Europa Lisboa Museu Portugal

Museu da Cerveja em Lisboa, Portugal

Há aproximadamente 6 mil anos a cerveja começou a ser produzida. Em Portugal, ela chegou através das mãos dos romanos, e até hoje é uma bebida bastante consumida no país. A cerveja portuguesa nos surpreendeu. Leve e saborosa, achamos que combina bastante com o clima de Portugal, principalmente no período que conhecemos a cidade, no verão.

Na praça principal de Lisboa, a Praça do Comércio, fica o primeiro Museu da Cerveja de Portugal. Esse museu retrata a produção de cerveja no país, juntamente com as cervejas dos países de Língua Oficial Portuguesa. O museu fica no primeiro andar e no térreo encontra-se a cervejaria onde é possível degustar as cervejas, comer petiscos ou refeições completas.

Chegamos numa tarde de muito calor em Lisboa, e fomos direto ao museu, para fugir do sol e para tomar uma cervejinha gelada. O museu estava vazio e foi bem tranquila a entrada e a visita. A entrada inclui uma degustação, que você recebe logo no início. Portanto, faz a visita já degustando uma cerveja.

Ainda não reservou seu hotel? Encontre os melhores hotéis em Lisboa

Seguro Viagem Europa

Como é a visita ao Museu da Cerveja em Lisboa

A visita começa contando sobre o início do consumo da cerveja no país, no século 15 e 16. Conta um pouco sobre a reação dos produtores de vinho no século 17, quando a cerveja começou a ganhar força.

Na primeira metade do século 19, começaram a surgir as primeiras cervejarias em Portugal. Algumas delas foram importantes como a Fábrica de Cerveja Trindade e a Companhia Portugália, e o museu narra um pouco sobre suas histórias.

Estão expostos canecas e copos antigos, e também garrafas que foram utilizadas com o passar dos anos.

Museu da Cerveja
Museu da Cerveja

Outra parte do museu conta um pouco da história da cerveja em países de língua oficial portuguesa. Isso inclui o Brasil. A cerveja chegou ao Brasil junto com a família real portuguesa.

Museu da Cerveja
Museu da Cerveja
Museu da Cerveja
Museu da Cerveja

O final da visita remonta o ambiente de um mosteiro, dos séculos 16 e 17, quando as cervejas eram produzidas artesanalmente.

Museu da Cerveja
Museu da Cerveja

A visita é rápida e interessante. Além disso, na cervejaria que fica no térreo é servido um delicioso pastel de bacalhau (que conhecemos como bolinho) com queijo da Serra. Então, se tiver um tempinho em Lisboa e pretende provar o bolinho de bacalhau, aproveite para fazer a visita.

A entrada do museu custa 5 euros e dá direito a uma degustação, então, já vale a pena.

No final da visita, aproveitamos para provar o bolinho de bacalhau com queijo da Serra e tomar mais uma cerveja.

Museu da Cerveja
Museu da Cerveja

O bolinho de bacalhau de lá é famoso, mas não foi o meu preferido. Achei que com o queijo ele fica um pouco forte para o meu paladar.

Comi outro bolinho de bacalhau em Lisboa durante o Taste Tour que fizemos e era delicioso!

A cervejaria também disponibiliza cervejas dos países de Língua Oficial Portuguesa. Tem Brahma, do Brasil, mas achei bem cara e preferimos (por valor e sabor) uma cerveja local.

Veja todos os nossos passeios por Lisboa

Informações sobre o Museu da Cerveja

Endereço: Terreiro do Paço – Ala Nascente Nº 62 a 65 (fica do lado direito da praça quando estamos de costas para o Rio Tejo).

Horário do Museu da Cerveja: das 12 às 22 horas

Horário da Cervejaria: das 12 às 24 horas

Valor da entrada para o museu – 5 euros. A visita é gratuita para menores de 16 anos.

Site oficial do Museu da Cerveja em Lisboa


You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Inês
    28 de abril de 2019 at 10:35

    Interessante o copo de cerveja parece a ponta da garrafa, muito criativo.

Leave a Reply