Brasil Guararema São Paulo

O que fazer na Vila Luís Carlos, em Guararema – São Paulo

A Vila Luís Carlos pertence a cidade de Guararema, que fica a aproximadamente 80 quilômetros da cidade de São Paulo. A vila recebeu esse nome em homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros. Nascido no Rio de Janeiro em 1880, o engenheiro civil e poeta se mudou para São Paulo., onde trabalhou como servidor público na Estrada de Ferro Central do Brasil. Luís Carlos era chefe do 2º Distrito de Tráfego da Central do Brasil e foi ele que autorizou a construção da Estação Luís Carlos, que foi inaugurada em 1914.

A Estação Luís Carlos foi construída para atender aos pedidos dos imigrantes que moravam na região e precisavam embarcar a produção de suas lavouras para São Paulo e Rio de Janeiro. Além de engenheiro, Luís Carlos era escritor. Aos 40 anos lançou seu livro “Colunas” e depois mais 3 livros, que o levaram a ocupar a Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras, em 1926.

O que fazer na Vila Luís Carlos

As casas que ficam ao redor da Estação Luís Carlos começaram a serem construídas em 1920. Hoje, mais de 20 fachadas da vila são tombadas pela Prefeitura de Guararema. Atualmente, essas casas abrigam cafés, restaurantes, bares e sorveteria. A vila é toda colorida e linda, parece um cenário de filme. Fomos conhece-la durante o passeio no Trem de Guararema.

 

O que fazer na Vila Luís Carlos, em Guararema

Descemos do trem na Estação Luís Carlos. A pequena estação de arquitetura simples, tem uma fachada típica das estacoes inglesas do século XIX.

O que fazer na Vila Luís Carlos

Quando chegamos à estação, as pequenas e antigas casas coloridas já chama a atenção.

Vila Luís Carlos

Encontramos também uma pequena igreja azul no centro da praça, é a Igreja de São Lourenço, construída em 1906. A construção da igreja aconteceu graças às doações das famílias tradicionais da região. Todo dia 10 de agosto é celebrada uma festa em homenagem à São Lourenço.

O que fazer na Vila Luís Carlos

Na Vila Luís Carlos, tomamos um café no Roça Chic. Um ambiente que nos lembra as casas do interior. Aproveitamos o calor e sentamos no quintal que tem no fundo. Adorei a decoração do lugar.

Roça Chic Roça Chic

Tomamos um café coado na hora e provamos os bolinhos caipiras, que são típicos de Guararema e feitos de farinha de milho amarela com linguiça. Deliciosos!

Roça Chic Roça Chic

Quando fomos, tinha uma exposição de fotos antigas no Centro de Exposição da vila. Na exposição também estavam alguns relógios antigos.

O que fazer na Vila Luís Carlos

Depois que acabou o passeio no Trem de Guararema, voltamos para almoçar na Vila Luís Carlos. Escolhemos o Terradillo Bar, que infelizmente, fechou as portas agora em janeiro de 2018. Mas a comida estava ótima. Existem outros restaurantes por lá, para almoçar, ou bares para tomar uma cervejinha gelada.

Outro lugar que é indicado na Vila Luís Carlos, mas que não conseguimos visitar, é o Megandra Empório Cultural. Um espaço cultural que você encontrará artesanato, yoga e um café.

Importante: A Vila Luís Carlos foi revitalizada para ser um atrativo do passeio no Trem de Guararema. Portanto, o comércio abre apenas aos sábados, domingos e feriados.

O que fazer na Vila Luís Carlos Vila Luís Carlos

Adorei conhecer a charmosa Vila Luís Carlos, seja na pausa do passeio de trem, ou para um café, ou sorvete, ou até mesmo para um almoço agradável.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Bisol Ivan Sérgio
    9 de junho de 2019 at 12:27

    Alemanha lindo pais. Em que cidade vc mora ? A Fam da minha esposa Beatriz ,,reside em Gruenberg ,, in Vogelsberg bei Giessen

  • Reply
    Inês Dota
    29 de dezembro de 2021 at 22:31

    Essa Vila é muito bonitinha

Leave a Reply