Cracóvia Europa Polônia

O que fazer em Cracóvia: 10 pontos turísticos imperdíveis na cidade

Cracóvia é a terceira maior cidade da Polônia, e há muito tempo foi capital do país. Localiza-se no sul da Polônia e as margens do rio Vístula. Em 2016, tinha uma população estimada de 820,3 mil habitantes, e 1/3 da população é de estudantes. Isso torna Cracóvia um polo cultural e uma cidade com uma vida noturna ativa. A cidade possui muitos estudantes pois uma das mais antigas e importantes Universidades da Europa se encontra lá. Foi nela que estudaram Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II.

Apesar de possuir um centro histórico relativamente pequeno, possui interessantes pontos turísticos para conhecer. O centro histórico de Cracóvia e o Castelo Wawel estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1978. Tida como uma das mais bonitas cidades da Europa, sua praça central, a Rynek Główny, está entre as maiores europeias. É uma cidade muito procurada por turistas, principalmente pela sua proximidade ao Campo de Concentração de Auschwitz, que fica a aproximadamente 70 Km de distância. Pouco bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial, conseguiu conservar boa parte de suas belas construções. Cracóvia é uma das cidades mais visitadas na Europa.

Uma boa parte da cidade pode ser conhecida através dos Free Walking Tours que estão disponíveis em Cracóvia. Quando estivemos na cidade, em março de 2017, fizemos o Free Walking Tour Judeu e o Free Walking Tour pelo Centro Histórico de Cracóvia. Isso nos deu uma visão geral da cidade e nos trouxe muitas informações interessantes. Apesar disso, visitamos novamente e com mais calma alguns pontos turísticos imperdíveis de Cracóvia. Dessa forma, pudemos conhecer melhor, tirar fotos e aproveitar bem a cidade. Listei aqui os 10 pontos turísticos que você tem que conhecer em Cracóvia e não perder nada dessa cidade linda.

⇒ Dicas das melhores localizações para se hospedar em Cracóvia

⇒ 10 informações importantes para saber antes de viajar para Polônia

Sabia que é obrigatório os turistas terem seguro-viagem para viajar para Cracóvia? Os leitores do blog tem desconto especial! Fazendo uma cotação na Seguros Promo e utilizando o cupom ANIVERSARIO você ganhará 15% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Aproveite nossa promoção especial .Faça agora uma cotação e ganhe 20% de desconto!

10 pontos turísticos que você tem que conhecer em Cracóvia

1. Portão St. Florian e Barbacã

O St. Florian é o portão da antiga muralha que exista e cercava a cidade. Ele foi construído por volta do século XIV. Em polonês ele chama-se Brama Floriańska. Em frente a ele fica o Barbacã, outro portão que servia de proteção para a cidade. O Barbacã é ainda mais antigo, foi construído por volta do século XIII e em polonês chama-se Barbakan Krakowski.

10 pontos turísticos Cracóvia
10 pontos turísticos Cracóvia

2. Praça Central

A Praça Central ou Rynek Główny como é chamada em polonês, é a maior praça da Polônia. Com sua forma retangular e uma existência que remonta ao século XIII, já foi uma das maiores praças da Europa. Nessa praça encontram-se algumas atrações importante de Cracóvia.

A maior atração da Praça é a Basílica St. Mary, que foi construída originalmente no século XII e reconstruída no século XIV. Ela possui 2 torres diferentes e 2 lendas envolvem essa igreja. Você pode ler sobre essas lendas no post sobre o Free Walking Tour pelo Centro Histórico de Cracóvia.

O grande mercado coberto que existe no centro da praça também é uma atração imperdível. Lá encontram-se diversas lojas que vendem roupas e souvenir. Se quiser comprar uma lembrança de Cracóvia, esse é o lugar.

10 pontos turísticos Cracóvia
10 pontos turísticos Cracóvia

Na praça também se encontra a Igreja de St. Adalbert ou Kościół św. Wojciecha, em polonês. Essa é uma das igrejas de pedra mais antiga da Polônia e sua história tem mais de 1000 anos.

Não deixe de ver também a Torre da antiga prefeitura de Cracóvia ou Wieza Ratuszowa em polonês. Com seus 75 metros de altura, é a única parte conservada da antiga prefeitura e foi construída no século XIV. Durante o verão, é possível subir na torre, de onde se tem uma linda vista de Cracóvia. Ao lado da torre fica o Eros Vendado, uma escultura muito fotografada em Cracóvia.

Compre seu ingresso para conhecer a Catedral de Cracóvia

 

3. Collegium Maius

O Colégio Maior é o prédio da antiga Universidade de Cracóvia, um dos seus estudantes mais ilustres foi Nicolau Copérnico. Sua história começa em 1400, o que o torna um dos edifícios universitários mais antigos da Polônia.

Hoje no edifício do Collegium Maius funciona o Museu da Universidade Jagellonia, onde encontra-se uma extensa coleção de instrumentos históricos utilizados para astronomia, meteorologia, cartografia, física e química. A visita ao museu é um pouco demorada, mas conhecer o pátio da antiga Universidade, com seus arcos é uma visita imperdível.

Universidade de Cracóvia

4. Castelo Wawel

O Castelo Wawel encontra-se majestoso em cima da colina Wawel, às margens do rio Vístula, e é um dos complexos arquitetônicos mais importantes e símbolo da Polônia.

Construído inicialmente em estilo gótico, era residência dos reis da Polônia quando Cracóvia ainda era capital do país. Com o passar dos anos, passou por reformas e foi remodelado, ganhando características renascentistas.

O Castelo pode ser visitado, nele encontram-se diversos museus. Você pode descobrir como e o que visitar no Castelo Wawel lendo nosso post – Como visitar o Castelo Wawel.

Ao lado do castelo, encontra-se o Dragão de Cracóvia. Essa é uma lenda muito famosa na cidade e uma atração turística. De tempos em tempos o dragão solta fogo pela boca para agradar os turistas. Leia mais sobre a Lenda do Dragão de Cracóvia.

10 pontos turísticos Cracóvia
10 pontos turísticos Cracóvia

Faça um tour guiado pelo Castelo Wawel

 

5. Catedral de Wawel

A Catedral de Wawel ou Katedra Wawelska em polonês, é um lugar especial para os poloneses, e um dos edifícios sagrados mais importantes da Polônia. A Catedral localiza-se, junto com o Castelo, na colina Wawel. Com mais de 1000 anos de história, tornou-se o centro do poder eclesiástico e monárquico da Polônia, e era nela que os monarcas poloneses eram coroados. A Catedral possui várias capelas dentro dela e outras partes no subsolo, a parte central á aberta para visitação gratuita, já para visitar as demais salas como o Mausoléu de São Estanislau, a cripta onde estão enterrados reis, e o sino e Sigismundo, é preciso pagar entrada. Mas a catedral por fora e uma visita a parte gratuita do seu interior, já valem a pena.

10 pontos turísticos Cracóvia
O que fazer em Cracóvia

Compre seu ingresso para a Catedral de Wawel com áudio-guia

 

6. Ulica Grodzka

Ulica Grodzka ou rua Grodzka é a rua mais antiga de Cracóvia. Ela liga a praça central, que é o centro da cidade, ao castelo de Wawel. Era uma rua utilizada na rota do comercio ligando o norte ao sul da cidade. Era também parte da rota real, que levava os monarcas até o castelo de Wawel. Na rua Grodzka também fica a Igreja de Santo André ou Kościół św. Andrzeja em polonês. Uma igreja construída entre 1079 e 1098 como uma fortaleza, com fins defensivos. É a igreja mais antiga de Cracóvia e um dos edifícios românicos mais importantes da Polônia.

10 pontos turísticos Cracóvia
O que fazer em Cracóvia

7. Planty

O Planty é um parque de 21 hectares e 8 quilômetros de longitude. Ele fica exatamente onde ficava a antiga muralha que cercava toda a cidade de Cracóvia, rodeando o centro antigo. É o pulmão verde da cidade. O local é lindo e agradável para passear, e frequentado por poloneses e turistas.

cinturão verde
10 pontos turísticos Cracóvia

8. Bairro Kazimierz

O bairro Kazimierz é o antigo bairro judeu de Cracóvia. Após a 2ª Guerra Mundial ele ficou totalmente destruído e abandonado. Após a gravação do filme A Lista de Schindler, o bairro começou a ser revitalizado e se tornou um dos locais mais populares da cidade, cheio de bares e restaurantes onde pode-se ir jantar, tomar uma boa cerveja ou vodca polonesa e até aproveitar a noite em uma casa noturna. Visitamos 2 dos principais bares do bairro Kazimierz, e contamos como foi no post 4 Bares para conhecer em Cracóvia.

10 pontos turísticos Cracóvia
10 pontos turísticos Cracóvia

Aproveite para ler também nossa lista de restaurantes de Cracóvia, onde pode-se comer desde lanches rápidos com comidas locais até pratos típicos judeus. Leia Onde Comer em Cracóvia.

9. Homenagem aos judeus de Cracóvia

Uma das homenagens aos judeus que moravam em Cracóvia e foram vítimas do regime nazista durante a 2ª Guerra Mundial fica na praça Bohaterów. Era nessa praça que os judeus eram obrigados a se reunir e de lá partiam para os campos de concentração, ou diretamente para a morte, muitas vezes sendo obrigados a deixar malas e pertences para trás. Lá encontram-se 68 cadeiras vazias. Elas representam os inúmeros pertences deixados ali, que os judeus não tiveram a chance de voltar para busca-los.

Bem próximo a essa praça, fica um pedaço ainda conservado do muro do Gueto que existia em Cracóvia.

10 pontos turísticos Cracóvia
gueto Polônia

Leia mais sobre o tour judeu que fizemos em Cracóvia, e aproveite para ler também sobre algumas curiosidades que descobrimos durante esse tour.

10. Museu Oskar Schindler

A história de Oskar Schindler e sua fábrica ficou mundialmente conhecida através do filme A Lista de Schindler. A fábrica que empregou e salvou muitas vidas durante a 2ª Guerra Mundial fica em Cracóvia e é uma das atrações mais visitadas da cidade. Hoje a fábrica abriga uma exposição permanente chamada “Cracóvia sob a Ocupação Nazista entre 1939 e 1945”. Ela conta a história da cidade desde a ocupação alemã até sua liberdade, quando passou para a época comunista.

Considero essa uma das atrações imperdíveis em Cracóvia, além de muita história, o museu, por diversas vezes, transporta o visitante para aquela época, com cenários, áudios, fotos, e tenta mostrar um pouco do horror sofrido pelos poloneses durante a guerra.

Aproveite para ler nosso post sobre o Museu Oskar Schindler e saiba tudo que precisa para visitar o museu.

Museu Oskar Schindler
Museu Oskar Schindler

Compre seu ingresso para o Museu Oskar Schindler

 

Existem também 2 atrações muito visitadas perto de Cracóvia que são possíveis conhecer em passeios bate-volta: as Minas de Sal de Wieliczka, que desde 1978, foram declaradas Patrimônio da Humanidade e o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, o complexo de campos de concentração estabelecidos durante o regime nazista.

Compre seu ingresso para conhecer a Mina de Sal Wieliczka

 

Conheça o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau

 


E você, já conhece Cracóvia? Já visitou algum dos pontos turísticos citados? 

Veja outros passeios que vale a pena comprar com antecedência:

 


Está planejando sua viagem para Cracóvia? tenho certeza que esses posts irão te ajudar:

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply
    Thaís Alcantara de Lima
    15 de maio de 2017 at 15:36

    Um dos lugares mais lindos que já visitei!! Cracóvia surpreende, é linda, limpa, cheia de lugares interessantes e históricos. E os preços são ótimos!! Fiquei apaixonada!!

  • Reply
    wilson otavio torelly pereira
    11 de julho de 2017 at 11:45

    Estou indo à Cracóvia em Setembro. Como minha estada é curta (dois dias), vou tentar ver estas dicas que achei bem interessantes. Tenho que fazer o tempo esticar, pois pretendo ir as minas de sal de Wieliczka e ao campo de concentração e Auschwitz. Obrigado pelas dicas.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      14 de julho de 2017 at 16:49

      Oi Wilson, obrigada pela visita!!
      As minas de sal e Auschwitz vão te ocupar um dia, mas você pode aproveitar para conhecer a praça principal a noite, iluminada, que também é linda.
      Espero que consiga fazer tudo, Cracóvia é uma cidade linda!
      Boa viagem! 🙂

  • Reply
    JAIR FRANKLIN OLIVEIRA JUNIOR
    18 de abril de 2018 at 22:27

    VOU DIA 2/5/18. Obrigado pelas dicas. Valeu, otimas sugestões, especialmente onde comer, gosto muito de conhecer a cultura e culinária de onde viajo pelo mundo. Abc

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      19 de abril de 2018 at 05:16

      Olá Jair, muito obrigada pela visita e pelas palavras. Espero que goste das minhas sugestões e que aproveite muito Cracóvia! 🙂

  • Reply
    Rony Hudson Flores
    14 de junho de 2018 at 12:59

    Adorei suas dicas! Estou chegando em Cracóvia e meu roteiro foi montado a partir de suas orientações e dicas!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      29 de junho de 2018 at 03:56

      Olá! Que legal, espero que tenha ajudado. Volte depois para contar como foi a viagem 🙂

  • Reply
    dilson ney
    3 de julho de 2018 at 09:40

    Qual a melhor época pra ir?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      3 de julho de 2018 at 14:25

      Cada época tem suas peculiaridades. Mas de qualquer forma, aconselho não ir no inverno, pois, as temperaturas podem ser muito baixas.

  • Reply
    João Ribeiro
    21 de julho de 2018 at 18:18

    Olá Aline.
    Vou estar em Cracóvia de 10 a 13 de agosto, ficando hospedado no centro da cidade.
    Acha útil adquirir um passe combinado (transportes e entradas em museus).
    Obrigado

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      28 de julho de 2018 at 17:28

      Olá João, eu não usei esse cartão em Cracóvia, portanto, não sei como funciona. Mas o que sempre faço quando preciso decidir se compro esses cartões de turismo é, some o valor das entradas dos museus que pretende visitar, se ficar mais caro que o valor do cartão, vale a pena comprar. E o cartão normalmente, ainda traz outros benefícios. Mas uma coisa que posso te ajudar é que ficando no centro de Cracóvia, você consegue visitar todos os pontos turísticos a pé. Apenas o museu Oskar Schindler é mais distante (tem que atravessar o rio), mas é possível ir a pé, depende do tempo disponível que terá na cidade e se está disposto a andar um pouquinho. 😉
      Boa viagem e aproveite Cracóvia!!

  • Reply
    Zenilde
    12 de novembro de 2018 at 18:16

    Olá Alice, obg pelas dicas. Cheguei hoje na Cracóvia e a primeira coisa que sempre quero saber é sobre segurança. Cracóvia é uma cidade segura para duas mulheres andarem sozinhas a noite? Só tenho 2 dias aqui, vou tentar ir nos lugares que você recomenda.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      13 de novembro de 2018 at 09:31

      Olá Zenilde, fui acompanhada do meu marido. Mas pelos dias que passei em Cracóvia, achei seguro.
      Aproveite Cracóvia! 🙂

  • Reply
    Benivalda
    25 de setembro de 2019 at 05:13

    Estou em Cracóvia e é simplesmente tudo que vc falou! Linda!

Leave a Reply