Alemanha Conhecendo Baden-Württemberg Europa Região Sul da Alemanha Stuttgart Trilhando Destinos

Trilhando Destinos: Trilha pela Rota Idílica, na Alemanha

A Alemanha é famosa pelas suas rotas, como a rota romântica, rota dos castelos, rota dos contos de fadas. Mas também é um fato que o país é um paraíso para os amantes de trilhas, e para esses também existem diversas rotas. Hoje quero contar sobre a Idyllische Straße, ou Rota Idílica. Ela foi lançada em 1967 e consiste em 24 trilhas circulares que ficam na região da floresta suábia, no Estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha. A rota idílica também pode ser feita de bicicleta ou carro.

Idílico significa algo puro, maravilhoso, até fantasioso, saído de um sonho, de uma utopia. As rotas passam por diversos tipos de paisagem, florestas, campos, pomares, cidades e até castelos. Também passa por lugares da época romana, torres e lugares com uma ampla vista do local.

As trilhas variam em distância e dificuldade. Existem trilhas de 5 a 25 quilômetros de trajeto. Algumas delas, é recomendável um bom calçado próprio para trilha, outras não é possível fazer com carrinhos de bebê, algumas tem mais elevação que outras, cada uma tem sua particularidade. Por isso, é importante se informar sobre a trilha antes.

Isso pode ser feito no site oficial Idyllische Straße, onde as trilhas são separadas e nomeadas por letra. Lá encontramos também as especificações sobre a elevação, grau de dificuldade, melhor época do ano para fazer a trilha e os principais pontos que serão encontrados na trilha. Além disso, encontramos uma descrição com curiosidades sobre alguns locais. Há informações sobre como chegar ao local de carro, como estacionamento para poder deixar o carro e iniciar a trilha, ou como chegar de transporte público. 

Idyllische Straße - rota idílica

Nós fizemos a trilha N da rota idílica e vou contar um pouco como foi.

Rota Idílica – trilha N

Escolhemos a trilha N, pois era próxima a Stuttgart, aproximadamente 40 quilômetros de distância. Além disso, ela tem uma quilometragem que queríamos tentar fazer, mesmo com as dificuldades de elevação. A trilha N tem 12,9 quilômetros, e lá fomos nós.

Fomos de carro até o estacionamento. Não encontramos o indicado na descrição da trilha, mas tinha outro bem próximo, Wanderparkplatz Teufelsstein, no endereço: Kernerweg 1, 71560 Sulzbach an der Murr.

Deixando o carro no estacionamento, que é gratuito, iniciamos a trilha.

Início da trilha N na rota idílica

Todo o trajeto é sinalizado por essas placas. Como ele é um trajeto circular, você poderá seguir em qualquer sentido. Nós seguimos o sugerido no site. A maior parte da trilha é feita pela floresta.

Floresta na rota idílica

Mas também passamos por campo e por uma pequena parte na cidade.

trilha na Alemanha

Alguns pontos da trilha tem uma vista muito bonita.

vista sul Alemanha

Também encontramos na trilha a pedra do diabo, Teufelstein, que diz a lenda foi onde o diabo levou 3 meninos para jogar cartas, por isso o formato da pedra.

Teufelstein - pedra do diabo na rota idílica

A dificuldade dessa trilha é média, tem muitos pontos de subida e atingimos uma elevação de aproximadamente 200 metros. Apesar das subidas e descidas, o chão não é irregular. Recomendamos que levem água, pois não vimos fontes no caminho. Não esqueçam também o repelente, principalmente na época do calor.

Primavera sul da Alemanha

Gostamos muito de fazer essa trilha e já escolhemos qual será a próxima trilha da rota idílica.

paisagem do sul da Alemanha

Aproveitamos e paramos no centro de Sulzbach an der Murr, para conhecer o Castelo Lautereck, que foi construído por volta do século 17.

Castelo Lautereck na Alemanha

Você pode ver todas as trilhas que já fizemos em Trilhando Destinos.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply