Cracóvia Europa Polônia Varsóvia

10 coisas importantes para saber antes de viajar para a Polônia

A Polônia é um país incrível, que me cativa a cada visita. Está localizado no centro da Europa, e esse foi um dos motivos para o país ser fortemente atacado e ter sofrido tanto durante a 2ª Guerra Mundial.

Mas a história da Polônia começou muito antes desse período. As construções antigas contam como eram na época que reis governavam o país, estátuas conta lendas sobre cidades, as cervejas e vodka animam a noite dos poloneses, e apesar de todo o sofrimento, o povo parece alegre e simpático.

Amei visitar a Polônia e quero voltar para lá sempre que possível. Conheci Varsóvia em 2015 e Cracóvia em 2017.

coisas importantes para saber antes de viajar para a Polônia

Comece a planejar sua viagem, e para isso, veja a lista com 10 coisas importantes para saber antes de viajar para a Polônia.

 

10 coisas importantes para saber antes de viajar para a Polônia

1 – Idioma

O idioma oficial da Polônia é o polonês. Nas nossas andanças pelo país, tivemos algumas dificuldades em encontrar poloneses que falem inglês. Em alguns locais é até difícil encontrar alguém que fale, pelo menos um pouco.
A língua polonesa é complicada, usa o alfabeto com alguns símbolos e a pronuncia é difícil, mas em contrapartida, os poloneses são muito simpáticos e solícitos, e se esforçam ao máximo para entender o que você está falando e ajudar.

Eles ficam muito felizes quando você se interessa pela cultura e a língua deles, então, aproveite para aprender algumas palavras mágicas em polonês e ganhar ainda mais a simpatia dos poloneses.

Bom dia – Dzień Dobry (pronúncia: GIN DOBREY)

Obrigado – Dziękuję (pronúncia: GIN-KU-YE)

Por favor – Proszę (pronúncia: PROSHEH)

 

2 – Moeda

Apesar da Polônia fazer parte da União Europeia, a moeda oficial do país é o zloty. Ele é representado internacionalmente por PLN.

Para terem uma ideia do valor da moeda, darei alguns exemplos de conversão (Valores baseados na conversão de 20.03.2017):

R$ 100 (reais) equivalem a 128 zlotys

100€ (euros) equivalem a 429 zlotys

$100 (dólares americanos) equivalem a 399 zlotys

Cartões de crédito são, normalmente, bem aceitos nas grandes cidades. Mas é sempre bom ter dinheiro em espécie, principalmente se for visitar pequenas cidades do país.

 

3 – Principais Aeroportos

Não existem voos diretos do Brasil para a Polônia. Mas as grandes companhias aéreas fazem voos com escala para a Polônia. Existem também algumas companhias aéreas low cost que voam para o país, como a Ryanair e Wizzair.

Os principais aeroportos do país são o de Varsóvia, Aeroporto Frédéric Chopin de Varsóvia (WAW) e o de Cracóvia, Aeroporto João Paulo II (KRK).

Uma boa opção de aeroporto, e que tem voos low cost, é o de Katowice, Aeroporto Internacional de Katowice (KTW). Esse aeroporto fica a aproximadamente 100 Km de Cracóvia. Existem vans e ônibus que fazem o trajeto aeroporto-Cracóvia.

De todos os aeroportos para a cidade, existem opções de transporte, como ônibus e táxi.

 

Leia também -> Onde se hospedar em Cracóvia

 

4 – Visto e Documentos

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Polônia. Podem ficar por 90 dias no país, como turistas, desde que comprovem que tem como se manter e hospedagem.

É necessário ter passaporte válido e com o vencimento e, no mínimo, 3 meses antes da data de saída do país.

O seguro-viagem é obrigatório. Saiba um jeito de fazer seu seguro-viagem direto aqui o blog.

 

5 -Voltagem e tomadas

É muito importante saber a voltagem e o tipo de tomada que existe no país antes de viajar. Dessa forma, você levará apenas o que realmente utilizará e poderá levar algum adaptador, se necessário.

Na Europa a voltagem é 220. Na Polônia o tipo de tomada utilizada é a tipo E, com 2 pinos redondos e paralelos, e um pequeno orifício no alto. Essa tomada evita choques e aumenta o uso do fio terra.

 

 

6 – Clima

O clima da Polônia é temperado, com um verão quente e curto e inverno prolongado. As baixas temperaturas começam em outubro e vão até meados de abril. Os meses mais quentes são julho e agosto.

Veja a tabela com as temperaturas médias de Cracóvia:

Temp Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho
max 13° 19° 21°
min -7° -5° -2° 11°
Temp Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
max 23° 23° 18° 13°
min 12° 11° -4°

Considero que a melhor época para visitar a Polônia é de maio a setembro.

 

7 – Segurança

A Polônia é um país seguro. Claro que incidentes acontecem, principalmente nas grandes cidades, e cuidados nunca são demais.

Em Cracóvia, por exemplo, íamos do centro histórico até o hostel, que era uns 15 minutos a pé, inclusive a noite, e não tivemos problema, sempre foi muito tranquilo.

Em Varsóvia também era bem tranquilo, inclusive a noite.

 

8 – Gastronomia

A Polônia tem pratos típicos deliciosos, aconselho fortemente que você conheça alguns durante sua viagem pelo país. Um deles é o Pierogi, uma espécie de pastelzinho que pode ser cozido ou frito, recheado de carne ou legumes.

Os poloneses consomem muita carne, principalmente a carne de porco.

Mas os vegetarianos conseguem facilmente achar pratos sem carne, pelo menos nas grandes cidades. Inclusive, em Cracóvia, se consome muita beterraba e um prato típico deles é uma sopa de beterraba, que achei deliciosa.

Um tipo de pão que se encontra bastante por lá é o Obwarzanek. Encontrado com gergelim ou semente de papoula, é uma delícia e eles consomem bastante, seja no café da manhã ou num lanche rápido durante o dia. O Obwarzanek custa em torno de 1,99 zlotys.

coisas importantes para saber antes de viajar para a Polônia

 

9 – Proibido consumir bebida alcóolica nas ruas

É importante saber disso, pois quando estamos de férias e principalmente, em grupo, esquecemos disso e muitas vezes, não pensamos que isso pode ser proibido no país.

Na Polônia é proibido consumir bebida alcóolica nas ruas, mesmo uma simples garrafa de cerveja.

Então, para ficar longe de confusão, procure um bar e divirta-se em segurança.

Aproveite para ler -> 4 bares para conhecer em Cracóvia.

 

10 – Personalidades Polonesas

Essa informação não é assim tão importante, mas é sempre interessante saber algumas curiosidades do local que iremos visitar. Algumas personalidades mundialmente conhecidas e importantes são polonesas, conheça-as:

Frédéric François Chopin – nasceu na Polônia em 1810, e é considerado um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Em Varsóvia, existe um monumento em homenagem a ele.

Nicolau Copérnico – foi um astrônomo e matemático que nasceu em 1476. Ele estudou na Universidade de Cracóvia e desenvolveu a Teoria Heliocêntrica do Sistema Solar. Com essa teoria afirmou que o sol era o centro do Universo, contrariando a teoria vigente da época, que considerava a Terra o centro do Universo.

Marie Skłodowska Curie – nasceu em 1867 em Varsóvia. Foi uma cientista que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi também a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, e a primeira pessoa e única mulher a ganhar esse prêmio 2 vezes. Além de ter sido a primeira mulher a dar aula em uma Universidade.

Papa Joao Paulo II – nascido em 1920, foi o Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de outubro de 1978 até 02 de abril de 2005, data de sua morte. A maioria da população polonesa é católica, portanto, o Papa Joao Paulo II é o grande orgulho do país.

coisas importantes para saber antes de viajar para a Polônia

Agora você já tem informações importantes para planejar a sua viagem para a Polônia.

Veja também todas as nossas postagens de Varsóvia e Cracóvia.


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem um. Você pode fazer agora uma cotação clicando aqui, e ganhará 5% de desconto utilizando o cupom CONTANDODESTINOS. E está rolando uma ótima promoção de Seguro Viagem em comemoração ao Dia do Cliente. Se utilizar o cupom CLIENTE ganhará 15% de desconto no seu Seguro Viagem. Clique aqui e faça sua cotação agora! Não perca tempo, essa promoção é válida apenas até 23.09.2018.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply
    Karilayn Areias
    8 de abril de 2017 at 17:35

    Que bacana! Dicas essenciais para quem quer conhecer a Polônia, além de coisas que não fazia ideia…

  • Reply
    FRANCIELLY ZIMERMANN
    15 de março de 2018 at 00:45

    Moro no brasil para facikitar a viagem tenho que comprar passagem p que oais p ficar mais facil p irme a polonia?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      16 de março de 2018 at 06:59

      Olá Francielly,
      São muitas opções. Dependerá do seu tempo, do tipo de viagem que quer fazer, qual cidade da Polônia quer visitar e do dinheiro que tem disponível para a viagem. Procure pelo mapa e pelos buscadores de passagens aéreas o que melhor se encaixa para você.

    Deixe um comentário