Alemanha Castelo Conhecendo Baden-Württemberg Europa Região Sul da Alemanha

13 Castelos para conhecer no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg

Preparados para a nossa lista de Castelos para conhecer no sul da Alemanha? Que a Alemanha possui lindos castelos, não é segredo para ninguém. Mas você sabia que a maior concentração dos castelos alemães se encontra no estado de Baden-Württemberg? Por isso, fizemos uma lista de 13 Castelos para conhecer no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, para você visitar e escolher qual acha mais bonito.

Você vai encontrar os castelos na Alemanha escritos como Burg ou Schloss. Existe uma diferença entre eles. O Schloss é um palácio, muitas vezes, no centro da cidade, e que serviu no passado, como residência oficial para a corte ou nobreza. Já o Burg se refere mais a castelos-fortalezas, mais afastados da cidade e construídos em pontos estratégicos, como no topo de montanhas. Para facilitar a compreensão, usaremos mais o termo castelo.

Alguns castelos são mais bonitos e luxuosos por dentro, outros possuem uma incrível arquitetura, outros são mais bonitos quando vistos de longe, outros possuem também um mosteiro ou uma igreja, outros ficam perto de floresta onde pode-se aproveitar e fazer um passeio perto da natureza. Existem castelos de todos os tipos e para todos os gostos. Aproveite!

13 Castelos para conhecer no sul da Alemanha – mapa

Para facilitar o planejamento do seu passeio, marcamos no mapa abaixo a localização de todos os castelos que selecionamos para esse post. Assim, poderá escolher qual é o melhor para você, associar a visita com um passeio por alguma cidade próxima e aproveitar muito.

13 Castelos para conhecer no sul da Alemanha

Schloss Lichtenstein

Esse está entre os meus preferidos da região. Acho ele incrível por fora e já fui várias vezes, apenas para ter essa vista.

Castelo Lichtenstein - Castelos para conhecer no sul da Alemanha

Também já fizemos a visita e contei tudo: Visitar o Castelo Lichtenstein

Informações para visita

Você pode visitar apenas o pátio do castelo. É no pátio que se tem a vista mais bonita do castelo. Para acessar apenas o pátio, a entrada custa 3 euros por pessoa.

Visita guiada ao interior do castelo (disponível em inglês e alemão). Você pode solicitar um folheto em português de Portugal com as explicações sobre o castelo. Essa visita custa 9 euros por pessoa e dá direito também a entrada no pátio.

O Castelo de Lichtenstein tem um horário diferenciado de acordo com a época do ano. Em março, abre diariamente das 10 às 16 horas. Entre abril e outubro, abre diariamente das 9 às 17:30 horas. Nos meses de novembro e dezembro, abre diariamente das 10 às 16 horas.

O castelo permanece fechado nos meses de inverno, em janeiro e fevereiro.

Burg Hohenzollern

O Burg Hohenzollern foi residência dos condes suábios e pertence até hoje, à família Hohenzollern. Apesar de ser uma propriedade particular, é aberto para visitação. Um castelo foi mencionado no mesmo local, por volta do ano de 1267. O castelo como é hoje, teve sua construção iniciada em 1850, sendo inaugurado em outubro de 1867.

Esse é um castelo que você precisa admirar também de longe. Aproveite o caminho até o castelo para vê-lo.

Informações para visita

Horário de funcionamento: fechado temporariamente devido ao COVID-19. Reabertura prevista para 14.06.2020

Sigmaringen Schloss

O castelo de Sigmaringen foi mencionado pela primeira vez em 1077, era a residência e sede do governo da região da suábia. Após um incêndio em 1893, ele foi reconstruído na forma como podemos ver hoje. O castelo de Sigmaringen domina a paisagem da cidade que leva o mesmo nome.

Informações para visita

Visita guiada – A visita guiada dura cerca de 60 minutos e é realizada em alemão. Você poderá solicitar um folheto explicativo em outras línguas, inclusive em português. Valor: 9,50 euros por pessoa.

Visita guiada com áudio-guia – O áudio-guia está disponível em inglês e francês e o tour dura cerca de 602 minutos. Valor: 7 euros por pessoa.

Horário de funcionamento: horário especial devido ao COVID-19 – a partir de 19.06.2020, de sexta-feira a domingo das 10 às 16 horas.

Schloss Heidelberg

O Castelo de Heidelberg é sem dúvida um lugar imperdível para se visitar, assim como a cidade de Heidelberg. Durante a Guerra dos Trintas Anos, que aconteceu entre os anos de 1618 e 1648, o castelo foi destruído e abandonado. Mas hoje é uma das ruinas mais importantes da Alemanha.

Dentro do castelo está o Museu Alemão da Farmácia w o maior barril de vinho da Europa.

Castelo de Heidelberg - Castelos para conhecer no sul da Alemanha

Veja como foi nossa visita ao castelo de Heidelberg.

Informações para visita

A entrada para o castelo custa 8 euros por pessoa e está incluída ida e volta de funicular (já que o castelo fica no topo de uma montanha). Essa entrada inclui também o Museu Alemão da Farmácia e o Barril de vinho.

Para fazer uma visita guiada, é necessário pagar um valor adicional de 6 euros por pessoa.

Também é possível fazer uma visita com áudio-guia. Para isso, é necessário pagar um valor adicional de 5 euros. O áudio-guia está disponível em alemão, inglês, francês, espanhol, japonês, chinês, coreano e russo.

Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 18 horas (os ingressos podem ser comprados até as 17:30).

Residenzschloss Ludwigsburg

O Castelo (ou Palácio) de Ludwigsburg fica na cidade de mesmo nome, que é vizinha de Stuttgart. Esse é o maior castelo barroco da Alemanha e começou a ser construído em 1704. As belezas do Castelo de Ludwigsburg não fica apenas no seu interior, o jardim do castelo é uma das principais atrações. Dentro do jardim fica um jardim de contos de fadas, que é a diversão das crianças. Anualmente, acontecem diversas festas no jardim do Castelo de Ludwigsburg, vale a pena conferir sempre o calendário.

Veja como foi nossa visita ao Castelo de Ludwigsburg

Informações para visita

A entrada custa 8 euros por pessoa, incluindo um tour guiado. Você deverá escolher entre o tour “Duque” e o tour “Duquesa”, que são diferentes. Para fazer os 2, é necessário pagar um valor adicional de 4 euros.

Para visitar o castelo e o jardim, é necessário comprar o ingresso completo, que custa 20 euros por pessoa.

Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo e feriados das 11 às 16 horas.

Schloss Favorite Ludwigsburg

Esse castelo fica bem perto do Residenzschloss em Ludwigsburg, é só atravessar uma avenida.

Esse castelo foi construído entre 1717 e 1723, para servir de casa de caça e lazer. O enorme jardim que existe ao redor do castelo é um convite para um belo passeio.

Informações para visita

A entrada no castelo custa 4 euros por pessoa. Já para entrar no parque, não é necessário pagar entrada.

Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 19 horas.

Atenção: devido ao COVID-19, os banheiros estão fechados.

Schloss Solitude

Em 1763, começou a construção do castelo Solitude, num local que era de caça. Inicialmente, era para ser um refúgio simples, mas elegante. Um tempo depois, o duque que iniciou sua construção, mudou de ideia e o projeto tomou uma proporção maior. Foi construído o castelo principal, muitos anexos, jardim zoológico, e jardins de lazer. Logo o conjunto se tornou imponente e luxuoso, sendo um local de esplendor da corte, onde eram realizadas recepções oficiais e festividades.

Informações para visita

A entrada no castelo custa 4 euros. Atualmente, devido ao COVID-19, não estão sendo realizadas visitas guiadas. Mas é possível fazer a visita simples.

Para acessar os jardins, a entrada é gratuita.

Horário de funcionamento: de sexta-feira a domingo e feriado, das 11 às 16 horas.

Barockschloss Mannheim

O Palácio Barroco de Mannheim é um dos maiores da Europa, com seu amplo pátio e uma fachada de 440 metros de comprimento. O palácio fica onde antes existia uma fortaleza que foi destruída durante uma guerra. Em 1720, começou a construção do complexo como ele é hoje.

Informações para visita

É possível visitar o castelo com um áudio-guia, a entrada custa 7 euros por pessoa. Áudio-guia disponível em alemão, inglês e francês.

Também existe um tour guiado, a entrada custa 10 euros por pessoa.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo e feriado das 10 às 17 horas.

Residenzschloss Urach

O Castelo de Urach foi construído no século 14, no local onde já existia um outro castelo desde o século 11. Um diferencial desse castelo é que ele tem uma arquitetura diferenciada, ele é de madeirame, estilo enxaimel.

Informações para visita

A entrada para o castelo custa 4 euros por pessoa.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 12 às 17 horas, sábado, domingo e feriado das 10 às 17 horas.

Residenzschloss Rastatt

O Castelo Rastatt é o castelo-residência barroco mais antigo do Alto do Reno. Ele foi construído por volta do ano 1700. Em 1705, a corte do estado de Württemberg, foi transferida para lá.

O castelo, de cor rosada, foi construído seguindo o modelo do palácio de Versalhes, que fica na França.

Dentro do castelo fica o Museu de História Militar

Informações para visita

Pode-se adquirir o ingresso para o castelo, com uma visita guiada, juntamente com a entrada para o museu. Esse ingresso custa 8 euros por pessoa.

A igreja do castelo também pode ser visitada, e a entrada custa 6 euros por pessoa.

Se você deseja fazer uma visita completa, vale a pena comprar o ticket combinado, que dá direito a visita guiada ao castelo, museu de história militar e visita guiada a igreja do castelo.

*Devido a pandemia de COVID-19, a igreja do castelo permanece fechada.

O horário de funcionamento é de quinta-feira a domingo e feriado, das 11 às 15 horas.

Neues Schloss Tettnang

Próximo ao Lago de Constança, o Castelo Tettnang, fica no local onde existia uma fortaleza que foi destruída durante a Guerra dos Trinta Anos. O castelo novo começou a ser reconstruído em 1712.  

Em 1997, o castelo foi aberto para visitação pública. Um dos destaques é a Bacchussaal, uma sala dedicada ao Deus Bach, Deus do vinho, onde eram celebradas luxuosas festas.

Informações para visita

A entrada para o castelo custa 6 euros por pessoa.

O castelo reabriu em 05 de junho de 2020 e o horário de funcionamento é das 11 às 17 horas, de quinta-feira a domingo e feriado.

Schloss Und Schlossgarten Schwetzingen

O castelo e Jardim de Schwetzingen foi mencionado pela primeira vez no século 14, e consistia num complexo murado, como uma fortaleza. Esse primeiro local foi bastante destruído durante a Guerra dos Trinta Anos. Em 1655, o castelo começou a ser reconstruído.

Após 35 anos, o castelo foi novamente destruído, durante outra guerra. Dessa vez, ele além de ser reconstruído foi ampliado.

Hoje, as visitas ao castelo mostram como eram os quartos e as salas sociais.

Informações para visita

Infelizmente, o castelo continua fechado para visita, devido a pandemia de COVID-19.

Apenas o jardim do castelo foi reaberto, e a entrada custa 5 euros por pessoa.

O horário de abertura do jardim é das 9 às 20 horas, diariamente, sendo a última entrada permitida até às 19 horas.

Schloss Bruchsal

O Castelo Bruchsal foi construído na primeira metade do século 18. É formado por um complexo barroco, composto por mais de 50 edifícios.

Informações para visita

O valor de entrada é de 8 euros por pessoa.

O horário de funcionamento do castelo é de quinta-feira a domingo e feriado das 10 às 17 horas.

Esses foram os 13 Castelos para conhecer no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, que selecionamos para você. Mas existem muitos outros castelos interessantes.
Descubra todos e divirta-se!

Veja os outros posts da série Conhecendo Baden- Württemberg:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Rosimeri
    22 de junho de 2020 at 17:55

    Castelos maravilhosos, reporta para o passado.

Leave a Reply