Estônia Europa Tallinn

Atrações que valem a pena e que não valem a pena conhecer em Tallinn

Tallinn não é uma cidade muito grande, mas ela é sim, cheia de atrações. Para facilitar, vamos contar nossa experiência na cidade e quais atrações achamos que vale a pena conhecer e quais não valem muito a pena. Mas quero deixar claro, que essa é a nossa opinião, e nem sempre o que gostamos todos irão gostar também e vice-versa.

Entre as atrações que iremos listar aqui, estão algumas pagas e outras com entrada gratuita. Dessa forma, se você tiver pouco tempo na cidade, conseguirá dar prioridade ao que mais te interessa conhecer.

 

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

Seaplane Harbour

Um pouco fora do centro histórico, mas não muito distante, fica esse museu. Nós visitamos e nos arrependemos de não ter separado mais tempo para ele. Ficamos por lá por volta de 2 horas, mas ficaríamos facilmente umas 4 horas visitando tudo. Ele é enorme e com algumas partes interativas, o que torna a visita mais interessante.

Fizemos um post completo sobre nossa visita ao Seaplane Harbour.

Atrações de Tallinn Atrações de Tallinn

 

Palácio Maarjamae

Essa atração é bem distante do centro histórico, mas se você chegar a Tallinn de ferry, ela não é tão distante do porto. Uma boa opção para chegar até lá, é utilizando o Uber, que funciona muito bem em Tallinn, e com ótimos preços. Coloquei o Palácio Maarjamae na lista das atrações que valem a pena conhecer em Tallinn porque é lá que fica o Museu de História da Estônia. Visitamos o museu e achamos muito interessante, principalmente, para conhecer um pouco mais sobre o país, que até então, para nós, era novidade.

Atrações de Tallinn Atrações de Tallinn

O palácio fica numa região muito bonita, e lá também fica o Museu do Cinema da Estônia, que não conhecemos, e um cemitério de esculturas soviéticas, que é interessante de visitar.

 

Kiek in de Kök

Já no centro histórico de Tallinn, visitamos a torre Kiek in de Kök. Essa antiga torre de 38 metros de altura, foi construída por volta de 1470, e abriga um museu sobre as fortificações da cidade, armas e vida na época medieval. O museu é relativamente pequeno, você vai subindo a torre e em cada andar existe uma exposição.

O nome Kiek in de Kök significa espreite a cozinha, pois antigamente, dizia-se que a torre era tão alta que os guardas conseguiam ver as cozinhas das casas abaixo através das chaminés.

O café que fica no ultimo andar da torre, possui vistas lindas da cidade e vale a pena ir até lá.

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

Depois de visitar essa torre, andamos pelas antigas muralhas de Tallinn e fomos até a Maiden’s Tower, uma outra torre que fica ao lado e também possui um café.

 

Plataformas de observação

Visitamos 2 plataformas de observação, a Kohtuotsa e a Patkuli, e achamos que vale a pena passar por lá. Elas têm vistas diferentes, de uma podemos ver a parte mais moderna da cidade e da outra conseguimos ver parte da antiga muralha e algumas torres. Contamos mais sobre elas no nosso Roteiro pelo centro histórico de Tallinn.

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

 

Passagem de Santa Catarina (Katariina käik)

Essa charmosa passagem fica um pouco escondida e conecta a rua Vene com a rua Müürivahe. A viela abriga a St. Catherine’s Guild, uma série que oficinas que ficam em pequenos espaços construídos entre os séculos XV e XVII. Essas oficinas comercializam produtos e vidro, cerâmica, utensílios domésticos, entre outras coisas.

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

 

Igreja do Espírito Santo

Essa igreja do século XIV fica bem no centro e por muito tempo, foi a principal igreja da cidade. Na sua fachada encontra-se um relógio que é considerado o mais antigo relógio público de Tallinn. Para entrar é necessário pagar uma taxa de 1,50 euros por pessoa, que é destinada às melhorias da igreja. Seu interior é todo esculpido em madeira.

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

 

Torre da Igreja de São Olavo

Entre 1549 e 1625, essa torre, de então 159 metros de altura, era a maior do mundo. Mas por causa da sua atura, também se tornou um para-raios eficaz, e foi completamente queimada por 3 vezes.

Hoje a Torre da Igreja de São Olavo possui 124 metros de altura e é possível visita-la durante os meses de abril e outubro. A subida é feita por escadas, cansa um pouco, mas a vista do topo compensa. De lá conseguimos ter uma visão de toda Tallinn.

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

A igreja é datada do ano de 1267, e foi dedicada ao rei Olaf II da Noruega. Sua forma e tamanho atuais foram estabelecidos no século XVI. A entrada para a Igreja de São Olavo é gratuita e apenas a subida na torre que é paga.

 

Dica

Todas as atrações de Tallinn citadas que são pagas, estão incluídas do Tallinn Card. Portanto, se você pretende visitar todas elas, vale a pena adquirir o Tallinn Card e ficar mais tranquilo, além de economizar. Uma dica que sempre dou é: liste as atrações que quer visitar e seus respectivos preços, some tudo. Se o valor do cartão de turismo for mais barato que todos os valores das atrações, vale a pena o cartão!

O Tallinn Card está disponível em 2 versões: de 24 e de 48 horas. Você pode adquirir seu Tallinn Card diretamente com nosso parceiro. Poderá pagar com cartão de crédito ou PayPal. Você receberá um bilhete digital, que deverá ser trocado no Centro de Turismo de Tallinn, que fica bem no centro histórico. No momento da troca, seu cartão será validado para 24 ou 48 horas, dependendo da opção que você escolher.

 

Atrações que não valem a pena conhecer em Tallinn

Celas de prisão da KGB

Vimos algumas indicações e resolvemos ir conhecer esse museu. Apesar do tema, que é triste, mas interessante, achamos que não valeu a pena. O museu é bem pequeno e tem poucas informações. São apenas algumas celas mesmo. Em 1941, foi instalado no porão do prédio do museu, uma prisão, que funcionou até 1950. Nessa prisão, os inimigos do estado foram presos e interrogados, antes de serem mortos ou mandados para campos de trabalho forçado na Sibéria. As janelas do porão foram fechadas com tijolos, com o objetivo de silenciar os sons dos interrogatórios e das torturas.

Museu KGB Tallinn

A visita é muito rápida e a entrada custa 5 euros. Mas se você estiver fazendo um roteiro pelos Países Bálticos, em Vilnius tem um museu sobre o mesmo tema que é bem mais interessante.

 

Master’s Courtyard (Pátio Dos Mestres)

É um pátio onde ficavam os artesãos antigamente. Hoje não vimos tantos atrativos além do famoso e cheio Chocolaterie Café, que dizem ter um delicioso chocolate, mas não provamos.

Se tiver que escolher, a Passagem de Santa Catarina é muito mais charmosa.

 

Atrações que não conhecemos, mas parecem interessantes

Hellemann Tower and Town Wall

Essa torre que fazia parte da muralha de Tallinn, foi construída no século XIV. Possui 3 andares e já foi usada como depósito de armas e prisão. Pode-se subir na torre e caminhar por uma parte da antiga muralha. Parece interessante, mas como já tínhamos feito a mesma coisa na torre Kiek in de Kök, não entramos nessa.

Atrações que valem a pena conhecer em Tallinn

 

Torre da Prefeitura

A prefeitura fica bem na praça principal e é possível visita-la durante alguns meses. Mas o destaque é a visita à torre da prefeitura, de onde se tem uma vista linda da cidade. Nós escolhemos subir na torre da Igreja de São Olavo, e não subimos na da prefeitura.

Atrações que valem a pena em Tallinn

A torre possui 64 metros de altura, e foi construída junto com o prédio da prefeitura, entre 1402 e 1404. Para visitar, é necessário subir 115 degraus, atingindo-se 34 metros de altura e chegando num campanário de onde pode-se observar o centro antigo de Tallinn. Mas tem um detalhe importante, a visita é realizada apenas nos meses entre maio e setembro.

 

Bastion Passages

É possível visitar parte dos tuneis que passam por baixo do centro antigo de Tallinn. Na época medieval, a preocupação com ataques e invasões era constante. Para evitar isso, eram construídos altos muros e torres para proteção. Além disso, construíram também tuneis, que passavam embaixo do muro. A finalidade dos tuneis era transportar com segurança soldados, armas e munição para onde fosse necessário.

Os túneis de Tallinn foram construídos por volta de 1670, mas dificilmente foram utilizados até o século XX. Durante a 2ª Guerra Mundial, os tuneis serviram como abrigos antiaéreos. No período soviético, foram renovados e modernizados, sendo adicionados eletricidade, água corrente, ventilação e telefones.

O passeio parece ser bem interessante, mas fiquei com receio de fazer pois tenho claustrofobia. A entrada para visitar os túneis de Tallinn é feita na torre Kiek in de Kök, você pode aproveitar e visitar as 2 atrações.

 

Essas ultimas atrações que também são pagas, incluindo as celas da KGB, também estão incluídas no Tallinn Card e tem entrada gratuita com o cartão.

De qualquer forma, que seja para conhecer todas as atrações ou apenas para fazer um roteiro a pé pelo centro histórico, Tallinn é uma cidade linda, que gostamos muito de conhecer.

 

Se você está planejando sua viagem para Tallinn, veja os links abaixo, pois nossa experiência na cidade pode te ajudar:

Roteiro pelos Países Bálticos

Como e quanto custa viajar pelos Países Bálticos

Onde se hospedar em Tallinn

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

Museu Seaplane Harbour (Lennusadam)

Como ir de Helsinque à Tallinn de navio

Onde comer em Tallinn

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply