Cracóvia Europa Polônia

Walking Tour pelo centro histórico de Cracóvia na Polônia

Durante nossa viagem pela Polônia, separamos uma tarde para fazer o Free Walking Tour pelo centro histórico de Cracóvia . Já tínhamos feito o Free Walking Tour Judeu, e adoramos. Consideramos esse tipo de passeio superinteressante, já que ele abrange os principais pontos turísticos do local em poucas horas. O guia sempre traz muitas informações sobre os locais enquanto o grupo caminha pela cidade.

Esse tipo de tour existe em várias capitais europeias. O Free Walking Tour é realmente grátis, e ao final, se você gostar, pode deixar uma “caixinha” para o guia.

Encontre os melhores lugares para se hospedar em Cracóvia

 

Free Walking Tour pelo Centro histórico de Cracóvia

O tour começa em um dos portões medievais que ainda existe em Cracóvia, ele é do tempo que a cidade era toda murada.

Dica: O centro de Cracóvia é cercado por um cinturão verde. É possível caminhas por esse cinturão e dar a volta na cidade toda. Esse cinturão fica onde passava o antigo muro que cercava a cidade. É uma delícia passear por lá.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia Tour pelo centro histórico de Cracóvia

O portão chama-se St. Florian (em polonês: Brama Floriańska), e foi construído por volta do século XIV. Em frente ao portão fica o Barbacã (em polonês: barbakan krakowski), outro portão construído no século XIII, que servia como defesa da cidade. Era preciso primeiro passar pelo Barbacã, depois pelo St. Florian, para só depois entrar na cidade.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia

O centro histórico de Cracóvia e o Castelo Wawel são Patrimônios da Humanidade da UNESCO desde 1978.

O Tour continua até chegar na Praça principal da cidade. A praça é linda, e é uma das maiores da Europa. Sua existência remonta ao século XII.

No centro da praça funciona o mercado. São várias lojinhas que vendem artesanatos e produtos locais.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia Tour pelo centro histórico de Cracóvia

Mas, na minha opinião, o que rouba a cena nessa praça é a Basílica St. Mary. Ela foi construída originalmente, no século XII e reconstruída no século XIV.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia

Todos os dias nas horas cheias, um trompetista abre uma das janelas da torre da basílica e toca uma música, essa música para abruptamente. Isso acontece para homenagear um trompetista do século XII, que começou a tocar o trompete para avisar a população sobre a invasão mongol. Um mongol, que era um ótimo arqueiro, mesmo de longe, acertou uma flecha na garganta do trompetista, e o som parou abruptamente. Todos os dias esse famoso trompetista é homenageado e ao final, o trompetista da vez, até dá um tchau para os espectadores.

Olhe essa lista de restaurantes em Cracóvia, para quando bater a fome!!

 

Lenda sobre as torres da Basílica St. Mary

Se vocês olharem bem para as torres da basílica, perceberam que elas são diferentes. Não existe uma explicação exata, e sim uma lenda para explicar essa diferença.

Diz a lenda que, as autoridades da cidade escolheram 2 irmãos arquitetos para construir a igreja, e eles aceitaram o desafio.

Eles começaram a brigar durante a construção e cada um decidiu construir uma torre da igreja e disputar qual era a mais bonita.

O irmão mais velho trabalhou intensamente. Ele queria terminar a sua torre primeiro, pois queria que a população ficasse admirada com a sua habilidade e superioridade na sua profissão. E assim foi.

Mas ao passar dos dias, o irmão mais velho ficou com inveja do trabalho do irmão mais novo. E a conversa que corria pela cidade era que, o irmão mais velho tinha ensinado a profissão tão bem ao irmão mais novo, que o aluno tinha superado o mestre.

Com muita inveja, o irmão mais velho assassinou o mais novo com uma faca. E para esconder o corpo, jogou-o no rio Vístula.

E assim, a torre do irmão mais novo, que é a menor, ficou inacabada, recebeu apenas um telhado.

Porém, o irmão mais velho não conseguiu conviver com a culpa pelo assassinato do irmão mais novo. No dia que o bispo consagrou a igreja, ele confessou seus pecados e em seguida, se atirou da torre da igreja.

Dizem que a faca usada no assassinato, é a mesma que está pendurada na porta do mercado.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia

Outros dizem que a faca que está na porta do mercado, era um lembrete para que não roubassem lá dentro e para que os comerciantes não enganassem os compradores, e tivessem os castigos que eram usados naquela época, como cortar os dedos.

Leia também -> Free Walking Tour Judeu

Continuando o tour pelo Centro Histórico de Cracóvia

O tour continuou pelo centro, passando pela Universidade onde o Papa João Paulo II e Nicolau Copérnico estudaram.

A universidade de Cracóvia é uma das mais antigas da Europa. O antigo prédio da Universidade hoje abriga um museu.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia

Passamos também pelo local onde o Papa João Paulo II ficou hospedado, quando esteve em Cracóvia. A maior parte da população da Polônia é católica. O Papa João Paulo II ser polonês, é um fato de muito orgulho para a população.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia

O tour acaba no Castelo Wawel, onde a guia conta um pouco sobre a história do Castelo e da Catedral de Wawel. Nesse ponto também ficamos sabendo sobre uma das lendas mais famosas de Cracóvia, a Lenda do Dragão de Wawel, que contarei em breve, em outro post.

Tour pelo centro histórico de Cracóvia Tour pelo centro histórico de Cracóvia

Depois do Free Walking Tour, aproveite a noite em um dos bares de Cracóvia

 

Sobre o Free Walking Tour

Esse tour foi ótimo, saber algumas lendas e curiosidades da cidade torna a visita muito mais especial.

Fizemos o tour em inglês, mas ele também está disponível em espanhol.

Para saber mais detalhes e tudo sobre os horários, acesse o site oficial do Free Walking Tour em Cracóvia.

O tour é totalmente de graça. No final dele, se você gostar do passeio e das explicações do guia, poderá deixar uma caixinha.

Se você está planejando visitar Cracóvia, eu super recomendo o tour. Ele demora cerca de 2 horas e meia, mas nesse tempo você já conhecerá bastante das atrações turísticas da cidade e da sua história.


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Você pode fazer agora uma cotação clicando aqui, e ganhará 5% de desconto utilizando o cupom CONTANDODESTINOS.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário