Europa Lisboa Museu Portugal

Visitar a Fundação José Saramago em Lisboa

Desde a minha primeira visita a Portugal, a Fundação José Saramago estava na minha lista. Consegui visitar dessa última vez, quando passamos alguns dias em Lisboa, depois do nosso roteiro de carro pela região central de Portugal. A fundação possui uma exposição com livros, manuscritos, agenda pessoal, fotos, vídeos e alguns objetos do escritor português José Saramago. Além disso, tem um espaço para exposições, recitais, conferências, cursos, e qualquer evento que esteja relacionado com a cultura.

A Fundação José Saramago fica na Casa dos Bicos, que também é uma atração em Lisboa. No andar térreo da casa, encontra-se um museu arqueológico, com estruturas e objetos importantes que remontam a primeira ocupação do local. Essa exposição arqueológica também pode ser visitada.

Na frente da casa dos Bicos, está a oliveira que foi levada de Azinhaga, cidade Natal de José Saramago, para Lisboa. Foi aos pés dessa oliveira que foram depositadas as cinzas de José Saramago, no dia 18 de junho de 2011, um ano após a sua morte.

Fundação José Saramago
Seguro Viagem Europa

A Casa dos Bicos

Essa casa tem uma importância histórica para Lisboa, portanto, é interessante saber um pouco mais sobre ela também. A Casa dos Bicos foi construída em 1523, por Brás de Albuquerque, filho do vice-rei da Índia. Brás de Albuquerque, após retornar de uma viagem a Itália, usou como modelo o Palácio dos Diamantes, em Ferrara, para construir a casa dos Bicos.

Seu primeiro proprietário gostaria que a casa tivesse o mesmo nome do palácio italiano, mas uma grande parte da população achava que a casa se parecia mais com bicos de pedra do que com diamantes. E assim, o nome popular pegou e permanece até hoje.

Ao longo dos anos, a Casa dos Bicos teve diversas funções, públicas e privadas, e chegou a ser um armazém de bacalhau. Hoje, a casa pertence ao município e abriga, desde 2012, a sede da Fundação José Saramago.

Fundação José Saramago

Visitar a Fundação José Saramago

José Saramago foi um escrito português que nasceu em 1922, numa vila chamada Azinhaga. Durante sua vida, escreveu obras reconhecidas, entre elas, Ensaio sobre a cegueira, que também ganhou uma versão cinematográfica. Em 1995, ganhou o Prêmio Camões, um prêmio instituído pelos governos de Portugal e do Brasil, que é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Em 1998, Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

Na Fundação José Saramago visitamos a sala de exposição “A semente e os frutos”, onde encontramos muitos livros de Saramago traduzidos em diversas línguas.

Fundação José Saramago

Na exposição estão alguns manuscritos de Saramago, como o caderno onde ele fez anotações que deram origem ao livro “Viagem a Portugal”.

Fundação José Saramago

Também estão alguns objetos de Saramago, como folhas de sua agenda pessoal.

Fundação José Saramago

Lá também podemos ver um vídeo com o discurso feito por Saramago quando ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Também está exposta a medalha que ele recebeu.

Fundação José Saramago

Vimos também diversas fotos de Saramago com o escritor brasileiro Jorge Amado.

Fundação José Saramago
a esqueerda vemos Saramago com Gabriel Garcia Marques e a direita com um grupo e entre eles está Jorge Amado

A exposição é pequena, mas muito interessante. Ver os manuscritos, objetos pessoais, correções de Saramago nos seus textos, foi incrível para mim.

Fundação José Saramago

Ela acaba com uma reprodução do escritório de Saramago, com a máquina de datilografia, óculos e caneta originais usados pelo escritor.

Fundação José Saramago

Encerramos nossa visita passando na loja da Fundação José Saramago, onde são vendidos diversos objetos. Comprei um livro da edição que gosto muito. Todos os livros compramos na loja são carimbados, para guardar que você os comprou na Fundação José Saramago.

Fundação José Saramago

Veja como você pode aproveitar Lisboa e Sintra sem fila

Nossas dicas das melhores localizações para se hospedar em Lisboa

Informações sobre a Fundação José Saramago

A Fundação José Saramago está localizada no centro de Lisboa, bem perto da praça do Comércio. O endereço é Rua dos Bacalhoeiros, 10.

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado das 10 às 18 horas, sendo a última entrada às 17:30.

O valor da entrada é de 3 euros por pessoa. Se você já visitou a Casa Fernando Pessoa, apresentando o ingresso, pagará apenas 1 euro. As duas visitas devem ser feitas num intervalo máximo de 10 dias.

Gostamos muito da visita a Fundação José Saramago. É uma visita rápida e enriquecedora. Com certeza, uma visita que vale a pena para quem se interessa por literatura, uma das coisas para fazer em Lisboa.

Site oficial: https://www.josesaramago.org/

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply