Brasil Guararema Parceria São Paulo

Um passeio no Trem de Guararema em São Paulo

Guararema está localizada a uma distância de aproximadamente 85 quilômetros do centro de São Paulo. A pequena cidade, cheia de muito verde e ainda pouco explorada por turistas, guarda uma grande atração: o Trem de Guararema. Um passeio nesse trem nos leva de volta ao passado, numa época em que ele era o principal meio de transporte.

O passeio de Trem de Guararema é feito na locomotiva 353 e acontece sempre aos finais de semana e feriados. Ele sai da estação de trem de Guararema e vai até a estação da Vila Luís Carlos, depois de uma pequena pausa, ele volta para Guararema. Em dezembro de 2017, estávamos passeando pela região e fomos conhecer o passeio. Escolhemos um domingo para o passeio, assim poderíamos aproveitar e conhecer a charmosa vila Luís Carlos com calma e almoçar por lá.

Trem de Guararema Trem de Guararema

O passeio Trem de Guararema é muito interessante e merece ser divulgado para que cada vez mais pessoas o conheçam. Fico pensando quantas histórias aqueles vagões e essas estações carregam, pessoas tristes que tinham acabado de se despedir de familiares e amigos queridos, ou pessoas ansiosas com a chegada, para reencontrar familiares. Tantas histórias!

Ele não diverte apenas crianças, mas também adultos e idosos. Como estávamos de férias, carregamos a família toda e todos gostaram muito. Nunca me esquecerei do meu avô de 90 anos falando que se lembrou muito de quando ele era jovem e andava de maria-fumaça, contou histórias e disse que esse dia feliz ficaria guardado na memória dele. Tivemos realmente um dia muito feliz.

Trem de Guararema

 

Um pouco sobre o Trem de Guararema

O passeio de trem é feito na locomotiva 353, de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works em 1927. Operou até os anos 60. Depois disso, ficou guardada por décadas no depósito de Cachoeira Paulista, e em 1997/1998, foi transferida para a ABPF. Foi totalmente restaurada recentemente, e hoje é a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. Todo o processo de restauro foi baseado em estudos para que não se tirasse a originalidade da locomotiva, e mesmo assim estivesse de acordo com os atuais critérios de segurança. A locomotiva 353, também é conhecida como Velha Senhora. Nesse passeio faz um trajeto de 14 quilômetros entre ida e volta, chegando a atingir 18 quilômetros por hora.

Trem de Guararema Trem de Guararema

O vagão que viajamos, que é de 1937, também foi restaurando e era originalmente um vagão de primeira classe. Os bancos são originais, e viram para os dois lados, ficando assim no sentido certo, tanto na ida como na volta.

É importante ressaltar que a ABPF, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo e não recebe nenhum tipo de ajuda governamental. A missão da ABPF é o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro.

 

Sobre o passeio no Trem de Guararema

Nosso passeio estava marcado para as 10 horas, mas chegamos com 1 hora de antecedência, para retirar os ingressos na bilheteria. Enquanto esperávamos, aproveitamos para ver alguns objetos antigos que estavam expostos e tirar algumas fotos.

Trem de Guararema Trem de Guararema

Pontualmente, entramos no nosso vagão e ocupamos nossos lugares. Todos os lugares são marcados, e todos os passageiros fazem o passeio sentados. O trajeto de Guararema até a Vila Luís Carlos demora aproximadamente 30 minutos. Nesse tempo, vamos aproveitando a paisagem, todo o verde da região, os campos e vales.

Trem de Guararema Trem de Guararema

Chegando na Vila Luís Carlos, o trem faz uma pausa de 1 hora. Nesse tempo aproveitamos para conhecer a linda vila. No dia que fomos, tinha uma exposição de carros antigos.

Vila Luis Carlos Vila Luis Carlos

Vila Luis Carlos Vila Luis Carlos

Na volta, a locomotiva dá seu primeiro apito 10 minutos antes do horário de saída, para começar a chamar os passageiros. Depois do terceiro apito, a locomotiva segue viagem de volta para Guararema. Durante a volta, eles tiraram fotos e disponibilizaram-nas posteriormente na página do Facebook do Trem de Guararema.

 

Informações sobre o passeio no Trem de Guararema

O passeio de o passeio no Trem de Guararema foi inaugurado em 16 de outubro de 2015. Ele acontece todos os finais de semana e feriados, em 2 horários, às 10 e as 14:30 horas. Esses horários estão sujeitos a confirmação.

É recomendável que se faça a reserva dos ingressos, ela pode ser feita no próprio site do Trem de Guararema. A reserva só é válida com a confirmação dela. Além disso, é necessário chegar com 1 hora de antecedência para retirar os ingressos, senão, os mesmos são cancelados.

Nosso trem estava lotado, e os ingressos todos esgotados. Então, para não perder viagem, faça sua reserva!

Você também pode comprar os ingressos online, também no site. Os ingressos custam R$55,00 + R$4,40 de taxa de reservas online.

Todo valor arrecadado é revertido para a manutenção e preservação da ferrovia.

Quero agradecer a Gabriela, que nos acompanhou durante o passeio. A Vera e a Fabiana que nos atenderam prontamente na bilheteria, e ao Bruno por todas as informações sobre esse lindo passeio.

Veja no site oficial todas as informações que precisa para fazer o passeio de Trem de Guararema.

Trem de Guararema Trem de Guararema

O trabalho que envolve esse passeio é muito bonito e deve ser divulgado e preservado. Agora é apenas um passeio, mas esses trens carregaram muitas pessoas durante muitos anos.

 

*O Blog Contando Destinos agradece ao Trem de Guararema pela parceria.  Salientamos que tudo que foi descrito aqui se baseia na nossa experiência durante o passeio e são nossas opiniões pessoais.




Booking.com

Planejando sua viagem?

Essas informações serão úteis para você

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Nunca viajamos sem um Seguro Viagem. Ainda não precisamos usá-lo, mas gostamos de estar prevenidos. Saiba como obter seu Seguro Viagem.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Ticketbar. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário