Bolonha Emilia Romagna Europa Itália

Roteiro de 1 dia em Bolonha, uma linda cidade da Itália

Bolonha é a capital da região da Emilia Romagna, localizada no centro norte da Itália. Uma cidade universitária, animada que respira arte, cultura e muita comida boa. Afinal, foi lá que surgiu o mundialmente famoso molho a bolonhesa. A região também é rica em queijo parmesão, o Parmeggiano Reggiano, presunto parma, azeite balsâmico e muitas outras delícias.

Cercada por construções de tons avermelhados, com arquitetura medieval, os destaques da cidade são os pórticos, que estão por toda a cidade. Isso facilita conhecer a cidade mesmo que o clima não ajude muito, mesmo que estiver chovendo, você estará protegido da chuva embaixo dos pórticos. O centro histórico de Bolonha é relativamente pequeno e pode ser explorado por completo a pé. Além disso, passear pelas ruas estreitas, cheia de lojas vendendo comidinhas, ser guiado pelos diversos cheiros deliciosos, é uma experiencia única e deve ser experimentada por todos os que visitam Bolonha. Separei uma lista com os pontos turísticos mais importantes de Bolonha para conhecer em 1 dia.

Roteiro de 1 dia em Bolonha

Via Dell’Indipendenza

É uma bela representante dos pórticos. Uma rua repleta de lojas deliciosa para começar a caminhada por Bolonha.

Bolonha

Piazza Nettuno

Nessa praça encontra-se a famosa fonte de Netuno, um dos símbolos de Bolonha. A estátua de bronze foi construída em 1566, e devido ao seu tamanho, também é conhecida como “Gigante”.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Piazza Maggiore de Bolonha

Bem ao lado da Piazza Nettuno, a Piazza Maggiore é a praça principal de Bolonha. Com 115 metros de comprimento e 62 metros de largura, ela está rodeada por construções medievais importantes para a cidade.

Basílica de San Petrônio

É a principal igreja de Bolonha. Bem na praça Maggiore, é considerada a 6 maior igreja da Europa.

A construção da Basílica iniciou-se em 1390, mas foi terminada muitos anos mais tarde. O resultado disso, é que podemos ver 2 estruturas diferentes na fachada da Basílica, a parte de baixo de mármore e a parte de cima de tijolinhos.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Palazzo del Podestà

É um palácio construído em 1200, com uma vista para o centro da Piazza Maggiore.

O Palazzo del Podestà juntamente com o Palazzo Re Enzo, construído entre 1244 e 1246, formam um grande complexo arquitetônico no centro de Bolonha. Entre os 2 palácios encontra-se o Voltone del Podestà, um arco sustentado nos cantos por 4 pilares.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Dica: um fato interessante no Voltone del Podestà é que se alguém sussurrar no pilar em um dos cantos, a pessoa que ficar no canto do lado oposto, escuta perfeitamente o que foi sussurrado. Eu testei e funcionou!!

Palazzo d’Accursio ou Palazzo Comunale

Esse prédio que também se encontra na Piazza Maggiore é, desde 1336 até atualmente, sede do governo. Acima do belo portal de entrada, encontra-se uma estátua de bronze do Papa Gregório XIII, que era bolonhês.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Torri degli Asinelli e Garisenda

Antigamente 200 Torres desenhava o horizonte de Bolonha, as torres Asinelli e Garisenda estão entre as poucas que sobreviveram. As duas Torres inclinadas da cidade tiveram sua construção iniciada no século XII e provavelmente substituíram Torres mais antigas.

Por questões de segurança, a torre Garisenda foi diminuída poucos anos após a sua construção, apresentando uma inclinação vertical de quase 3 metros.

Já a torre degli Asinelli, com 97 metros de altura, é a quarta mais alta da Itália e oferece lindas vistas para os visitantes.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Santo Estefano

Andando um pouco mais distante do centro, encontramos a Abadia de Santo Estefano (Abbazia di Santo Stefano). É formada por um conjunto de 4 igrejas medievais, que eram 7 originalmente. Numa praça central desse complexo, encontra-se o túmulo de São Petrônio, padroeiro da cidade.

É muito interessante a visita ao complexo, e de dentro de uma igreja, consegue-se acessar outra.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Esses são os principais pontos para se visitar no centro de Bolonha. Mas claro, que a cidade pede que os visitantes se percam pelas suas estreitas ruas, levados pelo cheiro de uma belíssima massa à bolonhesa.

Saiba onde comer em Bolonha

Uma região importante da cidade é o quadrilátero. A região ao lado da Piazza Maggiore é o coração comercial do centro da cidade antiga, e é repleta de restaurantes e lojas, com cheiro de queijos regados a bom vinho.
Afinal, o lugar onde nasceu o famoso molho à bolonhesa, que na cidade é conhecido como molho ao ragú, não poderia ter outro cheiro.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Um outro local cheiroso é o Mercato dele Erbe, um mercado que desde 1910 comercializa frutas, queijos, salames, presuntos, vinhos e muitas outras coisas deliciosas. Além disso, dentro do mercado se encontram alguns restaurantes onde pode-se apreciar uma bela comida.

Bolonha
roteiro de 1 dia em Bolonha
Fizemos muitas coisas legais na região da Emilia Romagna, se quiser ver todas as nossas aventuras por lá, clique aqui.
Aproveitem também para fazer um passeio e conhecer as iguarias da região:
Visita à fábrica de queijo parmesão e vinagre balsâmico

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Taís
    24 de março de 2017 at 14:02

    Hey, só pra avisar: Todas as fotos tem um selo escrito ALEMANHA, mas Bolonha fica na Itália 😉

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      24 de março de 2017 at 16:35

      hahahhahahahaha Com certeza eu sei que Bolonha fica na Itália, isso se comprova pelo título da matéria (você leu o título né?!), e eu realmente estive lá..na cidade de Bolonha na Itália.
      O selo se refere ao antigo nome do blog A Li na Alemanha e o Mundo, as fotos continuaram as mesmas, por isso o selo é o mesmo (se você aumentar as fotos, poderá ver melhor o selo, que representa o antigo nome e nao o país das fotos)
      Obrigada pelo toque, mas com certeza, eu sei para qual país eu viajei ahahhahhaaha

Leave a Reply