Áustria Europa Viena

Visita a Mozarthaus Vienna – o Museu do compositor Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg em 27 de janeiro de 1756. Mostrou suas habilidades com a música ainda na infância, com piano e violino, e começou a compor ainda com 5 anos de idade. Aos 6 anos, tocou para a família Habsburgo, no Palácio Schönbrunn em Viena. Em 1781, mudou-se para Viena, onde compôs muitas músicas, conquistou fama e reconhecimento, mas nem tanto estabilidade financeira. Mozart compôs em Viena algumas de suas óperas famosas, como: As bodas de Fígaro, Don Giovanni e A flauta mágica.

Mozart viveu seu melhores e mais produtivos anos em Viena, onde se casou, na Catedral de São Estevão, mesmo contra a vontade de seu pai, e teve 2 filhos, Franz Xaver e Carl Thomas. Em dezembro de 1791, com apenas 35 anos, Mozart faleceu. Por estar passando por problemas financeiros, foi enterrado no cemitério São Marcos, em Viena, numa vala comum, e até hoje, não se sabe ao certo a localização de onde ele foi enterrado.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre os melhores hotéis em Viena

 

Sobre o Mozarthaus Vienna

A casa onde ele viveu de 1784 a 1787, se transformou num museu, o Mozarthaus Vienna. Foi nessa casa que ele compôs As bodas de Fígaro. O museu é bastante informativo, contando a história de Mozart desde a infância e sempre relacionando sua vida com a situação social e política da época.

Mozarthaus Vienna

Todas essas informações são passadas ao visitante através do áudio-guia que se recebe e está incluído no valor da entrada. O áudio-guia está disponível em diversas línguas, incluindo inglês e espanhol, mas não tem em português.

O museu é dividido em 3 andares, que contam a vida do compositor. Infelizmente, não é possível tirar fotos dentro do museu. Em 1784, Mozart entrou para a maçonaria, e uma parte do museu mostra a ligação da maçonaria e de sua música. Lá relata-se que a ópera A flauta mágica está cheia de sinais maçônicos.

A visita é bastante interessante, principalmente se você for, assim como eu, amante da música clássica. Estar na casa que um dos ícones da música clássica viveu, é uma experiencia única. Mas não vá com muitas expectativas, não existem muitos objetos que pertenceram a ele, a casa ou coisas do tipo. É mais história de vida mesmo.

O museu tem uma ordem a ser visitada, do terceiro andar para baixo. No primeiro andar, é o local onde Mozart realmente morou. No último andar, ao final da visita, encontra-se uma lojinha com diversos produtos, desde lembrancinhas, até CDs e DVDs. Sai da lojinha apenas com cartões postais para minha coleção, confesso que achei tudo meio caro na lojinha do museu.

Roteiro de 2 dias em Viena

Leia também ⇒ Roteiro de 2 dias em Viena

 

Informações do Mozarthaus Vienna

Endereço: Domgasse 5

Fica a aproximadamente 350 metros da Catedral de São Estevão.

Estacoes de metrô mais próximas: Stephanplatz (linha 1) e Stubentor (linha 3)

Horário de funcionamento: diariamente das 10 às 19 horas. Última entrada as 18:30 horas.

Valor da entrada: 11 euros

Valor da entrada: 9 euros com o Vienna City Card

Entrada grátis com o Vienna Pass.




Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply