Castelo Europa Lisboa Parceria Portugal

Castelo de São Jorge em Lisboa, Portugal

Uma das atrações turísticas de Lisboa é o Castelo de São Jorge. No alto da colina, esse castelo todo de pedra chama a atenção, e é, na minha opinião, um lugar imperdível na cidade. Além de muitos anos de história, castelo proporciona uma linda vista de Lisboa, do rio Tejo, da Ponte 25 de abril, e ainda tem um pôr do sol maravilhoso.

Visitamos o Castelo de São Jorge numa segunda-feira pela manhã. A Suzana, que nos recebeu e nos guiou pelo castelo, nos contou que os dias mais cheios são aos finais de semana e às segundas-feiras, pois, enquanto muitos museus estão fechados, o Castelo abre normalmente. Portanto, se quiser fazer uma visita mais tranquila, vá em outros dias. Quanto ao melhor horário para visitar, é relativo. Sempre nos primeiros horários a tendência é estar mais vazio, mas em compensação, se for no final da tarde, terá a oportunidade de ver o pôr do sol.

Está procurando hotéis em Lisboa? Preparamos um post com as melhores localizações para se hospedar em Lisboa!

Um pouco sobre a história do Castelo de São Jorge

Alguns objetos encontrados em escavações feitas no castelo, sugerem que já havia vida no local por volta do século 7 a.C.

O castelo construído pelos muçulmanos em meados do século 11, tinha a função de defesa. As fortificações foram construídas para proteger quem morasse dentro da cidadela. Após o cerco aos muçulmanos, que aconteceu em 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, tomou o castelo. Até o século 16, os edifícios da época islâmica do castelo foram ampliados para receber o rei e a corte.

Com a integração de Portugal na coroa da Espanha, em 1580, o castelo adquiriu funções militares. Entre 1938 e 1940, o castelo passou por um grande restauro, e muitas das construções antigas foram resgatadas. Em 1941, foi aberto ao público.

Há cerca de 20 anos, começaram em algumas partes do castelo, investigações arqueológicas que constataram a povoação do local e comprovaram o alto valor histórico do Castelo de São Jorge. Tudo isso pode ser visto no Museu Arqueológico e no Sítio Arqueológico que ficam dentro do castelo.

Seguro Viagem Europa

O que ver e como é a visita ao Castelo de São Jorge

Para começar, separe no mínimo meio dia para a sua visita. Passeie pelo castelo sem pressa, descobrindo cada cantinho.

Aproveite para comprar seu ingresso antecipadamente e evitar filas. Dessa forma, você economizará tempo e poderá aproveitá-lo dentro do castelo.

Se você não planejou com antecedência sua visita olhando os horários do tour no site oficial do Castelo, não tem problema. Logo na entrada do lado direito, depois que passar a catraca, fica um painel com todas as visitas guiadas disponíveis no castelo. Seu ingresso de dá direito a faze-las, e com certeza, elas trarão informações especiais à sua visita.

Castelo de São Jorge

Andando pelo castelo, você verá a fortificação. Essa parte não tinha função de residência, apenas de armazenamento de munição e proteção. Nessa parte ficam as torres do castelo.

Já a parte do antigo paço real, que é onde se encontram hoje o café e o restaurante do castelo, era onde ficava a antiga residência real.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

A câmara obscura é imperdível. Mesmo que a fila esteja grande, se programe (olhe o painel na entrada) e faça a visita. É um sistema ótico de lentes e espelhos que permite observar Lisboa em tempo real.

O Sítio Arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de importantes ocupações do castelo. A visita também é guiada, por isso é importante já se programar e ir no horário escolhido.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Além do sítio arqueológico, o castelo conta com uma exposição dos objetos encontrados nele. Possui objetos desde o século 7 a. C. até o século 18, que contribuíram para a construção da cidade de Lisboa.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Além de tudo isso, caminhe pelo castelo sem pressa, observe a paisagem. O castelo possui um dos mirantes (ou miradouros como se diz em Portugal) mais bonitos da cidade.

Castelo de São Jorge

Informações sobre o Castelo de São Jorge

O castelo possui um horário de funcionamento que se altera dependendo do período do ano.

De 01 de novembro a 28 de fevereiro – das 9 às 18 horas

De 01 de março a 31 de outubro – das 9 às 21 horas

A última entrada acontece 30 minutos antes do horário de encerramento.

É aberto diariamente, com exceção dos dias 24,25 e 31 de dezembro e dia 01 de janeiro.

O valor da entrada é de 8,50 euros por pessoa.

Nós chegamos ao Castelo de São Jorge com o elétrico 28E, aquele elétrico amarelo que se tornou símbolo de Lisboa. Se você fizer o mesmo trajeto, poderá descer no ponto Miradouro de Santa Luzia e depois seguir para o castelo. Se descer no miradouro, aproveite para conhece-lo (agora está em obras), e ao lado fica o miradouro Portas do sol, que também tem uma linda vista da cidade.

Descendo nesse ponto, é só seguir a pé para o castelo, cerca de 5 a 10 minutos.

Se preferir ir ao castelo de ônibus, o 737 de deixará bem perto, é só descer no ponto Costa do castelo.

O Castelo de São Jorge tem muitas programações especiais e festas durante todo o ano, para consultar todas as datas, acesse o site oficial do Castelo de São Jorge.

Castelo de São Jorge

*O Blog Contando Destinos agradece ao Castelo de São Jorge pela parceria.  Salientamos que tudo que foi descrito aqui se baseia na nossa experiência durante a visita a cidade e são nossas opiniões pessoais.


You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply