Alemanha cultura Curiosidade roupa tradicional alemã

Roupa Tradicional Alemã – a roupa usada na Oktoberfest

A famosa roupa tradicional alemã usada na Oktoberfest

Nessa época do ano encontramos as famosas roupas tradicionais da Alemanha para vender, até em lojas de roupas comuns. Existem lojas especializadas nesse tipo de roupa, que as comercializam durante o ano todo. Mas nesse período a procura aumenta e as outras lojas aproveitam.

Na verdade, esse tipo de roupa é originalmente do Estado da Baviera, Salzburgo e Tirol.

Existem muitas festas da cerveja, inclusive a Oktoberfest, que na realidade ocorre no final de setembro. Nessas festas é tradição vestir-se como manda o figurino. Pode-se também encontrar pessoas com esses trajes em festas regionais tradicionais, e até em casamentos. Essa tradição é mais forte e presente no Estado da Baviera, no sul da Alemanha.

Encontre hotéis na Alemanha e garanta os melhores preços 

Roupa Tradicional Alemã
Vestidos à venda em uma loja no centro

 

Mas sempre tive curiosidade em saber o nome das roupas e porque elas são uma tradição. Então vamos lá! Vamos começar pelas mulheres, claro.

Aproveite para saber as melhores localizações para se hospedar em Munique

 

Roupa Tradicional Alemã Feminina

Os vestidos fofinhos são chamados Dirndl, não tem uma tradução para o português, pois esse nome tem origem no dialeto local, o “bayerisch”, mas se refere à jovens. Eles consistem em uma saia com um avental, uma blusa (que pode ser com ou sem manga) e um corpete (que na minha opinião dá muito charme a peça). Pode-se ainda usar um xale como acessório, o que será muito útil se o tempo não estiver muito bom.

Um detalhe super importante é o nó do avental, pois ele representa o estado civil da mulher que está usando. Um nó do lado esquerdo indica que ela é solteira, o nó do lado direito significa que ela é casada ou comprometida e o nó atrás significa que ela é viúva, ou no caso de se estar em festas, ela também pode estar trabalhando na festa. Portanto meninas, se pretendem ir a alguma festa vestidas com os trajes tradicionais, fiquem atentas ao lado do nó.

Esse traje surgiu como uma forma de uniforme resistente das camponesas austríacas no século XIX. Originalmente cada aldeia tinha seu próprio estilo e ornamentos.

Na região sul da Alemanha é possível encontrar mulheres mais velhas usando essas roupas no dia-a-dia. Existe hoje os Dirndl de vários estilos e preços, um traje completo pode chegar a 100€.

Roupa Tradicional Alemã

 

Roupa Tradicional Alemã
Vários tipos de Dirndl

Roupa Tradicional Alemã Masculina

A roupa tradicional masculina tem a mesma origem da feminina. Surgiu como uma forma de roupa mais resistente e fácil de limpar para os camponeses, além de pratica para a caça. É chamada Lederhosen, e significa “calça de couro”, que na verdade é um shorts. Existem 3 modelos: “kurse Lederhosen”, que termina acima do joelho e é, na maioria das vezes, utilizada por crianças, “Kniebundlederhosen”, que termina abaixo do joelho e é o modelo mais popular, e “Lange Lederhosen”, que vai até o tornozelo.

A cor tradicional da Lederhosen bávaro é preta ou marrom. O modelo marrom é bordado com detalhes brancos e o modelo preto com detalhes verdes.

Roupa Tradicional Alemã
Tradicional Lederhosen

Em busca de mais conforto e praticidade, as mulheres adaptaram a Lederhosen para uma versão feminina.

Roupa Tradicional Alemã

Eu particularmente, prefiro o Dirndl, acho muito mais charmoso!!

Mesmo morando um pouco longe de onde esses trajes são fortes tradições, no verão do ano passado, estava passeando por Monschau, uma pequena cidade que fica a 40 min da minha casa, e nos deparamos com esse casal.

Roupa Tradicional Alemã
Para eles é normal, eles não se sentem “fantasiados”.

Ainda vou comprar o meu Dirndl!!! 🙂




Booking.com

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Inês Dota
    29 de agosto de 2014 at 16:38

    muito interessante, acho bonito esses trajes….. compra o seu e tira foto…

  • Reply
    Aline Dota
    3 de setembro de 2014 at 13:22

    Também achoo bem bonito e charmoso!!! 🙂

  • Reply
    felicityfournao
    14 de maio de 2016 at 19:27

    eu ca acho lindo mas gosto mais de roupas modernas e confortáveis

  • Reply
    Tereza Cristine Bonfim
    16 de julho de 2017 at 16:30

    ameiiii

  • Reply
    bh
    8 de julho de 2019 at 23:03

    só eu achei as roupas horríveis? .-.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      10 de julho de 2019 at 03:56

      Você pode achar horríveis, mas são as roupas tradicionais, que tem uma explicação histórica e faz parte da cultura alemã. Assim como algumas pessoas podem achar as fantasias de carnaval do Brasil horríveis! Gosto é gosto, cada um tem o seu 😉

  • Reply
    shakira almeida
    27 de julho de 2021 at 09:50

    oi as roupas eu amwi gostei muinto bom dia

  • Reply
    shakira almeida
    27 de julho de 2021 at 09:52

    justo tengo que faser um trabalio diso eu gostei muintodas roupas sao muy lindas

Leave a Reply