Cracóvia Europa Gastronomia Polônia

Onde comer em Cracóvia – Lista de 5 restaurantes em Cracóvia

Saber onde comer em Cracóvia pode te trazer experiências incríveis com a comida polonesa. No final de fevereiro de 2017 ficamos 4 dias em Cracóvia. Durante esses dias, provamos alguns restaurantes e tentamos comer comidas típicas polonesa. Também provamos outros que não eram tão típicos. Uma coisa que achamos interessante, é que em Cracóvia existem alguns restaurantes especializados em comida judaica. A comunidade de judeus antes da 2ª Guerra Mundial era grande na cidade. E após a guerra, tentaram resgatar algumas tradições.

Nós provamos a comida judaica em um dos restaurantes. Então, se você gosta de provar comidas diferentes, veja a lista de restaurantes que fizemos de Cracóvia e veja qual você quer conhecer.

Planeje sua viagem ⇒ Encontre as melhores hospedagens em Cracóvia, separamos as melhores localizações para você se hospedar

Onde comer em Cracóvia

1 – Restaurante Polakowski

Fomos nesse restaurante que serve comida polonesa e judaica e fica no antigo bairro judeu Kazimierz. Logo na chegada já gostei do ambiente. Desde 1899, esse restaurante retro foi uma ótima escolha. Dentro dele estão expostos vidros de conservas, maçãs, repolhos, todos de verdade. Enquanto estávamos lá, vimos as garçonetes pegando maçãs das estantes, provavelmente para o preparo de algum prato.

Comemos um prato chamado Czulent, que é um prato típico judaico com feijão, carne, batata e cevada.

Onde comer em Cracóvia
Onde comer em Cracóvia

A aparência parece de um mexidão, mas é uma delícia.

Esse restaurante tem sistema “self-service”, mas é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil.  Esse sistema quer dizer que você terá que fazer e retirar seu pedido no balcão, não terá atendimento de garçons.

Endereço: Ulica Miodowa 39

Sabia que é obrigatório os turistas terem seguro-viagem para viajar para Cracóvia? Os leitores do blog tem desconto especial! Fazendo uma cotação na Seguros Promo e utilizando o cupom ANIVERSARIO você ganhará 15% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Aproveite nossa promoção especial .Faça agora uma cotação e ganhe 20% de desconto!

2 – Restaurante U Babci Maliny

Esse restaurante de comida típica polonesa fica bem próximo ao centro, dentro da biblioteca da cidade. Logo que chegamos, eu achei o ambiente muito apertado e fechado, mas depois me acostumei. A decoração do restaurante é bastante peculiar, com móveis antigos, bonecas e fotos.

Esse restaurante também funciona com o sistema self-service.

Babci em polonês significa avó, o que é um bom sinal, porque comida de vó é sempre boa! 🙂

Onde comer em Cracóvia
Onde comer em Cracóvia

Comemos pratos poloneses e estavam muito bons, o destaque fica para as beterrabas. O meu prato veio acompanhado de um tipo de sopa de beterraba, que eu amei!! O prato do Arthur veio com uma salada de beterraba, meio azedinha, uma delícia também. Me esbaldei nas beterrabas!!

Onde comer em Cracóvia
Onde comer em Cracóvia

Os 2 pratos (que eram bem servidos) + 2 cervejas custaram 75 zlotys (cerca de 60 reais ou 18 euros, cotação de 28.03.2017)

Endereço: Ulica Slawkowska 17

3 – Restaurante Przypiecek

Esse restaurante fica bem próximo do anterior, na mesma rua. Com um ambiente agradável, também serve comida polonesa.

Nele comemos Pierogis, que são como bolinhos recheados, que podem ser fritos ou cozidos. O prato com 10 pierogis custou 20 zlotys (cerca de 16 reais ou 5 euros, na cotação de 28.03.2017).

Comer pierogi na Polônia é quase obrigatório, não é um prato “pega-turista”, os locais também comem bastante, além de ter um excelente preço. O recheio mais típico é o de carne de porco, mas você encontra de diversos sabores, inclusive vegetarianos.

Onde comer em Cracóvia

Endereço: Ulica Slawkowska 32

4 – Restaurante Pod Wawelem

Fomos nesse restaurante com alguns poloneses, colegas de trabalho do Arthur. Apesar de ser considerado um restaurante típico polonês, eles disseram que não era dos melhores para comer comida típica polonesa. Mas mesmo assim eu adorei. Desde 1856, possui um ambiente de restaurante antigo, aqueles todos de madeira.

Comemos uma tábua com vários tipos de carne e linguiça. Provamos um pouco de tudo, e uma delas era fígado empanado. Nunca tinha comido fígado preparado dessa forma, e achei uma delícia.

Onde comer em Cracóvia

Endereço: Świętej Gertrudy 26-29

5 – Beer House

Nos indicaram esse local, na verdade, para tomar cerveja, mas aproveitamos e já jantamos por lá.

O ambiente é bem interessante, e fica é agregado a um hostel, bem próximo à praça central de Cracóvia.

Escolhemos provar os lanches, o escolhido foi o Beer House Burger. O lanche custou 26 zlotys (cerca de 20 reais ou 6 euros, cotação de 28.03.2017) e vinha acompanhado de batatas, um molho da casa delicioso e salada.

Onde comer em Cracóvia
Onde comer em Cracóvia

Nesse bar tomamos a cerveja Zywiec Biale, que é leve e uma delícia. As cervejas de 0,5l custam, em média, 10 zlotys (cerca de 8 reais ou 2,40 euros, cotação de 28.03.2017).

Endereço: Floriańska 43

Dica – Comer barato

Se a sua intenção é comer barato e ainda quiser provar uma comida típica de Cracóvia, vá até o coração do bairro Kazimierz, o antigo bairro judeu, na plac Nowy. Nela encontram-se diversos quiosques que vendem Zapiekanki, uma baguete cortada ao meio, com recheio. São vários tipos de recheio e o preço médio de um Zapiekank é 7 zlotys (cerca de 5,60 reais ou 1,65 euros, na cotação de 28.03.2017).

Onde comer em Cracóvia
comer barato na Polonia

Dica Bônus – Café da Manhã

Lajkonik – Piekarnia i Kawiarnia

Uma rede de padarias espalhadas por Cracóvia, próximo ao centro são encontradas 5 unidades.

Achei o café e pães bons e com um ótimo preço. Tomamos café da manhã nessa padaria durante nossa hospedagem em Cracóvia.

Onde comer em Cracóvia

Um cappuccino custa 7,50 zlotys, e gastávamos cerca de 20 zlotys (cerca de 16 reais ou 5 euros, na cotação de 28.03.2017) no café da manhã para 2 pessoas.

Acesse o site oficial para ver todas as unidades.

E você, já provou algum desses pratos? Tem algum restaurante em Cracóvia para indicar? Conta para a gente nos comentários!


Está planejando sua viagem para Cracóvia? tenho certeza que esses posts irão te ajudar:

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply