Bolonha Emilia Romagna Gastronomia Itália

Onde comer em Bolonha na Itália – dicas de restaurantes

Bolonha é uma cidade incrível, capital da Emilia Romagna, um estado da Itália. Além de suas atrações turísticas, história antiga, uma importante Universidade, Bolonha é um rico centro gastronômico. E não era para menos, a cidade é mãe do mundialmente famoso molho à bolonhesa, é vizinha do delicioso queijo parmesão (o verdadeiro e não o “tipo” parmesão) e também vizinha do peculiar azeite balsâmico. Preciso dizer mais alguma coisa para você entender que Bolonha é o lugar para se comer bem?

É essencial saber onde comer em Bolonha quando estiver visitando a cidade. Dessa forma, terá uma experiência deliciosa com a comida italiana. Claro que conhecer os pontos turísticos e toda a parte histórica é importante também, e para isso fizemos uma outra postagem contando quais são Os principais pontos turísticos para visitar em Bolonha. Quando estivemos na cidade, aproveitamos também para fazer alguns passeios bate-volta em cidades próximas, como uma visita em Modena, conhecer o Museu do Luciano Pavarotti, visitar o museu da Ferrari e o do Enzo Ferrari em Maranello, dar uma voltinha numa Ferrari, visitar fábricas de queijo parmesão e azeite balsâmico, a região é cheia de atrações! E por isso, comemos em poucos restaurantes em Bolonha. Mas mesmo assim, vou contar-lhes sobre as minhas experiencias gastronômicas positivas e negativas em Bolonha. Além da cidade linda e histórica, deliciosa para passear, comer em Bolonha é muito prazeroso.

 

Onde comer em Bolonha

Na primeira noite paramos num bar perto da Piazza Maggiore, chamado Zerocinquantino. Um lugar agradável que estava lotado, mas depois de poucos minutos conseguimos uma mesa. Pedimos uma tábua que frios, que vinha acompanhada de alguns pães, e que foi mais que suficiente para nós. Para acompanhar pedimos um vinho, da casa, claro! É uma ótima opção para quem quer petiscar, conversando com o amor ou com amigos e degustando um bom vinho.

Estava tão empolgada com a cidade, que não tirei fotos. Mas o lugar é muito agradável, numa rua cheia de vida e opções como essa para comer.

Restaurante Zerocinquantino

Endereço: Via Pescherie vecchie 3/e

Restaurante Donatello – Não gostei

Vi em alguns blogs (que infelizmente, não anotei) indicação para o restaurante Donatello, e lá fomos conhecer.

Esse é um dos restaurantes mais antigos da cidade, está em funcionamento desde 1903. Li que a comida e o atendimento eram ótimos.

Chegamos sem reserva e prontamente conseguimos uma mesa, apesar disso o atendimento não foi dos melhores.

Pedi uma massa e tiramissu de sobremesa. A comida estava ok, mas não acho que o preço, que é mais alto comparado a outros restaurantes, compense. Se mesmo assim você quiser provar, anota aí:

Onde Comer em Bolonha

Restaurante Donatello

Endereço: Via Augusto Righi, 8

Mercato delle Erbe

Mercato delle Erbe é estilo mercadão de São Paulo, esse lugar nos foi indicado por amigos. Amamos o local, cheio de barraquinhas com produtos típicos. Fomos para lá cedo (eram 18:30), e a praça de alimentação ainda não estava aberta.

Então, um italiano simpaticíssimo, nos indicou um restaurante que nunca acharíamos sozinhos. E vamos combinar? Esses sempre são os melhores!!

Endereço: Via Ugo Bassi, 25

  

Bocca Buona – o que mais gostei

Quando chegamos ao Bocca Buona, ele tinha acabado de abrir, então estava com muitas mesas livres. O garçom não falava inglês, mas nos atendeu tão bem e com tanta boa vontade, que não tivemos nenhum problema de comunicação (gosto tanto quando isso acontece).

Onde Comer em Bolonha

Eu pedi polentas fritas de entrada, e o Arthur pediu um prato com Presunto Parma, queijos e pêras com mel.

Onde Comer em Bolonha

 

Onde Comer em Bolonha

Esse foi o restaurante que escolhi para comer o famoso molho à bolonhesa, tradicional da cidade, mas que é conhecido lá como molho al ragu. Delicioso!! O melhor molho à bolonhesa que já comi, como era de se esperar.

O Arthur pediu também uma massa com Porcini.

Onde Comer em Bolonha

Não resistimos e dividimos um prato de carne com molho de cogumelos, que estava muito bom.

Onde Comer em Bolonha

Já não tinha mais espaço no estômago, mas o garçom nos convenceu que seria um sacrilégio sair sem uma sobremesa. Para os italianos é sagrado que se coma todos os pratos de uma refeição, isso inclui entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa.

Pedimos pêra cozida no vinho com sorvete. A ideia era pedir uma sobremesa e dividir, mas o garçom, que estava desde o início sendo simpático, quis nos agradar, e olha só:

Onde Comer em Bolonha

Sim, vieram 2 sobremesas em um prato só. Não teria jeito, sairíamos de lá rolando de qualquer jeito, então nos deliciamos com as suculentas pêras ao vinho.

Tudo isso foi acompanhado do vinho da casa, sempre!

Foi tudo muito perfeito, e para completar, ganhamos um cálice de limoncello no final da refeição (será que a essa altura ajudaria na digestão??rs).

E ainda tem outra parte boa, a conta!

Onde Comer em Bolonha
Talvez não seja uma parte tao boa rsrs, mas consideramos que pelo tanto que comemos não foi uma conta muito alta.
Esse é um restaurante que super recomendo!! E quando eu voltar a Bolonha, ele será o primeiro da minha lista!!

Anota aí:

Endereço: Via degli Usberti, 5

Espero que tenham deliciosas refeições em Bolonha!!
E se você ainda não tem planos de ir a Bolonha, que essas fotos te inspirem!!

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Estamos com uma PROMOÇÃO imperdível!! Clique aqui, utilize o cupom PASCOA e ganhe 15% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

19 Comentários

  • Reply
    Gisele Prosdocimi
    2 de fevereiro de 2016 at 14:12

    Já fiquei inspiradíssima mesmo nas primeiras fotos, quero muito conhecer a Bolonha, ainda mais agora com suas dicas incríveis. Minha família adora a parte dos bares e restaurantes quando viajamos. Uma festa todo dia. Beijos, excelente post e muito bem humorado. Cheguei a rir algumas vezes e isto é um diferencial em um post.

  • Reply
    Julia Igreja
    2 de fevereiro de 2016 at 14:12

    Ai ai ai! Preciiiso parar de ler essas coisas antes do almoço! Fiquei cheia de vontade de comer essa carne com molho de cogumelo – meu deus … kkkk Tudo parece delicioso! Adorei! E anotei as dicas 🙂 beijos

  • Reply
    Melissa Lima
    2 de fevereiro de 2016 at 14:12

    Eu não tive sorte, definitivamente, em Bolonha! Depois desse post então, tive certeza disso. Era um feriado e estava tudo fechado por lá, fomos num restaurante, não me lembro o nome, mas desses que recebem grupos de turismo, meio esquema bandejão mesmo. Fiquei com uma má impressão! Preciso voltar pra tirar a prova dos 7. 🙂

  • Reply
    UMA SENHORA VIAGEM
    2 de fevereiro de 2016 at 14:12

    Que delicia ! Deu água na boca ! É ótimo encontrar pessoas legais que indicam lugares que só os locais conhecem.

  • Reply
    Talita .
    2 de fevereiro de 2016 at 14:12

    Nossa, engordei um pouquinho só de ler o post! hahaha E fiquei morta de vontade deste sorvete com pêra e vinho! Huuummm!

  • Reply
    Nini Ferrari
    2 de fevereiro de 2016 at 14:12

    Quando fui para Bolonha não tive tanta sorte assim com minhas escolhas… da próxima vez irei levar todas as suas dicas anotadas!! =]

  • Reply
    Guaciara Rhein
    2 de fevereiro de 2016 at 16:28

    Gente, eu ia AMAR o presunto de parma com peras! Essa combinação é muito boa, aprendi ano passado apenas, quanto tempo perdido! Bjs!

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:36

    Aahh que pena!! Eu amei a culinária de Bolonha!! 🙂

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:37

    Engordo também, só de ver as fotos kkkkkkk
    Bjooo

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:37

    Nossa é a melhor coisa, a viagem fica mais especial!! Bjooo

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:38

    Volte!! Eu tive somente boas experiencias por lá!! Bjooo

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:38

    Julia, essa carne estava MARA kkkkkk
    Bjooo

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:43

    Gisele foi muito verdade, voltei mesmo rolando da viagem kkkkkk
    Vá para Bolonha, toda a região (Parma, Modena…) é uma delicia!!
    Quando for me avisa, que te dou todas as dicas!! Bjooo

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:43

    Você ainda aprendeu antes de mim rsrs
    É maravilhoso né?!!
    Bjooo

  • Reply
    Carla Araujo Wanderley
    2 de fevereiro de 2016 at 16:46

    Ai que delícia!!!! Sou louca pra conhecer a Itália e fazer um tour gastronômico!! Babei no molho a bolonhesa, que deve ser o verdadeiro molho!!!

  • Reply
    A Li na Alemanha
    2 de fevereiro de 2016 at 16:47

    Vá pra essa região Carla, você não irá se arrepender!! Apesar de que sempre tive ótimas experiencias gastronômicas na Itália!! Bjooo

  • Reply
    Nathalia Depolo
    3 de fevereiro de 2016 at 06:23

    Ah Itália… <3
    Até salivei! hahaha

  • Reply
    Stephanie
    28 de janeiro de 2018 at 19:10

    Segui a dica do restaurante Bocca Buona e fiquei no desejo desse melhor bolognesa da vida….. decepção, nada demais, a massa estava grudenta e o molho meio sem sabor de nada!!! Ainda em busca da batida perceita (leia-se bolognesa original, tradicional e meraviglioso)

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      29 de janeiro de 2018 at 06:16

      Que pena Stephanie!
      No dia que fomos, foi realmente o melhor que comi, tradicional e original, o melhor da vida, mas da minha vida. Aliás, todos os pratos que provamos estavam ótimos. Mas não consigo garantir que você, ou qualquer outra pessoa, também tenha a mesma experiência. Afinal, cada um tem seu paladar, suas preferências pessoais e seus sabores preferidos.
      Eu paguei tudo que consumi, não ganhei nada do restaurante para fazer “propaganda” 😉
      Espero que encontre o seu bolognesa perfeito.
      Obrigada pela visita.

    Deixe um comentário