Alemanha Oktoberfest

Oktoberfest – Os segredos da roupa tradicional alemã

A roupa tradicional alemã possui algumas curiosidades. Acho que todos já viram alguma vez aqueles vestidos e as bermudas com suspensório, seja na internet ou em alguma festa típica alemã. A origem dessas roupas tem uma história,que já contei em outro post. Atualmente, mesmo na Alemanha, essas roupas não são mais usadas no dia a dia. Mas usa-se, com certeza, os trajes típicos em festas ou até em casamentos. Uma ocasião em que esses trajes são usados tanto por alemães quanto por turistas, é na Oktoberfest.

A maior festa de cerveja do mundo acontece todos os anos em Munique, e ao contrario do nome e do que todos pensam, ela começa em setembro e termina no primeiro final de semana de Outubro. Antigamente, a festa acontecia mesmo em Outubro, mas como nesse período o clima já é mais frio, decidiu-se adiantar a festa para garantir um pouco de calor. Durante a Oktoberfest muitas pessoas optam por ir  com a roupa tradicional alemã, que para mulheres chama-se  Dirndl, e para homens, Lederhosen, que existe na versão shorts e calça. Atualmente,  também existe a variação de Lederhosen para as mulheres.

Reserve já seu hotel na Alemanha e garanta os melhores preços 

roupa tradicional alemã

Como usar o Dirndl, a roupa tradicional alemã feminina

A roupa tradicional alemã feminina possui alguns segredos. Esses segredos se referem ao lado que fica o laço do vestido. Existe o lado certo para deixar o laço de acordo com o estado civil de quem está usando o vestido. Sim  sim, dependendo do lado que o laço estiver, pode-se saber se ela é solteira, casada, garçonete ou até viúva. Isso ajuda muito na hora da paquera!!

Então, vamos aprender!

O que diz o laço do Dirndl

Laço do Dirndl do lado esquerdo

Schleife links, Glück bringt’s! Laço do lado esquerdo, traz sorte!

O laço do lado esquerdo de quem veste o Dirndl, significa que a mulher é solteira, então é uma boa oportunidade para o flerte.

Oktoberfest 2016

Laço do Dirndl do lado direito

Achtung bei Schleife rechts! Schleife rechts ist für Burschen auf der Pirsch schlecht.

O laço do lado direito de quem veste significa que a mulher tem um compromisso sério ou que já é casada. Então, prestem muita atenção no lado do laço.

Oktoberfest 2016

Laço do Dirndl no meio

Alles andere als unschlüssig!

O laço no meio e na frente significa, pela antiga tradição, que a mulher é virgem. Mas também pode significar que ela está apenas enrolada, que está em um relacionamento instável, não muito sério.

roupa tradicional alemã

Laço do Dirndl no meio para atrás

Beileid oder Trinkgeld? Condolências ou gorjeta

O laço no meio e atrás pode significar 2 coisas, a mulher pode ser viúva ou então garçonete.

Também é preciso tomar cuidado com o laço nessa posição, porque nem todas as mulheres poderão te trazer uma cerveja.

Oktoberfest 2016
 Vai para Alemanha? Aproveite para conhecer 10 comidas típicas alemãs, coloque na sua lista e aproveite!

Agora você já sabe como vestir seu Dirndl!! E os homens podem ficar atentos ao lado que está o laço!!

Mas uma coisa muito importante, que não se pode esquecer, é o respeito, sempre!! Independente do lado que o laço do Dirndl está!!

E você, sabia dessa curiosidade? Já usou alguma vez a roupa tradicional alemã? Conte-nos nos comentários!!

Boa Oktoberfest à todos!!

 

Fonte e fotos: Oktoberfest.de

.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply