Brasil Guararema São Paulo

O que fazer em Guararema, São Paulo

Guararema está localizada a poucos quilômetros da cidade de São Paulo. Cheia de muito verde, ilhas naturais repletas de peixes, animais silvestres, banhado pelo rio Paraíba do Sul, a cidade tem muitos atrativos. Ela é conhecida por muitos pelo Natal Iluminado, quando a cidade toda é enfeitada com material reciclado que é arrecadado durante todo ano. Mas nesse post vou te dar motivos para visitar Guararema mesmo fora do período natalino.

A história de Guararema começou em 1875, quando Dona Laurinda de Souza Leite, presenteou uma ex-escrava, Maria Florência, com um quinhão de terra que ficava situado às margens do rio Paraíba. Maria Florência decidiu construir uma capela para o santo de sua devoção, São Benedito. Com o auxílio de outras pessoas, a capela foi terminada e outros moradores foram se estabelecendo ao redor da capela, e assim se formou o vilarejo que recebeu o nome de “Guararema”, que significa em tupi guarani, Pau D’Alho, devido a abundancia dessa árvore na região.

Apesar de pequena, a cidade tem construções históricas, como igrejas construídas em meados do século XVII, que foram tombadas pelo Patrimônio Histórico, a Estação Ferroviária construída no final do século XIX e uma ponte de ferro inglesa da mesma época da estação. Além disso, o artesanato é um dos produtos locais e vale levar uma lembrancinha de lá. Então, vamos descobrir o que fazer em Guararema.

O que fazer em Guararema

Começamos nosso passeio andando pela margem do rio Paraíba e encontramos uma capivara se refrescando nas águas do rio.

O que fazer em Guararema O que fazer em Guararema

Mais para frente tinha um ponto de observação, onde podemos observar um pouco natureza. Nessa parte encontramos uma ilha de Guararema, é só atravessar a ponte e aproveitar o verde.

O que fazer em Guararema O que fazer em Guararema

Igreja Matriz de Guararema

Continuando o passeio, chegamos na catedral de Guararema. A igreja de São Benedito, construída pela Maria Florência, foi ampliada em 1890. Em 1954, ela foi demolida para a construção da nova igreja Matriz de Guararema. Ao redor da igreja foi construída uma praça, a Praça 9 de Julho.

O que fazer em Guararema

Pátio Zé da Bala e Travessia Dona Victoria

Nesse local são encontrados painéis que reconstroem parte da história da cidade. Esse lindo pátio homenageia o farmacêutico José Ferreira de Andrade, que ficou conhecido por sempre ter balas nos bolsos para distribuir para as crianças, por isso Zé da Bala. A Travessia Dona Victória é uma homenagem à esposa do Zé da Bala, que foi sua companheira pela vida toda.

Pátio Zé da Bala Guararema Travessia Dona Victoria Guararema

Centro artesanal Dona Nenê

Passando pelo pátio Zé da Bala e pela Travessia Dona Victória, chega-se ao Centro Artesanal Dona Nenê. O centro artesanal foi construído pela prefeitura da cidade para proporcionar aos artesãos de Guararema a oportunidade de comercializar seus produtos. São 21 artesãos que dividem o espaço e lá podemos encontrar diversos produtos artesanais. Em uma das lojas, provei diversos tipos de paçoca e foram as melhores que já comi. Também aproveitei para comprar presentinhos artesanais, lá estão expostas pecas lindas.

Guararema São Paulo

Ilha grande

Não chegamos a ir, mas uma das atrações de Guararema é a Ilha Grande. É uma ilha do rio Paraíba do Sul e fica localizada no centro da cidade. O espaço, que totaliza 400 metros, possui trilhas que percorrem toda a ilha, playground, área para prática de exercícios físicos e muito verde.

Passeio no Trem de Guararema

Guararema ainda guarda esse lindo passeio. O passeio no Trem de Guararema é lindo e imperdível. Ele sai da estação de trem de Guararema e vai até a Vila Luís Carlos, numa locomotiva de 1927 que hoje, é a maior locomotiva a vapor em funcionamento no Brasil. Escrevi um post completo sobre nosso passeio, e tudo que você precisa saber para fazer o passeio no Trem de Guararema.

Trem de Guararema Trem de Guararema

Igreja Nossa Senhora da Escada

Se ainda sobrar um tempinho em Guararema, vale a pena esticar até um bairro chamado Freguesia da Escada. Ele fica a 3,5 quilômetros do centro da cidade, e conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Escada. Em 1732, os jesuítas construíram uma capela onde hoje se encontra a atual igreja. Resistindo às ações do tempo, a igreja sobreviveu. Passou por reformas e ampliações, até que em 24 de janeiro de 1941, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Essa charmosa igreja, em estilo barroco e com cara de construção da época do Brasil colonial, é a única igreja do Brasil que possui a imagem de São longuinho em altar, o santo conhecido popularmente como Santo dos objetos perdidos.

Igreja Nossa Senhora da Escada São Longuinho
Guararema guarda lindas surpresas para seus visitantes, passar um dia por lá, com certeza, será muito agradável.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Inês
    24 de março de 2019 at 18:59

    Acho Guararema uma cidadezinha encantadora cheia de atrativos mesmo indo várias vezes, sempre que posso vou pra lá.

Leave a Reply