Escócia Europa Inglaterra

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Conhecer a Inglaterra além de Londres sempre foi um sonho nosso. Esse sonho se intensificou depois que assistimos a série The Last Kingdom, que conta a história do guerreiro Uhtred e é ambientada na Inglaterra do ano de 872. Os locais que aparecem na série são da região norte da Inglaterra, e durante a elaboração do nosso roteiro pela Inglaterra, aproveitamos para acrescentar outros lugares, e ainda nos inspiramos em outras séries e filmes, como Outlander, Reign e até Harry Potter.

Durante nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia foram 10 dias viajando pelas estradas, conhecendo castelos, monumentos históricos, cidades medievais, o litoral da Inglaterra, lugares incríveis. Para facilitar nosso deslocamento e também aproveitar mais, podendo conhecer mais de um lugar no mesmo dia, alugamos um carro por todo o período.

Com esse roteiro, conseguimos conhecer alguns lugares do norte da Inglaterra e as 2 principais cidades do sul da Escócia. Com certeza, é um roteiro surpreendente com lindas paisagens e muita cultura.

Informações importantes para planejar seu roteiro pela Inglaterra e Escócia

Visto e imigração

Uma coisa muito importante é saber que todos passam pela imigração. Brasileiros não precisam de visto para entrar no Reino Unido, mas é necessário ter alguns pré-requisitos, como cartão de crédito, comprovante de voo de volta, comprovante de reserva dos hotéis e falar o mínimo de inglês, pois serão feitas perguntas para passar pela imigração. Também é sempre importante ter um seguro-viagem.

Informações locais

Outra informação essencial para planejar seu roteiro pela Inglaterra e Escócia é saber a voltagem e o tipo de tomada. A voltagem é 220, portanto, procure levar apenas aparelhos bivolts ou com a voltagem certa.  A tomada é a tipo G, que tem como característica 3 retângulos que formam um desenho de um triângulo. Dependendo do hotel, eles fornecem ou alugam adaptadores. Mas é sempre bom já garantir pelo menos um.

O inglês britânico tem sotaque muito forte, e no início pode ser difícil de entender. Mas isso não impede a comunicação.

A moeda utilizada na Inglaterra e Escócia, assim como em todo o Reino Unido, é a libra esterlina ou pound, em inglês. As melhores conversões que encontramos foram nos postos de correio, Post Office, e essa cotação muda diariamente.

Alugar carro na Inglaterra

Para alugar um carro, a locadora pode pedir a PID, permissão internacional para dirigir, que deve ser emitida no Brasil e só é válida juntamente com a carteira original brasileira. Também é necessário lembrar que dirigirá na mão inglesa, o volante fica do lado direito do carro. Dirigir do lado contrário do que os brasileiros estão acostumados, necessita de atenção dobrada.

As estradas da Inglaterra e Escócia são ótimas para dirigir. Uma outra dica é alterar seu GPS (ou o que estiver utilizando para se locomover) para a unidade de milhas, que é a usada no Reino Unido. Dessa forma, conseguirá seguir de forma correta o limite de velocidade. As estradas não têm pedágios.

Internet

Uma outra coisa essencial para nós é ter internet desde a nossa chegada no novo país. Isso facilita se precisarmos pedir um taxi ou Uber, ou até mesmo para nos locomover, utilizando mapas, como o Google Maps. Para isso utilizamos nessa viagem o chip do Viaje Conectado, que funcionou perfeitamente bem e não nos deixou sem internet em nenhum momento.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia: quais cidades visitar e quanto tempo ficar em cada cidade?

Nós escolhemos conhecer mais as cidades do norte da Inglaterra e encaixamos mais algumas cidades que já queríamos conhecer a tempos. Na Inglaterra fizemos base nas seguintes cidades: Manchester, Liverpool, York, Newcastle upon Tyne. A partir delas, fizemos também alguns passeios bate-volta que conto mais no final com o roteiro mais detalhado. Para todas as cidades, consideramos passar 1 dia nelas e achamos suficiente. Mas Liverpool 2 dias ideal para visitar alguns museus.

Na Escócia conhecemos Edimburgo e Glasgow. Em Glasgow ficamos apenas um dia e foi suficiente para nós, mas não visitamos nenhum museu. Já em Edimburgo, ficamos 2 dias inteiros e consideramos que mais 2 dias é o ideal para conhecer bem os pontos turísticos da cidade.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia: custos

O Reino Unido é relativamente caro em relação a outros países da Europa, tanto na alimentação como na hospedagem.

Para a alimentação, tanto na Inglaterra como na Escócia, é possível achar pratos entre 8 a 18 libras. Pratos com carne, como Steak, já são mais caros, variando entre 25 e 35 libras.

As deliciosas cervejas inglesas custam entre 4 e 6 libras por uma pint, que tem 500 ml de cerveja.

Para hospedagem, na Inglaterra é possível achar hotéis entre 60 e 100 libras por noite para 2 pessoas. Em Edimburgo, a hospedagem no centro tem valores mais altos, ficando entre 120 e 150 libras uma noite num hotel para 2 pessoas. Se quiser economizar na hospedagem, uma opção é ficar fora do centro histórico (Old Town), assim é possível encontrar hospedagem entre 50 e 100 libras por noite para 2 pessoas.

Alugamos um carro para todo o período, retiramos e devolvemos no aeroporto de Manchester. O valor do aluguel foi de aproximadamente 28 libras por dia, com seguro completo.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Para o nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia escolhemos viajar de carro. Dessa forma, conseguimos aproveitar mais cada lugar e ainda curtir as paisagens da estrada.

Inglaterra

Dia 1 – Manchester

Começamos nosso roteiro por Manchester. Passamos algumas horas apenas na cidade, mas já deu para sentir o clima animado e alternativo num sábado a tarde. A maravilhosa biblioteca John Rylands nos salvou da chuva e nos mostrou um lugar incrível, cheios de livros antigos.

Veja como foi nosso passeio por Manchester

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Dia 2 – Liverpool

Começamos o dia visitando o estádio do Liverpool, o famoso Anfield, e aproveitamos para saber um pouco mais sobre a história do time visitando o Museu do Liverpool. Não conseguimos entrar no estádio, pois estava fechado, sendo preparado para um evento, mas mesmo assim, valeu a visita.

Depois foi o momento de escutar muita música boa e muito rock em Liverpool. Além da música, a cidade dos Beatles, tem lugares lindos. O antigo porto Albert Dock é Patrimonio Mundial da UNESCO desde 2004 e ainda abriga o The Beatles Museum, que conta a história do Fab4 desde o início da banda.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Dia 3 – Scarborough Castle e Robin Hood’s Bay

Estavamos hospedados em York e de lá fizemos passeios bate-volta para o Castelo de Scarborough e sua animada cidade litorânea.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja nosso post sobre o Castelo de Scarborough

Também conhecemos a Robin Hood’s Bay, que parece uma cidade cenográfica.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja nosso post sobre Robin Hood’s Bay

Dia 4 – York

Conhecemos a cidade medieval de York, que ainda tem uma boa parte da sua muralha medieval preservada. Visitamos o Museu da Ferrovia, que além de ter coisas muito interessantes expostas, é gratuito.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Dia 5 – Durham e Newcastle upon Tyne

Passamos por Durham para conhecer sua enorme e imponente Catedral e seu castelo, onde hoje, funciona a Universidade de Durham. Esses dois monumentos são Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1986.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Curtimos um maravilhoso pôr do sol às margens do rio Tyne em Newcastle upon Tyne, apreciando uma deliciosa cerveja artesanal e admirando sua linda ponte.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja o nosso roteiro completo por Newcastle

Dia 6 – Muralhas de Adriano

Percorremos boa parte do trajeto da Muralha de Adriano, uma muralha construída pelo imperador romano Adriano entre os anos de 122 e 126. Foi incrível ver a paisagem e ver pedras que formam pedaços de muro construídos há mais de 1900 anos.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Na volta ainda conseguimos curtir mais um pouco e conhecer o centro histórico de Newcastle.

Dia 7 – Castelo Alnwick e Castelo de Bamburgh

Visitamos o castelo Alnwick e descobrimos que apesar do exterior medieval, possui um dos interiores mais luxuosos que já vimos em castelos. Lá procuramos (e achamos!) o lugar exato onde aconteceu a primeira aula de voo de vassoura do bruxinho Harry Potter.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja como foi nossa visita ao Castelo Alnwick

Encerramos nosso roteiro pela Inglaterra conhecendo o Castelo de Bamburgh, onde na série The Last Kingdom, é o local de nascimento de Uhtred. Além disso, esse castelo é impressionante visto a partir da praia.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja nosso post sobre o Castelo de Bamburgh

Escócia

Dia 8 – Castelo Linlithgow e Glasgow

Conhecemos o castelo Linlithgow, que foi o local de nascimento da Rainha Mary Stuart, que foi rainha da Escócia. Nesse castelo também foram gravadas cenas da série Outlander.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Andamos por Glasgow e apreciamos os lindos grafites espalhados pela cidade.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Dia 09 e Dia 10 – Edimburgo

Conhecemos a capital da Escócia, Edimburgo, em dois dias e foi pouco. Uma cidade linda e fotogênica, cheia de vida e de turistas. Mesmo cheia de turistas, não perdeu o encanto para nós, acordamos cedo, pegamos a cidade vazia e foi incrível.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Visitamos o imponente Castelo de Edimburgo, o Palácio de Holyrood e fizemos um passeio de ônibus hop on hop off para conhecer os lugares mais distantes da cidade.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja nosso post sobre o Palácio de Holyrood

Conhecemos mais sobre a produção de whisky escocês, encontramos mais bares com cervejas deliciosas.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Veja como foi o passeio no Scotch Whisky Experience em Edimburgo

Procuramos lugares que inspiraram J. K. Rowling a escrever a série de livros Harry Potter, e muito mais coisas legais.

Roteiro pela Inglaterra e Escócia

Conclusão sobre o nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia

Conhecemos lugares que sonhamos, que estavam na nossa lista há tempos. Visitamos locais históricos, castelos espetaculares e a Inglaterra nos surpreendeu demais.

Já a Escócia e sua capital Edimburgo, entrou para o nosso coração! Que lugar especial! Aproveitamos muito cada momento por lá, fosse tomando cerveja local ou degustando whisky escocês, andando pelas ruas históricas e apreciando seus prédios antigos. Com certeza, é uma cidade que vale a pena ser conhecida.

Nosso roteiro pela Inglaterra e Escócia é uma viagem para guardar para sempre.

Sabia que o seguro-viagem é obrigatório em muitos países da Europa? O blog Contando Destinos tem parceria com a Seguros-Promo, que sempre oferece os melhores planos com os melhores preços. Para leitores do blog, oferecemos vantagens!! Utilizando o cupom CONTANDODESTINOS você recebe um desconto de 5% na escolha de qualquer plano. Quer mais desconto? Opte pelo pagamento em boleto e receba MAIS 5% de desconto. Ainda tem dúvidas? Veja nosso post com dicas de como conseguir o seguro-viagem com o melhor custo-benefício.

Seguros Promo

Uma forma de encontrar hospedagem com boa localização e bons preços é reservando seu hotel com antecedência. Aqui no blog nós reservamos tudo pelo Booking.com e gostamos muito. O Booking.com oferece desconto para cliente Genius, que é um programa de fidelidade, cancelamento gratuito em alguns hotéis e sempre os melhores preços. Reservando seu hotel no Booking.com através do nosso link, você nos ajuda a sempre produzir conteúdos novos e de qualidade e não paga nada a mais por isso!

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply
    Inês
    3 de julho de 2019 at 23:19

    Tudo muito lindo, que viagem maravilhosa parabéns

  • Deixe um comentário