Áustria Europa Viena

Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

A roda-gigante de Viena é um dos símbolos da cidade, e não era para menos, ela proporciona uma bonita vista e é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento, desde 1897. O nome em alemão, Wiener Riesenrad, nada mais é que roda-gigante de Viena (Wiener = de Viena + Riesenrad = roda-gigante).

Visitamos a Wiener Riesenrad durante os nossos 2 dias em Viena. Ela está localizada dentro do parque de diversões Prater, que além da famosa roda-gigante, possui outros brinquedos. O museu Madame Tussauds de Viena também fica nesse parque. Para chegar até o Prater é bem simples, ele está localizado no distrito 2, Leopoldstadt, e basta descer na estação Praterstein (com metrô ou elétrico) que você já verá o parque e sua roda-gigante.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Viena

 

Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

A região do parque de diversões Prater existe desde o século 15, e era uma região de caça usada pela nobreza. Em 1766, Kaiser Joseph II abriu esse parque para a população.

Em 1895, foi inaugurado o parque “Veneza em Viena”, que era uma reprodução da cidade italiana, com seus canais. Em 1896, o engenheiro inglês Walter B. Basset, sugeriu que fosse construída uma roda-gigante no parque.

Em 3 de julho de 1897, em comemoração aos 50 anos do reinado do imperador Franz Josef I, a Wiener Riesenrad foi inaugurada.

Durante a 1ª Guerra Mundial, foram suspensas as atividades da roda-gigante. Durante a 2ª Guerra Mundial, ela foi seriamente danificada. Um incêndio destruiu os 30 vagões da roda-gigante. Após a guerra, ela foi reconstruída e voltou a funcionar.

Antes do incêndio, a roda-gigante possuía 30 vagões. Atualmente possui 15 vagões.

roda-gigante de Viena

Leia também ⇒ 6 cafés tradicionais e famosos de Viena

 

Como é andar na Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

A roda-gigante fica bem na entrada do parque Prater, chegamos e já fomos direto. A entrada custa 10 euros por pessoa, mas como tínhamos o Vienna City Card, pagamos 9 euros. Passando a entrada, tem uma exposição com miniaturas que contam a história da roda-gigante.

Wiener Riesenrad roda-gigante de Viena

roda-gigante de Viena Wiener Riesenrad

Fomos próximo as 19 horas e quase não tinha fila. São várias pessoas por vagão, acredito que por isso a fila anda rápido. Entrando no vagão, se você ficar no lado direito, conseguirá ver a catedral de São Estevão. Mas durante o trajeto, você poderá mudar de lado quantas vezes quiser, o vagão é espaçoso e é tranquilo circular dentro dele.

roda-gigante de Viena roda-gigante de Viena

roda-gigante de Viena roda-gigante de Viena

A trajeto é lento e a roda-gigante atinge uma altura de 64,75 metros no seu ponto mais alto. Do alto se tem uma vista de todo o parque Prater e um pouco da cidade. Fomos no horário do pôr do sol, não achamos nada de espetacular, mas o dia estava um pouco nublado, pode ser que em dias mais ensolarados, o pôr do sol seja bonito.

roda-gigante de Viena

É possível reservar vagões especiais para jantares, festas e cafés da manhã. O preço é um pouco salgado, mas dependendo da ocasião, vale a pena.

Quando fomos estava acontecendo um jantar romântico. Achei tão lindo!

roda-gigante de Viena

Você pode confirmar os valores especiais no site oficial da Wiener Riesenrad.

 

Informações sobre a Wiener Riesenrad – a roda-gigante de Viena

Os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano. No verão, o tempo de funcionamento é maior, encerrando as 23:45. Já no inverno, é mais curto, encerrando as 19:45.

Aconselho que confirme os horários quando estiver planejando sua viagem, isso pode ser feito no site oficial da Wiener Riesenrad.

Valores:

Adultos – 10 euros

Adultos – 9 euros com Vienna City Card

Crianças de 3 a 14 anos – 4,50 euros

Crianças até 3 anos – grátis

Há também tickets combinados, como por exemplo, Wiener Riesenprater + Museu Madame Tussauds. Para maiores informações, acesse o site oficial.

 

Andar na Wiener Riesenrad, a roda-gigante de Viena, é uma atração imperdível na cidade. Não deixe de conhecer, de ver a cidade do alto na roda-gigante mais antiga do mundo e símbolo de Viena.




Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply