Escócia Europa Glasgow

O que visitar em Glasgow, na Escócia – 7 pontos turísticos de Glasgow

Glasgow fica na Escócia, é a maior cidade do país e a terceira cidade mais populosa do Reino Unido, atrás apenas da capital Londres e de Birmingham. A cidade começou a se formar no século VI e aumentou depois com o estabelecimento da Universidade. Atualmente, a cidade também é famosa pelos seus grafites, que estão espalhados pela cidade.

Durante nosso roteiro de 15 dias pela Inglaterra e Escócia, visitamos Glasgow depois de conhecer o Linlithgow Palace, o castelo onde nasceu a Rainha Mary da Escócia.Tivemos apenas algumas horas na cidade, por isso, escolhemos alguns pontos turísticos de Glasgow e evitamos os museus. Dessa forma, conseguimos aproveitar mais a cidade e seu clima animado.

Se você tiver pouco tempo para conhecer Glasgow, não desista, vá e aproveite. Para te ajudar, vamos compartilhar nosso roteiro de 1 dia em Glasgow, para você não perder de interessante.

Se pretende ficar mais tempo, encontre aqui os melhores hotéis em Glasgow com os melhores preços

O que visitar em Glasgow

Catedral de Glasgow

Começamos nosso passeio pela linda catedral de Glasgow, que foi construída entre os séculos XIII e XV e é um exemplo da arquitetura gótica escocesa. A catedral é dedicada à São Mungo, que foi o fundador e é o padroeiro de Glasgow. A igreja foi construída no local onde ele foi enterrado em 612 d. C.. Mungo foi o primeiro bispo do antigo reino britânico de Strathclyde, que ia do norte até Cumbria, no sul. A igreja era um grande centro de peregrinação cristã até a Reforma Escocesa.

A cripta que fica dentro da catedral abriga os restos mortais de São Mungo e foi construída em meados do ano 1200.

Catedral de Glasgow na Escócia

Necrópole de Glasgow

Atrás da Catedral de Glasgow fica a necrópole, uma atração bastante visitada. Apesar de ser um cemitério, o lugar é visitado pois, do seu topo, se tem lindas vistas da cidade, onde pode-se ver o contraste entre a arquitetura antiga e nova de Glasgow.

A Catedral e Necrópole de Glasgow ficam a aproximadamente 10 minutos a pé do dentro da cidade. Parece longe, mas não é. Principalmente, porque no caminho podemos apreciar os lindos grafites de Glasgow, como por exemplo, o famoso e lindo grafite de São Mungo. Nesse grafite podemos ver um São Mungo moderno e passarinhos, que faz referência à lenda do passarinho que nunca voou, quando São Mungo ressuscitou um passarinho.

Grafite de São Mungo em Glasgow, na Escócia

Para encontrar esse grafite basta sair da catedral e seguir a High Street, a rua principal de Glasgow, sentido centro da cidade.

George Square e City Chambers

A George Square é a praça principal de Glasgow e onde fica mais uma atração, a City Chambers, um dos edifícios mais emblemáticos e imponentes da cidade. Foi inaugurado em 1888, pela Rainha Victoria e há mais de 100 anos é sede dos conselhos municipais. É possível fazer um passeio guiado e gratuito na City Chambers, eles acontecem duas vezes ao dia, às 10:30 e às 14:30. Os ingressos podem ser obtidos no próprio City Chambers, 30 minutos antes do início de cada tour. Importante ressaltar que os ingressos são distribuídos por ordem de chegada e podem se esgotar sem aviso prévio. Outra informação importante é que o tour é realizado apenas durante o expediente, e não estão disponíveis aos finais de semana e feriados. Cada tour dura cerca de 45 minutos.

City Chambers em Glasgow, na Escócia

Merchant City

Esse é um dos bairros mais antigos de Glasgow, que remonta a década de 1750, quando era o lar de armazéns dos ricos comerciantes de tabaco e algodão. Dois séculos depois, a Merchant City voltou a vida como um bairro cultural e animado, repleto de bares, restaurantes, boutiques e galerias.

Aproveite o desconto no seguro-viagem para a Europa!

O seguro-viagem é obrigatório em muitos países da Europa e leitores do blog tem desconto especial! Faça uma cotação na Seguros Promo. Use o cupom CONTANDODESTINOS e ganhe 5% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto.

Seguros Promo

Buchanan Street

Essa é a principal rua de pedestres da cidade. Ótima para um passeio ou para compras, possui as melhores lojas e sempre está repleta de pessoas animadas.

Buchanan Street, principal rua de Glasgow, na Escócia

The Lighthouse

Também passamos para conhecer o The Lighthouse, que é o Centro de Design e Arquitetura da Escócia e fica no antigo prédio do Glasgow Herald. O edifício foi a primeira comissão pública na qual Charles Rennie Mackintosh trabalhou, quando era desenhista do escritório de arquitetura Honeyman e Keppie. Atualmente, o The Lighthouse promove o design e a arquitetura através de um programa variado de exposições e eventos.

Visitamos o The Lighthouse pois do topo dele, se tem uma boa vista de Glasgow.

vista do The Lighthouse em Glasgow, na Escócia

Esse edifício fica numa travessa da Buchanan Street, pertinho da estação central de trem.

Grafites de Glasgow

Os grafites de Glasgow são uma atração à parte e estão espalhados pela cidade. Percorremos parte do percurso dos grafites, e contamos tudo num post exclusivo sobre os Grafites de Glasgow.

Um dos grafites de Glasgow, na Escócia

Museus de Glasgow

Se tiver mais tempo em Glasgow, vale a pena visitar alguns museus. Entre eles podemos destacar o Riverside Museum e a GoMA, Galeria de Arte Moderna.

O primeiro abriga mais de 3000 objetos que detalham o passado de Glasgow, desde seus dias como potência marítima até a vida cotidiana do início e meados do século XX. Já o GoMA é a galeria de arte moderna mais visitada da Escócia.

Outras formas de conhecer Glasgow

Uma outra boa maneira de conhecer Glasgow é fazendo um passeio guiado pela cidade. O passeio é todo feito em inglês e dura cerca de 2 horas e 30 minutos. Atente-se para estar usando um sapato confortável durante o passeio, pois ele é feito todo a pé.

Se você optar por não caminhar muito, ou se o clima não estiver agradável para um passeio a pé, uma outra forma de conhecer a cidade é com o ônibus de turismo Hop On Hop Off. Esse ônibus faz diversas paradas durante o trajeto, e você poderá descer em qual desejar e depois subir no próximo ônibus. Você pode optar pelo ticket de 1 ou de 2 dias. Os ônibus passam numa frequência de 15 minutos e o trajeto todo dura cerca de 80 minutos, isso se não descer do ônibus. Durante o trajeto de ônibus, está disponível um tipo de áudio-guia, disponível em 8 línguas, que você poderá escutar com fones de ouvido, que são distribuídos no ônibus.

Se quiser ainda conhecer um pouco mais da Escócia, existem excursões de 1 dia partindo de Glasgow. Separamos uma excursão que dura cerca de 12 horas, e vai até as Terras Altas (Highlands) da Escócia, passando por lugares lindos, como o Lago Ness.

Como podem perceber, são muitos motivos para visitar a cidade. Agora vocês já têm uma lista dos principais pontos turísticos de Glasgow para conhecer num roteiro de 1 dia ou estender um pouco o passeio. Aproveitem Glasgow!

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply