Estônia Europa Tallinn

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn, Estônia

Tallinn é a capital da Estônia, que juntamente com a Letônia e Lituânia, formam os países bálticos. Banhada pelo mar báltico e com um centro histórico que nos remete ao passado, é certamente, a pérola do país. Mas sua beleza tem um preço, no verão muitos navios de cruzeiros param na cidade para que os turistas façam passeios durante o dia. Isso deixa a cidade lotada!

Por isso, se você estiver planejando ir no verão, se programe para fazer esse nosso roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn. Isso facilitará seu passeio, você conhecerá os principais pontos turísticos da cidade e sentirá todo o clima medieval de Tallinn.

De qualquer forma, o roteiro pelos países bálticos que fizemos foi incrível. Lugares lindos e inesquecíveis, cidades medievais, castelo em um cenário que parecia de filme, museus interessantes, comida exótica, muita história. Enfim, todos os ingredientes para uma ótima viagem.

⇒ Veja as nossas dicas das melhores localizações para se hospedar em Tallinn

 

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

Nós seguimos esse roteiro a pé pelo centro histórico. A sugestão é que ele seja feito com calma, andando devagar pelas estreitas ruas medievais da cidade e apreciando cada canto.  No final, colocarei um mapa com os pontos visitados, para terem uma ideia do roteiro.

 

Kiek in de Kök

Começamos o passeio pela torre Kiek in de Kök. Essa torre de 38 metros de altura fazia parte da muralha que cercava a cidade na época medieval. Hoje a torre, que foi construída por volta de 1740, abriga um museu sobre as fortificações da cidade e um pouco de como era a vida na época medieval.

É rápido visitar o museu e achamos interessante. Além disso, no último andar tem um café e uma vista linda da cidade. É a partir dessa torre também que saem os passeios por túneis subterrâneos que existem em Tallinn.

Valor da entrada: 6 euros

Entrada gratuita com o TallinnCard.

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

 

Castelo Toompea

Localizado na parte alta da cidade, o Castelo Toompea sempre foi a sede do poder na Estônia. O castelo existe no mesmo local desde 1227, mas foi no reinado de Catarina, a Grande, que ele ganhou uma arquitetura barroca, que pode ser vista na frente do castelo. Na lateral, pode-se ver uma construção mais da época medieval.

Castelo Toompea

No jardim do governador, encontra-se a torre Pikk Hermann, que possui 46 metros de altura e é um símbolo nacional. No topo da torre encontra-se a bandeira da Estônia. Uma curiosidade: a tradição dita que qualquer nação que tiver sua bandeira no topo da torre Pikk Hermann, tem o direito de governar a Estônia. É por esse motivo que a torre é um símbolo importante para o país.

Castelo Toompea

 

Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky

É a maior igreja ortodoxa da Estônia e foi construída em 1990, quando o país fazia parte do império russo. A catedral foi construída, propositalmente, no local onde antes existia uma estátua de Martinho Lutero. Pois dessa forma, os russos pensavam que estariam mostrando aos locais, principalmente aos luteranos, quem tinha o poder.

Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky Tallinn

 

Catedral Luterana de Santa Maria

Ainda na parte mais alta da cidade, encontra-se a Catedral de Santa Maria. Estima-se que essa igreja medieval foi fundada antes de 1233, e desde então passou por diversas reformas, por isso, exibe uma mistura de estilos arquitetônicos. Para entrar na igreja é necessário pagar 2 euros, que é usado na manutenção da igreja.

A torre da catedral oferece uma linda vista da cidade para quem encara subir os degraus até o topo. A entrada para a torre custa 5 euros e é gratuita para quem tem o TallinnCard.

Catedral Luterana de Santa Maria Tallinn

Dica: Para viajar para Tallinn é obrigatório ter seguro viagem. Os leitores do Contando Destinos ganham 5% de desconto em qualquer plano de seguro viagem. Basta fazer uma cotação aqui e utilizar o cupom CONTANDODESTINOS.

 

Plataforma de Observação Kohtuotsa

A vista dessa plataforma de observação é muito interessante, pois conseguimos ver as construções medievais da cidade e ao fundo as construções e a parte moderna da cidade. Vale a pena passar por lá.

Plataforma de Observação Kohtuotsa

 

Plataforma De Observação Patkuli

Um pouco mais a frente, fica essa outra plataforma de observação. É interessante ver a diferença entre as duas vistas. Enquanto em uma conseguimos ver parte do muro medieval, na outra plataforma, conseguimos ter uma visão da parte moderna.

Plataforma De Observação Patkuli Tallinn

Saindo da plataforma de observação, desça as escadas e siga para a direito, no sentido do centro histórico da cidade.

 

Raekoja plats

Raekoja plats é a praça principal de Tallinn. Ela por si, já é uma atração, cercada com suas construções antigas. Além disso, é na praça principal que se encontra a Prefeitura da cidade e a farmácia que é considerada a mais antiga da Europa, ainda em funcionamento, e por isso, virou atração turística.

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

A prefeitura gótica foi construída entre 1402 e 1404. Possui uma torre que é possível visitar, e de onde se tem uma vista linda da cidade. Para subir na torre, é necessário pagar 5 euros. Possui entrada gratuita com o TallinnCard.

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

A farmácia está aberta desde 1422. Diz a lenda, que nos tempos medievais, vendia remédios que incluíam poção de pele de cobra, suco de múmia e até chifre de unicórnio em pó, que servia contra impotência masculina. Lendas a parte, a farmácia vende remédios até hoje, e tem uma sala ao lado que abriga uma exposição.

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

 

Masters’ Courtyard

Esse pátio é o antigo lar dos mestres artesãos de Tallinn. Hoje abriga lojas e cafés, como o famoso Chocolaterie Café.

 

Katariina käik

A passagem de Santa Catarina, liga a rua Vene com a rua Müürivahe, e é preciso estar atento, pois é uma viela e pode passar despercebida. Essa viela é especial pois abriga a St. Catherine’s Guild, uma série de oficinas de artesanato que comercializam produtos de vidro, cerâmicas, utensílios domésticos, entre outros objetos. Essas oficinas ficam em pequenos espaços que datam entre séculos XV a XVII. A pitoresca passagem de Santa Catarina é uma volta à Tallinn medieval.

Roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn

 

Hellemann Tower and Town Wall – Torre Hellemann e Muro Medieval

A torre medieval Hellemann remonta ao século XIV, e é aberta para visitação. Ela já serviu como prisão e também como loja de armas.

Dessa torre também é possível andar pelo antigo muro medieval que cercava Tallinn, e ainda ter belas vistas da cidade.

Suba esta torre do século XIV e passeie por cima do seu trecho de 200 m da Muralha da Cidade para ter uma vista fantástica das defesas medievais de Tallinn.

Hellemann Tower and Town Wall

 

Viru Gate – Portão de entrada da cidade

Esse portão era a entrada para a cidade na época medieval. As torres que ainda estão no local, faziam parte de um sistema complexo de portões, construídos no século XIV. A maior parte desse portão foi destruída por volta de 1880.

Viru Gate Tallinn

No mapa abaixo, você pode ver todos os pontos citados e o trajeto feito entre eles.

Seguindo esse roteiro a pé pelo centro histórico de Tallinn, você conhecerá os principais pontos turísticos em poucas horas. Separe por volta de 2 horas para o trajeto, mas esse tempo depende também do seu ritmo de caminhada e do tempo que permanecer em cada parada.

Aproveite essa cidade medieval linda que é Tallinn.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply