811 e tem esse nome pois abriga a imagem de Nossa Senhora que foi encontrada em Cazã. O prédio se passaria facilmente por museu, mas chama a atenção no meio da avenida movimentada e fica em frente ao Café Singer, um prédio onde funcionam uma livraria e no último andar, um café.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Passeio de barco

Como disse, a cidade possui 42 ilhas, portanto, passear de barco entre elas é um passeio imperdível. Pegamos um barco no Cais do Almirante, mas nesse dia estava ventando muito e o nível da água estava alto. Por isso, o barco não estava fazendo o trajeto completo.

De qualquer forma, é muito interessante ver os pontos turísticos da cidade de um outro ângulo.

 

Aurora Museum

Esse navio foi construído entre 1897 e 1900 e participou ativamente da guerra da Rússia contra o Japão. Depois em 1917, o Aurora disparou um tiro em direção ao Palácio de Inverno e esse ato foi o sinal para os trabalhadores rebeldes e soldados invadirem o palácio e tomarem o poder. Esse ato desencadeou a revolução que deu início a mais de 70 anos de liderança comunista no país. Hoje funciona como um museu.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Rostral Columns

São duas colunas que estão localizadas na ilha Vasilyevsky. Elas possuem nas suas bases figuras que representam quatro dos maiores rios da Rússia, entre outras figuras. Mas o ponto alto desse lugar é na verdade, a vista que ele tem. De lá podemos ver o Hermitage e a Fortaleza de Pedro e Paulo.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

 

Peterhof

Quando estiver em São Petersburgo, separe um dia para conhecer Peterhof. O lindo palácio que fica às margens do mar Báltico, foi construído entre 1714 e 1723.

O Peterhof é conhecido pela cascata com estátuas douradas, que é a principal atração do local. Em 1990, o palácio e seu parque, que é igualmente lindo, foram incluídos na lista de Patrimônio Cultural Intangível da UNESCO. E em 2008, foi reconhecido como uma das sete maravilhas da Rússia.

O palácio fica afastado do centro de São Petersburgo, mas é fácil de chegar utilizando o transporte público ou o hydrofoil, um barco rápido.

Pontos Turísticos em São Petersburgo

Esses foram os 10 Pontos Turísticos em São Petersburgo que todo turista tem que conhecer, principalmente se estiver pela primeira vez na cidade. E você, conhece algum desses Pontos Turísticos em São Petersburgo?




Booking.com

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Inês Dota
    4 de julho de 2018 at 11:11

    A arquitetura desse lugar é muito linda, gostaria de conhecer um dia

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      11 de julho de 2018 at 04:06

      São Petersburgo é uma cidade linda, um museu a céu aberto!! 🙂

Leave a Reply