livros

O Rouxinol, Kristin Hannah – resenha do livro que amei ler

O Rouxinol de Kristin Hannah

 
O Rouxinol

Autor: Kristin Hannah

Editora Arqueiro

“Neste épico passado na França da Segunda Guerra, duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte.” – Christina Baker Kline, autora de O trem dos órfãos

 

Sinopse

França, 1939: No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país. Mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes.

Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne. Ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra. Precisa colaborar com os invasores para manter sua família viva.

Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência. Isabelle arrisca a vida para salvar os outros e libertar seu país.

Seguindo a trajetória dessas duas grandes mulheres e revelando um lado esquecido da História, O Rouxinol é uma narrativa sensível. Ela celebra o espírito humano e a força das mulheres que travaram batalhas diárias longe do fronte. Separadas pelas circunstâncias, divergentes em seus ideais e distanciadas por suas experiências, as duas irmãs têm um tortuoso destino em comum. Precisam proteger aqueles que amam em meio à devastação da guerra – e talvez pagar um preço inimaginável por seus atos de heroísmo.

 

O que achei do Livro O Rouxinol

Mesmo sendo um livro de ficção sobre a 2ª Guerra Mundial, é emocionante.

Esse livro me fez ficar madrugadas acordada, querendo saber mais sobre a história. E quando acabou, me deixou com saudade dos personagens.

O Rouxinol conta a história de duas irmãs, que tentam sobreviver a 2ª Guerra Mundial, cada uma do seu jeito.

O que me chamou a atenção nesse livro, foi o fato de ser sobre 2 francesas não-judias. Um tipo de história diferente das que estamos acostumados a ler quando se trata de 2ª Guerra Mundial.

Mesmo não sendo judias, as duas irmãs sofreram devido a dominação da França pelos nazistas.

Nesse livro Kristin Hannah narra as dores, dúvidas, ansiedades e sacrifícios que os personagens fizeram para sobreviver a guerra. Seja tentando proteger sua família ou lutando contra os nazistas para defender a França.

Já tinha lido outro livro dessa autora, O Jardim de Inverno, e O Rouxinol também tem uma leitura agradável e surpreendente, com revelações de algumas surpresas e segredos durante a trama.

Um detalhe que chamou muito minha atenção, foram os relatos sobre a época que pareciam bem reais, mesmo sendo ficção. Isso significa que Kristin Hannah pesquisou para escrever esse lindo livro, o que só aumenta minha admiração pela autora.

Aproveite para comprar seu exemplar de O Rouxinol.

Já estou ansiosa para ler seu próximo livro: As Cores da Vida.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Arianne Dota
    5 de setembro de 2016 at 11:29

    Já queria ler Jardim de Inverno, agora já tem mais outro para a lista 😉

  • Reply
    A Li na Alemanha
    5 de setembro de 2016 at 11:30

    Você vai gostar!! 🙂

Leave a Reply