Alemanha Conhecendo Baden-Württemberg Europa Região Sul da Alemanha

Conhecendo o Lago Blautopf e região

Visitar o lago Blautopf é um dos nossos passeios preferidos, pode ser feito em 1 dia (bate-volta) a partir de Stuttgart ou Ulm, na região sul da Alemanha. Blautopf é um lago que tem uma coloração diferenciada, uma mistura entre azul e verde, que é influenciada pelo clima e pelo sol, ou seja, pela luz que é refletida no lago. Quanto mais luz, mais bonita estará a cor dele. Blau em alemão significa azul e Topf significa panela.

Já visitamos o lago em diversas estações do ano, e garantimos que vale a pena o passeio, seja qual for a estação. O lago e a região são lindos. Mas lá não existe só o lago para conhecer e é isso que quero te contar nesse post. Quando planejar seu passeio para o Blautopf, aproveite para conhecer bem todos os atrativos do lago e da região.

Lago Blautopf

Vamos conhecer um pouco mais sobre o lago.

Na verdade, ele é uma fonte que cria esse lago. Esse lago, que possui uma forma de funil, alimenta o rio Blau, que depois de percorrer cerca de 22 quilômetros, desemboca no rio Danúbio, já na cidade de Ulm.

A região possui muitas rochas calcárias, portanto, no fundo do Blautopf existe muito calcário. É a dispersão da luz nessas partículas que estão no fundo, que confere a cor azul ao lago.

Lago Blautopf, Blaubeuren - Alemanha

O lago Blautopf começou a ser explorado e estudado apenas a partir de 1950. Quando mergulhadores de Munique conseguiram alcançar os 21 metros de profundidade do lago e encontrar a entrada da caverna do Blautopf, de onde vem a água.

Esse sistema de cavernas é bem ramificado e é ele que alimenta o Blautopf. Ele funciona como uma espécie de esgoto, que direciona a água da chuva para o lago. A bacia hidrográfica que alimenta o Blautopf tem cerca de 160 quilômetros quadrados.

Como chegar ao lago Blautopf

O Blautopf está localizado numa cidade chamada Blaubeuren, no sul da Alemanha. Essa cidade fica a aproximadamente 20 quilômetros de Ulm e 80 quilômetros de Stuttgart. É possível chegar de carro e de trem.

Para ir de trem, saindo de Ulm ou de Stuttgart, pegue um trem até a estação de Blaubeuren. Depois é necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 20 quilômetros pelo centro da cidade, até chegar ao lago. É uma caminhada tranquila e você pode aproveitar para conhecer a cidade, que é pequena.

Se optar ir de trem a partir de Stuttgart, precisará fazer uma baldeação em Ulm, por isso é bem interessante integrar um passeio em Ulm a sua visita ao Blautopf.

Para quem vai de carro, não é difícil encontrar locais para estacionar. Apenas fique atento pois na maioria das vagas é preciso pagar e esse pagamento é feito através de um paquímetro.

Veja esse mapa com os estacionamentos disponíveis em Blaubeuren.

Estacionamento em Blaubeuren Alemanha

Uma observação importante sobre o mapa: nas ruas que estão em laranja é permitida a permanência de até 30 minutos. Nas ruas que estão em amarelo, a permanência permitida é de até 2 horas. O local representado por um “P” verde, é permitida a permanência de até 5 horas. Nos outros locais representados por um “P” azul (Parking), não tem limite de permanência.

Quando ir

Nós já visitamos o lago Blautopf durante o inverno, primavera e verão. Claro que, durante o verão, a água ganha uma coloração incrivelmente azul, pois nessa estação existe muita luz solar. E como já citamos, é preciso luz para refletir a cor azul.

Mas isso não significa que não valha a pena ir em outras estações. O lago é bonito e a região todo tem atrativos. Veja as nossas fotos.

sul Alemanha
Blautopf no inverno
lago Blautopf no inverno - Alemanha
Blautopf no verão

Se possível, escolha estar no lago num horário de mais sol.

Como visitar o Blautopf

Visitar o Blautopf é de graça. Você consegue dar uma volta completa no lago e não é preciso pagar nada. Aproveite para fazer muitas fotos. Mas atenção: não é permitido entrar na água do lago.

Aproveite também para conhecer a cidade e a região. Há muitas coisas interessantes para fazer por lá.

Outros atrativos próximos ao lago Blautopf

Café am Blautopf

Na casa enxaimel que fica bem no lago, está localizado um café. Você também poderá se sentar no terraço e apreciar a vista para o lago.

Nesse café são servidos bolos, sorvetes, bebidas quentes e geladas, e pequenos lanches.

Atenção, o café poderá estar fechado se for no inverno, ou estar funcionando num horário bem reduzido.

Moinho no lago Blautopf, Alemanha

Moinho

Na mesma casa enxaimel é possível ver um moinho d’água, ele pertencia a uma oficina de ferreiro que funcionada nessa casa.

A localização do moinho era perfeita ali, pois o fluxo constante de água que passava pelo moinho, gerava uma fonte inesgotável de energia.

Tudo começou em 1804, quando um ferreiro recebeu autorização para montar sua oficina no lago Blautopf. A oficina funcionou de maneira original até 1889. Depois disso, foi reformada e funcionou até 1956.

Atualmente, funciona como um museu e também como uma oficina onde são ministrados cursos sobre ferraria.

O museu é pequeno e o preço da entrada também. Custa 1,50 euros por adulto. Crianças de 06 a 16 anos pagam 1 euros. Crianças até 06 anos tem entrada gratuita.

Em alguns dias do ano, também é possível fazer um tour guiado que ao final terá uma demonstração de fabricação de uma peça de ferro.

Para mais informações acesse o site sobre o moinho da ferraria.

Lago Blautopf, em Blaubeuren - Alemanha

Trilhas do Blautopf

Se você gosta de natureza e de fazer trilhas, está no lugar certo. Além de conhecer esse lago lindo, terá disponível perto do Blautopf, 3 trilhas pré-determinadas.

A primeira trilha se chama Kleiner Blautour. Ela começa no centro de turismo da cidade, e te leva ao lago, à uma área verde e ao centro de Blaubeuren. Ela possui 7 quilômetros e uma elevação máxima de 158 metros. Se tiver mais folego e bons calçados, pode subir até a Ruckenkreuz, de onde se tem uma linda vista de Blaubeuren.

Uma outra trilha perto do lago é a Blaubeurer Felsenstieg. Essa não passa diretamente no lago, então vá conhecê-lo e depois inicie a trilha nas proximidades do mosteiro que tem perto. Essa trilha te levará a muito verde, ruínas de castelos, pedras com vistas incríveis. Possui 10,4 quilômetros e uma elevação máxima de 464 metros. Recomendo certa experiência e calçados apropriados.

Já a terceira trilha não passa no centro da cidade, mas ela pode ser iniciada na estação de trem de Blaubeuren. O nome dela é Eiszeitjägerpfad. Ela te levará por cavernas da era do gelo, onde 3 dessas cavernas são Patrimônio Mundial da UNESCO. Possui 9,3 quilômetros e uma elevação máxima de 433 metros. Também recomendo certa experiencia e calçados apropriados. Se escolher essa trilha, também poderá conhecer o lago antes ou depois, mas lembre-se que a trilha não passa pelo Blautopf.

É fundamental saber os nomes das trilhas, pois assim poderá seguir as placas de sinalização durante o trajeto.

Veja o trajeto das trilhas:

Trilhas em Blaubeuren - Alemanha

Se possível, imprima o mapa das trilhas com informações (em alemão), basta clicar nesse link.

Mosteiro

A cidade de Blaubeuren possui um mosteiro que foi fundado em 1085 e viveu de acordo com as regras da ordem beneditina.

A localização do mosteiro foi estrategicamente escolhida, pois por ser perto do lago Blautopf, a abundância de água estava garantida. A fundação do mosteiro está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade de Blaubeuren.

Mosteiro em Blaubeuren, Alemanha

Atualmente, é possível visitar o complexo do mosteiro gótico. A entrada para a visita custa 5 euros por pessoa. O mosteiro está aberto de 01 de março a 01 de novembro, diariamente das 10 às 17 horas. De 02 de novembro a 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14 às 16 horas e de sábado, domingo e feriado, das 11 às 16 horas.

Blaubeuren

Por último, mas não menos importante, vamos falar da cidade de Blaubeuren.

A cidade foi mencionada pela primeira vez em 1267 e possui uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha. Blaubeuren faz parte da Deutsche Fachwerkstraße, a rota alemã das casas enxaimel, portanto, você encontrará diversas casas charmosas e becos encantadores.

Blaubeuren é bem pequena, mas vale a pena explorar a pé seu centro histórico. Além disso, lá você encontrará o Urgeschichtliches Museum Blaubeuren, o museu pré-histórico que possui objetos importantes, como por exemplo, os instrumentos musicais mais antigos da humanidade já encontrados, flautas feitas de ossos de pássaros e marfim de mamute.

Realmente, existem muitos atrativos além do lago Blautopf. Se preferir conhecer apenas o lago, não deixe de ir até Ulm, a cidade onde nasceu Albert Einstein é muito bonita.

De qualquer forma, o lago Blautopf é um lugar imperdível para conhecer no sul da Alemanha.

Esse post faz parte da série “Conhecendo Baden-Württemberg”. Nós do Contando Destinos moramos na região e com essa série, traremos sempre postagens para você explorar todas as belezas desse estado no sul da Alemanha.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply