Cracóvia Europa Polônia

A lenda do Dragão de Wawel, o famoso dragão de Cracóvia

Essa é uma das lendas polonesas mais conhecidas e mais antiga.

A Polônia era governada pelo Rei Krak, cujo nome deu origem ao nome da cidade. Depois de um período de prosperidade, o país começou a sofrer com alguns desaparecimentos.

Os pastores começaram a sentir falta de alguns animais, e até moradores chegaram a desaparecer, sem nenhuma razão, e não foram mais encontrados.

Um dia, um jovem foi colher ervas na beira do rio Vístula, e se aproximou da colina Wawel, que é onde fica o Castelo Wawel. Esse jovem encontrou alguns ossos e chegando mais perto da colina, pode ver uma gruta. Ao lado da gruta, estava um enorme dragão, dormindo sossegado, tomando seu banho de sol.

A história se espalha e chega aos ouvidos do rei Krak, que reúne seus melhores cavaleiros, para lutarem contra o dragão. Mas todos falham nessa missão.

O rei então ordena: Aquele que libertar a cidade do dragão, cavaleiro ou não, casará com a princesa Wanda e terá metade do reino.

Vários príncipes e cavaleiros de reinados próximo chegaram para salvar a cidade, mas novamente, nenhum deles teve sucesso.

Então, um jovem sapateiro, pede uma oportunidade para derrotar o dragão. O sapateiro pega um carneiro bem gordo e mata-o. Ele enche o interior do carneiro de enxofre e, durante a noite, o coloca na entrada da gruta do dragão.

Na manhã seguinte, a população escuta uma explosão. O dragão de Wawel acordou e comeu todo o carneiro recheado com enxofre. Depois de comer, sentiu tanta sede, foi até o rio e bebeu água até explodir.

O jovem sapateiro se casou com a princesa e tiveram muitos filhos.

E assim, nasceu a população de Cracóvia.

Dragão de Wawel Dragão de Wawel

Leia todas as nossas postagens sobre Cracóvia.

 

Onde fica o Dragão de Wawel

A gruta do dragão fica embaixo do Castelo Wawel, em frente ao rio Vístula. Aproveite para ler nossa postagem sobre o Castelo Wawel.

Em frente a gruta, encontramos uma estátua do dragão de Cracóvia, que de 5 em 5 minutos, solta fogo pela boca.

Smok Wawelski é o nome polonês para o Dragão de Wawel.

Dragão de Wawel Dragão de Wawel


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário