Brasil Foz do Iguaçu Gastronomia Paraná

História de um dos melhores restaurantes de Foz do Iguaçu

Um dia o farmacêutico Sergio resolveu mudar de vida. Não aguentava mais a vida estressante, trabalhando num hospital e queria fazer algo que o trouxesse mais satisfação pessoal.

Natural de Ouro Preto, Minas Gerais, mudou-se para Foz do Iguaçu. Lá ele conheceu o neto da proprietária de uma das primeiras casas da cidade. Os donos dessa casa eram poloneses, que imigraram para o Brasil e a construíram em 1943, toda em madeira de ipê rosa.

Mas a casa estava abandonada e precisaria de uma reforma. Sergio decidiu reformar, mas manter o máximo possível as características originais da casa. E deu super certo! A casa é linda!

E encarou o desafio de abrir uma galeria de arte.

Ele queria valorizar artistas mineiros, da sua região natal, levando as peças deles para serem vendidas na sua galeria, em Foz do Iguaçu. Mas ele queria mais, queria que a galeria tivesse um diferencial. Resolveu então desenvolver uma cafeteria dentro da galeria. Assim as pessoas iriam lá para tomar um café e descobririam os artesanatos.

Mas Sergio não queria nada comum. Então, colocou no cardápio cafés diferenciados, como café com geleia e café com trufas, que chamaram muita atenção.

Um belo dia, ele recebeu a visita de 2 amigas, que sugeriram que ele colocasse panquecas no cardápio. No início ele relutou, pois queria manter o café e a galeria apenas. Mas decidiu fazer o teste por uma semana. As panquecas foram tão bem aceitas que estão até hoje no cardápio.

A partir daí ele resolveu servir mais pratos e o café foi se transformando em restaurante, e o mais importante, a galeria de arte continuou, ele não desistiu da sua ideia inicial. Assim nasceu o restaurante Empório com Arte.

Mas Sergio é uma pessoa tão especial que não é apenas um restaurante. É um restaurante que serve alimentos frescos, alguns da sua própria horta. Se preocupa em servir pratos saudáveis, não serve refrigerantes. Incluiu a cerveja no cardápio, mas escolheu uma cerveja artesanal local, diferenciada. Serve pão de queijo e bolo vegano.

Só posso dizer que o restaurante é incrível. Amamos o local e fomos jantar lá 2 vezes durante nossa estadia em Foz do Iguaçu.

O restaurante é o 1º do Tripadvisor em Foz do Iguaçu, votado como o melhor restaurante de Foz do Iguaçu, e foi assim que o descobrimos.

Veja todas as nossas postagens sobre Foz do Iguaçu

 

Nossa experiência no Restaurante Empório com Arte

Chegamos ao restaurante por indicação do Tripadvisor e amamos, foi uma das melhores indicações que tivemos nesse site.

Quando entramos, o ambiente diferenciado já nos chamou atenção. O garçom foi muito atencioso, nos explicou um pouco sobre o cardápio e nos contou sobre a galeria de arte, que tudo que estava exposto no restaurante estava à venda. Achamos incrível! Ele disse que qualquer coisa mesmo, se gostássemos dos pratos, poderíamos comprar, móveis, objetos, fora todos os artesanatos lindos que estavam espalhados pelo lugar.

Todos os artesanatos são de Minas Gerais, da região de Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei. Todos são artistas locais e amigos do Sergio, o dono.

Pedimos uma cerveja, que é uma cerveja artesanal local, deliciosa. E para jantar escolhemos uma tilápia, que veio acompanhado por uma salada e batatas.

melhor restaurante de Foz do Iguaçu

Estava delicioso. Tudo tinha nos agradado muito no restaurante. Aliás, o tempo todo que estivemos lá tocou MPB, e eu amo!! A trilha sonora deixou a noite ainda mais especial.

Uma sobremesa chamou muito minha atenção e resolvi pedir para provar, chama-se Merengue da Ana, e é divina! O Arthur que não come muito doces, quase comeu toda a minha sobremesa.

melhor restaurante de Foz do Iguaçu

O Sergio foi de mesa em mesa para perguntar se estava tudo bem. Quando chegou a nossa mesa, agradecemos e elogiamos o lugar, a casa, o cardápio, as artes. E batemos um papo delicioso.

Dessa noite ainda levamos um lindo balão de lembrança, um desses da foto.

melhor restaurante de Foz do Iguaçu

 

Nossa 2ª vez

No dia seguinte, não sabíamos ainda onde iriamos jantar. Sugeri ao Arthur para voltarmos ao Empório com Arte, nem terminei de falar e ele já topou.

Voltamos, escolhemos uma mesa na varanda, que é uma delícia. Mas para jantar, mudamos para uma mesa num cantinho lindo.

melhor restaurante de Foz do Iguaçu

Nesse dia começamos experimentando o Pastel de angu, que veio acompanhado por molhos deliciosos.

melhor restaurante de Foz do Iguaçu

Para o jantar eu escolhi um frango e o Arthur abobrinha recheada. Mais uma vez os pratos estavam deliciosos. Não resistimos e pedimos mais uma vez o Merengue da Ana.

O Sergio veio novamente conversar conosco e o papo foi ótimo. Foi durante essa conversa que descobrimos toda a história dele e do restaurante.

Aproveitei para perguntar quem era responsável pelos pratos. Ele explicou que a responsável pelos pratos era a Ana, que ela não era chef e sim uma cozinheira de mão cheia. Concordo!

Disse também que ela que inventou a receita do delicioso merengue.  E que merengue!

Uma noite deliciosa, com ótima comida, bom papo, bom atendimento e ambiente agradável.

Posso dizer que o restaurante Empório com Arte é parada obrigatória para quem visita Foz do Iguaçu. A casa, cada detalhe do restaurante, os artesanatos, a comida, é tudo escolhido e cuidado com muito carinho.

melhor restaurante de Foz do Iguaçu

E para deixar bem claro, esse não é um post de publicidade. Não ganhamos nada para divulgar o restaurante. Resolvi escrever sobre ele apenas para retribuir os ótimos momentos que tivemos no Empório com Arte.

Sempre que temos resenha de algum restaurante ou hotel aqui no blog, independente de ter parceria ou não, escrevemos nossa real experiência e tudo que vivenciamos por lá.

Conheça o Restaurante Empório com Arte!!

 

Informações sobre o Restaurante Empório com Arte

Endereço: Avenida Das Cataratas, 569

Telefone: 55(45) 3572-4240

Facebook Empório com Arte

Instagram Empório com Arte

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply