Brasil Guararema Parceria São Paulo

Um passeio no Trem de Guararema em São Paulo

Guararema está localizada a uma distância de aproximadamente 85 quilômetros do centro de São Paulo. A pequena cidade, cheia de muito verde e ainda pouco explorada por turistas, guarda uma grande atração: o Trem de Guararema. Um passeio nesse trem nos leva de volta ao passado, numa época em que ele era o principal meio de transporte.

O passeio de Trem de Guararema é feito na locomotiva 353 e acontece sempre aos finais de semana e feriados. Ele sai da estação de trem de Guararema e vai até a estação da Vila Luís Carlos, depois de uma pequena pausa, ele volta para Guararema. Em dezembro de 2017, estávamos passeando pela região e fomos conhecer o passeio. Escolhemos um domingo para o passeio, assim poderíamos aproveitar e conhecer a charmosa vila Luís Carlos com calma e almoçar por lá.

Trem de Guararema Trem de Guararema

O passeio Trem de Guararema é muito interessante e merece ser divulgado para que cada vez mais pessoas o conheçam. Fico pensando quantas histórias aqueles vagões e essas estações carregam, pessoas tristes que tinham acabado de se despedir de familiares e amigos queridos, ou pessoas ansiosas com a chegada, para reencontrar familiares. Tantas histórias!

Ele não diverte apenas crianças, mas também adultos e idosos. Como estávamos de férias, carregamos a família toda e todos gostaram muito. Nunca me esquecerei do meu avô de 90 anos falando que se lembrou muito de quando ele era jovem e andava de maria-fumaça, contou histórias e disse que esse dia feliz ficaria guardado na memória dele. Tivemos realmente um dia muito feliz.

Trem de Guararema

 

Um pouco sobre o Trem de Guararema

O passeio de trem é feito na locomotiva 353, de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works em 1927. Operou até os anos 60. Depois disso, ficou guardada por décadas no depósito de Cachoeira Paulista, e em 1997/1998, foi transferida para a ABPF. Foi totalmente restaurada recentemente, e hoje é a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. Todo o processo de restauro foi baseado em estudos para que não se tirasse a originalidade da locomotiva, e mesmo assim estivesse de acordo com os atuais critérios de segurança. A locomotiva 353, também é conhecida como Velha Senhora. Nesse passeio faz um trajeto de 14 quilômetros entre ida e volta, chegando a atingir 18 quilômetros por hora.

Trem de Guararema Trem de Guararema

O vagão que viajamos, que é de 1937, também foi restaurando e era originalmente um vagão de primeira classe. Os bancos são originais, e viram para os dois lados, ficando assim no sentido certo, tanto na ida como na volta.

É importante ressaltar que a ABPF, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo e não recebe nenhum tipo de ajuda governamental. A missão da ABPF é o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro.

 

Sobre o passeio no Trem de Guararema

Nosso passeio estava marcado para as 10 horas, mas chegamos com 1 hora de antecedência, para retirar os ingressos na bilheteria. Enquanto esperávamos, aproveitamos para ver alguns objetos antigos que estavam expostos e tirar algumas fotos.

Trem de Guararema Trem de Guararema

Pontualmente, entramos no nosso vagão e ocupamos nossos lugares. Todos os lugares são marcados, e todos os passageiros fazem o passeio sentados. O trajeto de Guararema até a Vila Luís Carlos demora aproximadamente 30 minutos. Nesse tempo, vamos aproveitando a paisagem, todo o verde da região, os campos e vales.

Trem de Guararema Trem de Guararema

Chegando na Vila Luís Carlos, o trem faz uma pausa de 1 hora. Nesse tempo aproveitamos para conhecer a linda vila. No dia que fomos, tinha uma exposição de carros antigos. Veja o que fazer na Vila Luís Carlos.

Vila Luis Carlos Vila Luis Carlos

Vila Luis Carlos Vila Luis Carlos

Na volta, a locomotiva dá seu primeiro apito 10 minutos antes do horário de saída, para começar a chamar os passageiros. Depois do terceiro apito, a locomotiva segue viagem de volta para Guararema. Durante a volta, eles tiraram fotos e disponibilizaram-nas posteriormente na página do Facebook do Trem de Guararema.

Leia o post sobre o que fazer em Guararema e aproveite a cidade depois do seu passeio de trem.

 

Informações sobre o passeio no Trem de Guararema

O passeio de o passeio no Trem de Guararema foi inaugurado em 16 de outubro de 2015. Ele acontece todos os finais de semana e feriados, em 2 horários, às 10 e as 14:30 horas. Esses horários estão sujeitos a confirmação.

É recomendável que se faça a reserva dos ingressos, ela pode ser feita no próprio site do Trem de Guararema. A reserva só é válida com a confirmação dela. Além disso, é necessário chegar com 1 hora de antecedência para retirar os ingressos, senão, os mesmos são cancelados.

Nosso trem estava lotado, e os ingressos todos esgotados. Então, para não perder viagem, faça sua reserva!

Você também pode comprar os ingressos online, também no site. Os ingressos custam R$55,00 + R$4,40 de taxa de reservas online.

Todo valor arrecadado é revertido para a manutenção e preservação da ferrovia.

Quero agradecer a Gabriela, que nos acompanhou durante o passeio. A Vera e a Fabiana que nos atenderam prontamente na bilheteria, e ao Bruno por todas as informações sobre esse lindo passeio.

Veja no site oficial todas as informações que precisa para fazer o passeio de Trem de Guararema.

Trem de Guararema Trem de Guararema

O trabalho que envolve esse passeio é muito bonito e deve ser divulgado e preservado. Agora é apenas um passeio, mas esses trens carregaram muitas pessoas durante muitos anos.

 

*O Blog Contando Destinos agradece ao Trem de Guararema pela parceria.  Salientamos que tudo que foi descrito aqui se baseia na nossa experiência durante o passeio e são nossas opiniões pessoais.




Booking.com

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Sérgio Melo
    10 de fevereiro de 2018 at 01:00

    Seria mais atrativo se fizessem como em Bento Gonçalves, atrações dentro do trem durante a viagem e nas estações. Grupos de músicas se apresentam e os guias além de orientações, vendem lembranças do passeio.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      10 de fevereiro de 2018 at 12:43

      Obrigada pelo seu comentário.
      Bento Gonçalves é muito mais turístico que Guararema.
      Então, sem comparar, achei o passeio de Guararema bem atrativo e interessante. Eles tiram fotos durante o passeio e depois disponibilizam na página do Facebook, é só baixar e imprimir, dessa forma, não precisamos comprar deles. Achei interessante.

  • Reply
    Angelo
    4 de março de 2019 at 13:21

    Devia ter lido esse post antes de vir aqui, a cidade é ótima, Vamos tentar ir no passeio das 14:00h sem reservas, vai que a gente consegue…

Leave a Reply