Bolonha Emilia Romagna Europa Itália

Roteiro de 1 dia em Bolonha, uma linda cidade da Itália

Bolonha é a capital da região da Emilia Romagna, localizada no centro norte da Itália. Uma cidade universitária, animada que respira arte, cultura e muita comida boa. Afinal, foi lá que surgiu o mundialmente famoso molho a bolonhesa. A região também é rica em queijo parmesão, o Parmeggiano Reggiano, presunto parma, azeite balsâmico e muitas outras delícias.

Cercada por construções de tons avermelhados, com arquitetura medieval, os destaques da cidade são os pórticos, que estão por toda a cidade. Isso facilita conhecer a cidade mesmo que o clima não ajude muito, mesmo que estiver chovendo, você estará protegido da chuva embaixo dos pórticos. O centro histórico de Bolonha é relativamente pequeno e pode ser explorado por completo a pé. Além disso, passear pelas ruas estreitas, cheia de lojas vendendo comidinhas, ser guiado pelos diversos cheiros deliciosos, é uma experiencia única e deve ser experimentada por todos os que visitam Bolonha. Separei uma lista com os pontos turísticos mais importantes de Bolonha para conhecer em 1 dia.

Roteiro de 1 dia em Bolonha

Via Dell’Indipendenza

É uma bela representante dos pórticos. Uma rua repleta de lojas deliciosa para começar a caminhada por Bolonha.

Bolonha

Piazza Nettuno

Nessa praça encontra-se a famosa fonte de Netuno, um dos símbolos de Bolonha. A estátua de bronze foi construída em 1566, e devido ao seu tamanho, também é conhecida como “Gigante”.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Piazza Maggiore de Bolonha

Bem ao lado da Piazza Nettuno, a Piazza Maggiore é a praça principal de Bolonha. Com 115 metros de comprimento e 62 metros de largura, ela está rodeada por construções medievais importantes para a cidade.

Basílica de San Petrônio

É a principal igreja de Bolonha. Bem na praça Maggiore, é considerada a 6 maior igreja da Europa.

A construção da Basílica iniciou-se em 1390, mas foi terminada muitos anos mais tarde. O resultado disso, é que podemos ver 2 estruturas diferentes na fachada da Basílica, a parte de baixo de mármore e a parte de cima de tijolinhos.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Palazzo del Podestà

É um palácio construído em 1200, com uma vista para o centro da Piazza Maggiore.

O Palazzo del Podestà juntamente com o Palazzo Re Enzo, construído entre 1244 e 1246, formam um grande complexo arquitetônico no centro de Bolonha. Entre os 2 palácios encontra-se o Voltone del Podestà, um arco sustentado nos cantos por 4 pilares.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Dica: um fato interessante no Voltone del Podestà é que se alguém sussurrar no pilar em um dos cantos, a pessoa que ficar no canto do lado oposto, escuta perfeitamente o que foi sussurrado. Eu testei e funcionou!!

Palazzo d’Accursio ou Palazzo Comunale

Esse prédio que também se encontra na Piazza Maggiore é, desde 1336 até atualmente, sede do governo. Acima do belo portal de entrada, encontra-se uma estátua de bronze do Papa Gregório XIII, que era bolonhês.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Torri degli Asinelli e Garisenda

Antigamente 200 Torres desenhava o horizonte de Bolonha, as torres Asinelli e Garisenda estão entre as poucas que sobreviveram. As duas Torres inclinadas da cidade tiveram sua construção iniciada no século XII e provavelmente substituíram Torres mais antigas.

Por questões de segurança, a torre Garisenda foi diminuída poucos anos após a sua construção, apresentando uma inclinação vertical de quase 3 metros.

Já a torre degli Asinelli, com 97 metros de altura, é a quarta mais alta da Itália e oferece lindas vistas para os visitantes.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Santo Estefano

Andando um pouco mais distante do centro, encontramos a Abadia de Santo Estefano (Abbazia di Santo Stefano). É formada por um conjunto de 4 igrejas medievais, que eram 7 originalmente. Numa praça central desse complexo, encontra-se o túmulo de São Petrônio, padroeiro da cidade.

É muito interessante a visita ao complexo, e de dentro de uma igreja, consegue-se acessar outra.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Esses são os principais pontos para se visitar no centro de Bolonha. Mas claro, que a cidade pede que os visitantes se percam pelas suas estreitas ruas, levados pelo cheiro de uma belíssima massa à bolonhesa.

Saiba onde comer em Bolonha

Uma região importante da cidade é o quadrilátero. A região ao lado da Piazza Maggiore é o coração comercial do centro da cidade antiga, e é repleta de restaurantes e lojas, com cheiro de queijos regados a bom vinho.
Afinal, o lugar onde nasceu o famoso molho à bolonhesa, que na cidade é conhecido como molho ao ragú, não poderia ter outro cheiro.

roteiro de 1 dia em Bolonha

Um outro local cheiroso é o Mercato dele Erbe, um mercado que desde 1910 comercializa frutas, queijos, salames, presuntos, vinhos e muitas outras coisas deliciosas. Além disso, dentro do mercado se encontram alguns restaurantes onde pode-se apreciar uma bela comida.

Bolonha
roteiro de 1 dia em Bolonha
Fizemos muitas coisas legais na região da Emilia Romagna, se quiser ver todas as nossas aventuras por lá, clique aqui.
Aproveitem também para fazer um passeio e conhecer as iguarias da região:
Visita à fábrica de queijo parmesão e vinagre balsâmico

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Estamos com uma PROMOÇÃO imperdível!! Clique aqui, utilize o cupom PASCOA e ganhe 15% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply
    Taís
    24 de março de 2017 at 14:02

    Hey, só pra avisar: Todas as fotos tem um selo escrito ALEMANHA, mas Bolonha fica na Itália 😉

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      24 de março de 2017 at 16:35

      hahahhahahahaha Com certeza eu sei que Bolonha fica na Itália, isso se comprova pelo título da matéria (você leu o título né?!), e eu realmente estive lá..na cidade de Bolonha na Itália.
      O selo se refere ao antigo nome do blog A Li na Alemanha e o Mundo, as fotos continuaram as mesmas, por isso o selo é o mesmo (se você aumentar as fotos, poderá ver melhor o selo, que representa o antigo nome e nao o país das fotos)
      Obrigada pelo toque, mas com certeza, eu sei para qual país eu viajei ahahhahhaaha

    Deixe um comentário