Europa Inglaterra Robin Hood’s Bay

Robin Hood’s Bay – uma linda vila de pescadores no norte da Inglaterra

Durante o nosso roteiro pelo norte da Inglaterra, conhecemos o Scarborough Castle, que fica a aproximadamente 68 quilômetros de York. Saindo da cidade de Scarborough, fomos até a pequena vila de pescadores chamada Robin Hood’s Bay. Fomos por curiosidade pelo nome, queríamos descobrir se ele tinha algo a ver com o famoso ladrão que roubava dos ricos para das aos pobres, e também porque lemos que a vila tinha lindas vistas do litoral.

Se está planejando conhecer Robin Hood’s Bay, é importante dizer que é um destino ideal para passagem e no máximo passar uma noite por lá. Isso porque, apesar de muito charmosa, é uma vila pequena, e não tem muitas coisas para fazer por lá. Em contrapartida, é uma vila do litoral que pode proporcionar muito contato com a natureza. Portanto, só planeje mais tempo na vila se quiser descansar e ficar passeando por lá.

Origem do nome Robin Hood’s Bay

A origem do nome é um mistério, pois não existem evidências nem indícios de que Robin Hood esteve no local. Acredita-se que o nome da vila está ligado a lendas e histórias populares.

Há uma lenda que dizia que um antigo espírito de floresta se chamava Robin Hood.

História de Robin Hood’s Bay

A primeira referencia a vila de Robin Hood’s Bay foi feita em 1322, com uma carta escrita por Louis Conde de Flandres para o rei Eduardo III, pedindo o retorno do seu navio que foi levado para Robin Hood’s Bay pela Inglaterra. Esse fato é sempre relacionado a primeira referência à pirataria na Baia.

Por volta de 1540, a vila já possuía cerca de 50 casas, o que era um grande assentamento para a época. Por esse motiva, especula-se que a vila teve sua origem por volta do século 15.

Um fato interessante e curioso é que, no século 18, Robin Hood’s Bay era a comunidade de contrabando mais movimentada da costa de Yorkshire. O isolamento natural da vila e o fato dela ser cercada por pântanos em três lados, ajudou a desenvolver essa atividade, que na época, era mais lucrativa que a pesca.

Os principais produtos contrabandeados eram chá, rum, gin, tabaco e seda. Uma lenda ainda diz que era possível levar esses produtos de casa em casa através de tuneis subterrâneos, até sair da vila. Aconteceram muitas batalhas entre os contrabandistas e os cobradores de impostos. As mulheres da vila eram conhecidas por jogarem água fervente nos cobradores de impostos, através das janelas das casas que ficavam nos becos estreitos.

ruelas em Robin Hood’s Bay

Apesar dessa atividade lucrativa, a pesca foi voltando pouco a pouco a ser praticada na vila e atingiu seu apogeu em meados do século 19. A partir dessa época, começou a atrais visitantes e assim permanece até hoje.

Robin Hood’s Bay na Inglaterra

Está procurando seguro-viagem para ir para a Inglaterra?
Veja as nossas dicas de como conseguir um seguro-viagem mais barato

O que fazer em Robin Hood’s Bay

Estacionamos o carro na parte alta da vila, pois não é possível chegar embaixo de carro. Bem perto do estacionamento, fica um painel e um centro de informações ao turista. Esse estacionamento funciona com parquímetro. Saindo dele, basta seguir a rua principal, descendo, que chegará no centro da vila. Quando começamos a descer, descobrimos um outro estacionamento ainda mais perto. Os dois estacionamentos estão sinalizados na foto abaixo.

Robin Hood’s Bay

Fomos andando e entrando em cada viela. Como a vila é pequena, não tem um roteiro a seguir, basta ir se “perdendo” nas ruelas e descobrindo cantinhos charmosos.

Robin Hood’s Bay na Inglaterra

Já chegando na parte baixa da vila, verá um prédio escrito “The Bay Hotel”, bem ao lado fica a passagem para o mar. Não tem praia, apenas um píer de onde saem os barquinhos de pescadores.

Robin Hood’s Bay England

Andamos mais um pouco na parte baixa da vila e paramos para tomar um delicioso sorvete de caramelo, numa loja antiga e muito charmosa.

Sorveteria em Robin Hood’s Bay

Como disse anteriormente, Robin Hood’s Bay é um destino de passagem, mas não deixa de ser um lindo e agradável destino na Inglaterra.

Uma forma de encontrar hospedagem com boa localização e bons preços é reservando seu hotel com antecedência. Aqui no blog nós reservamos tudo pelo Booking.com e gostamos muito. O Booking.com oferece desconto para cliente Genius, que é um programa de fidelidade, cancelamento gratuito em alguns hotéis e sempre os melhores preços. Reservando seu hotel no Booking.com através do nosso link, você nos ajuda a sempre produzir conteúdos novos e de qualidade e não paga nada a mais por isso!

Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply