Estônia Europa Gastronomia Tallinn

Onde comer em Tallinn, capital da Estônia

Tallinn é uma cidade medieval e capital da Estônia. Conhecemos a cidade quando fizemos um roteiro pelos países bálticos. Fomos de Helsinque para Tallinn de navio e já contamos a experiência por aqui. Em Tallinn, fizemos um roteiro a pé pelo centro histórico e durante o roteiro provamos algumas comidas típicas.

Gostamos muito dos lugares que conhecemos e das comidas que provamos, entre elas, carnes exóticas, como a carne de urso, que é típica por lá. Vamos fazer uma lista de onde comer em Tallinn, para você poder provar também tudo que conhecemos por lá.

 

Onde comer em Tallinn

Kochi Aidad

Como disse, chegamos em Tallinn de navio e ao descer no porto, tivemos nossa primeira experiencia gastronômica na cidade. Conhecemos o Kochi Aidad, que fica bem perto do porto. Ele fica num conjunto de armazéns construídos na década de 1870, e reformados e transformados em lojas e restaurantes. Além de restaurante, eles possuem uma pequena cervejaria, a Kochi Ait. Eles possuem no cardápio cervejas comerciais, mas vale a pena provar as cervejas produzidas lá, nós provamos e são deliciosas. Comemos um ensopado de carne de alce e estava delicioso.

Onde comer em Tallinn Onde comer em Tallinn

Endereço: Lootsi 10

Site: Kochi Aidad

 

III Draakon

Esse foi o restaurante que mais gostamos em Tallinn. Ele tem poucos pratos, como sopa, linguiça e pães. Não tem refeições completas. Em compensação, a experiencia é incrível. Quando entramos já fazemos o pedido no balcão, onde uma mulher vestida com roupas típicas da Idade Média nos atende interpretando o papel. É divertido e vamos entrando no clima de volta ao passado.

Pedimos sopa, linguiça e pães, e a comida vem em tigelas e pratos de barro e sem talheres. Sim, sem talheres e isso faz parte da experiencia. Todo o ambiente nos transporta para uma taverna, daquelas que só vemos nos filmes.

Onde comer em Tallinn Onde comer em Tallinn

Os picles são de graça, mas para come-lo é necessário “pesca-lo” dentro de um barril. O Arthur foi pescar e se divertiu.

Onde comer em Tallinn

A cerveja também é servida numa caneca de barro. Alguns utensílios de barro estão quebrados, lascados, tudo para ficar ainda mais parecido com as tavernas medievais.

III Draakon Tallinn

Esse é um restaurante econômico e de refeições rápidas, sem nada de luxo, mas que vale muito a pena pela experiencia e a sopa estava deliciosa!

Endereço: Raekoja plats 1

Site: III Draakon

 

Olde Hansa

Esse é outro restaurante estilo medieval, onde os atendentes estão vestidos a caráter e tudo dentro do restaurante é o mais próximo do período medieval possível. Fomos no horário do jantar e a iluminação era toda feita com velas. Foi interessante que nesse restaurante não tinha cervejas normais, era apenas uma com mel e uma com ervas. Eu provei a de mel, que na primeira caneca foi gostoso, mas a segunda ficou enjoativo. O Arthur provou a de ervas, ele gostou, mas eu achei que tinha gosto de temperos (hahaha).

Olde Hansa Tallinn

Nesse restaurante provamos as carnes mais diferentes que já comemos. O Arthur ficou com o prato de carne de urso. Ela vinha com um molho de vinho tinto, um grão cozido, picles e mais alguns acompanhamentos.

Olde Hansa Tallinn

O meu prato tinha 3 tipos de carne, de alce, javali selvagem e veado.

Olde Hansa Tallinn

A carne de urso achei que tem um sabor forte e marcante, eu não conseguiria comer um prato inteiro. Já o meu prato, mesmo tendo 3 carnes diferentes, era mais leve, e achei delicioso.

Onde comer em Tallinn Olde Hansa Tallinn

Esse restaurante já é mais caro e mais para turistas. Mas mesmo assim, valeu a pena pela experiencia e por provar as carnes exóticas.

Endereço: Vana turg 1

Site: Olde Hansa

 

Vanaema Juures

Pegamos a indicação desse lugar no mapa de Tallinn que encontramos no centro de turismo. O que nos chamou a atenção foi o fato de ser uma comida estoniana caseira, como se estivesse na casa da vó, e foi realmente assim que nos sentimos. Esse restaurante fica bem na praça principal, mas sua entrada é um pouco escondida.
Ao descer as escadas e entrar no salao do restaurante, temos mesmo a sensação de estar na casa de uma vó, com moveis e objetos antigos e até toalhinhas de crochê na mesa, que eu amei. Fomos muito bem atendidos, pela filha da dona do restaurante.

Comemos um picadinho com molho parecido com o strogonoff, que estava delicioso. De sobremesa, a simpática senhora nos indicou um bolo, e disse que é o bolo da infância dela.

Onde comer em Tallinn Onde comer em Tallinn

Esse restaurante tem preços médios, pratos principais entre 10 e 15 euros.

Endereço: Rataskaevu 10

 

Depeche Mode Baar

Quando estávamos andando pelo centro, encontramos sem querer esse bar. Entramos por curiosidade, pois amamos a banda Depeche Mode, que fez muito sucesso quando éramos adolescentes. E o bar é realmente relacionada à banda, e fi aberto por um fã, em 1999. Tomamos uma cerveja e escutamos algumas músicas do Depeche Mode. Quem também for fã, vale a pena tomar uma cerveja por lá.

Onde comer em Tallinn Onde comer em Tallinn

Endereço: Voorimehe 4

Site: Depeche Mode Baar

 

Agora que já fizemos nossa lista de onde comer em Tallinn, você já pode escolher qual irá conhecer. Independentemente de você escolher um ou todos os restaurantes da lista, certamente, neles você terá boas experiências em Tallinn.

Se você está planejando sua viagem para Tallinn, esses links podem te ajudar:

– Roteiro pelos Países Bálticos

– Como e quanto custa viajar pelos Países Bálticos

– Onde se hospedar em Tallinn

– Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

Museu Seaplane Harbour (Lennusadam)

– Como ir de Helsinque à Tallinn de navio

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply