Aldeias do Xisto Europa Portugal

Aldeias do Xisto, as pitorescas aldeias de Portugal

As Aldeias do Xisto são pitorescas aldeias que ficam na região serrana de Portugal. São compostas por 27 aldeias. A maior característica dessas aldeias são as casas construídas de pedra xisto, que é um tipo de pedra comum e abundante na região.

Conhecemos algumas aldeias do xisto durante nosso roteiro pelo centro de Portugal. Para quem quer conhecer o país além de Lisboa e Porto, esse é um excelente roteiro. Além de ter menos turistas, é uma região que faz parte da história de Portugal. As aldeias surgiram após a fixação das famílias que tinham atividades agrícolas e pastoris, e viviam de fato, nas casinhas que ficam das aldeias do xisto.

Em meados do século 20, as aldeias começaram a ser abandonadas, pois seus moradores partiram para outros locais, em busca de melhores oportunidades. Mas um projeto busca revitalizar as aldeias e repovoar, trazendo também o turismo para ajudar a manter a população local. É realmente um passeio interessante, pois as casinhas de pedra cravadas nas serras portuguesas, formam uma paisagem diferente e linda.

Quais são as Aldeias do Xisto?

São 27 aldeias distribuídas na região central de Portugal e você pode encontrar a lista toda no site oficial das Aldeias do Xisto. As mais visitadas são as que ficam na Serra da Lousã, que são 12 aldeias, e na Serra do Açor, que são 5 aldeias.

Sabia que o seguro de viagem é obrigatório para viajar para Portugal? Descubra como conseguir o seguro-viagem com melhor custo-benefício

Como chegar às Aldeias do Xisto

A melhor forma de chegar é de carro, dessa forma chegará de modo mais rápido e eficiente, e poderá visitar mais aldeias num só dia.

Nós fizemos o percurso de carro, e é preciso alguns cuidados. Existem placas indicativas com os nomes das aldeias e o asfalto é bom, mas em alguns trechos a estrada é bem estreita e é preciso ter muita atenção. Também é uma região que possui sua floresta preservada, portanto, atenção com possíveis animais na pista também é necessária.

Estrada da Serra da Lousã em Portugal

Quais aldeias do Xisto visitamos?

Nós visitamos apenas 2 aldeias da serra da Lousã, pois estava chovendo e preferimos fazer com bastante calma.

Aldeia Casal Novo

A primeira aldeia que paramos foi Casal Novo. Estacionamos o carro nas poucas vagas que existem na estrada, antes de entrar na aldeia. Para entrar na aldeia é preciso descer a rua principal.

Aldeia Casal Novo Portugal

Na entrada da aldeia, tem um mapa para orientar sua visita.

Aldeias do Xisto

Durante a descida fomos olhando as casas do xisto, cada cantinho. A maioria parecia abandonada, e algumas estava para alugar para temporada. Deve ser incrível passar algumas noites nesse lugar, e viver alguns dias como se vivia antigamente.

Aldeias do Xisto Casal Novo

Descendo toda a aldeia, chegamos na eira de onde se tem uma linda vista da cidade de Lousã.

Serra da Lousã em Portugal

Na aldeia Casal Novo não encontramos nenhum café ou restaurante.

Aldeia Talasnal

É considerada uma das aldeias mais bonitas. Já na chegada, as casas de pedra uma em cima da outra, formando Talasnal, já surpreendem os visitantes.

Aldeias do Xisto Talasnal

Na entrada também tem um mapa, que ajudará a orientar sua visita.

Talasnal Portugal

Essa aldeia é maior que a anterior, mas também é muito fácil andar pelas suas ruas e encontrando lugares lindos e enquadramentos para fotos.

Talasnal Aldeias do Xisto em Portugal

Almoçamos nessa aldeia, na Taverna Talasnal. Comemos bacalhau que estava ótimo e foi o local mais barato que já comemos em Portugal. O atendimento também foi excelente.

Onde comer em Talasnal Portugal

Andando pela aldeia, vimos o Castelo da Lousã. E seguimos para lá.

Castelo da Lousã em Portugal

O castelo estava fechado e não conseguimos visitar.

O dia prometia mais chuva, por isso, depois do castelo, seguimos para o nosso próximo destino que era Piódão, uma aldeia na serra do Açor. Se você gosta de fugir das grandes cidades, agito e multidões, conhecer as aldeias de Portugal é um excelente destino. Além das aldeias do xisto, conhecemos outras 2 aldeias históricas: Piódão e Belmonte, que também vale a pena colocar no seu roteiro.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply