Gastronomia Portugal

Quinta da Aveleda – uma visita com degustação de vinhos em Portugal

Fizemos um roteiro de 15 dias em Portugal, durante nossa viagem visitamos a Quinta da Aveleda, uma vinícola localizada na região dos vinhos verdes e que produz um dos meus vinhos verdes preferidos. A quinta fica distante aproximadamente 40 quilômetros de Porto, o que possibilita um bate-volta para realizar a visita. Mas se quiser ficar hospedado mais próximo, recomendo a cidade de Penafiel, que é a mesma da quinta ou Paredes, que foi onde ficamos hospedados.

A Quinta da Aveleda é administrada pela mesma família, a família Guedes, há mais de 300 anos, e é a 5ª geração que está no comando. A produção de vinho começou em 1870. Na época a vinha era plantada em ramadas, deixando o espaço do solo praticamente livre, para ser aproveitada para outros cultivos. Em 1880, a Quinta da Aveleda se tornou pioneira no sistema de condução em bardo, onde as vinhas são cultivadas em fileiras, e na separação de castas.

Entre 1888 e 1889, a Quinta da Aveleda recebeu seus primeiros prêmios, a medalha de ouro na exposição de Berlim e medalha de prata na exposição de Paris. Em 1939, a quinta desenvolve o vinho Casal Garcia, que logo se torna um vinho de referência do vinho verde. Atualmente, o Casal Garcia é o vinho mais produzido e exportado da quinta. Na década de 60, aposta-se na identidade do vinho Quinta da Aveleda e a popularidade da quinta cresce ainda mais. Em 1970, a quinta lança a aguardente vínica chamada Adega Velha. Com o passar dos anos, a Quinta da Aveleda adquiriu outras quintas, e hoje produz também vinhos tintos, rosés, brancos, espumantes e vinho do porto.

Quinta da Aveleda Portugal

Agora que já conhecemos um pouco da história da Quinta da Aveleda, vamos contar como foi nossa visita e a degustação de vinhos harmonizada com queijos.

Veja também como foi nossa visita a uma cave de vinho do Porto

Visita a Quinta da Aveleda

Começamos nossa visita com a prestativa guia Suzana, que nos levou pelos jardins da Quinta da Aveleda. Enquanto explorávamos sobre o jardim, a guia nos contou a história da família, da quinta e como começou a produção de vinho. Nos contou também sobre alguns vinhos produzidos na Quinta da Aveleda e em outras quintas que estão sob a mesma administração.

Nos mostrou particularidades da propriedade, como a antiga casa do guarda (foto abaixo), que abrigava a pessoa responsável pela segurança da quinta.

Casa do guarda Quinta da Aveleda

Também nos contou que pela família viajar muito, eles traziam espécies de plantas de diversas partes do mundo. Como esse eucalipto levado da Austrália para Portugal, que foi um dos primeiros a chegar no país e tem mais de 200 anos.

Jardins da Quinta da Aveleda em Portugal

Também nos mostrou sobreiros, que são as arvores a partir das quais se extrai a cortiça, camélias e muitas outras. Existem jardineiros responsáveis pela manutenção desse jardim.

Passamos pela casa que servia para abrigar os hospedes da família Guedes.

Quinta da Aveleda em Portugal

E também pela casa principal, onde a família Guedes morava antigamente. Hoje parte da família ainda passa férias por lá.

Casa principal da Quinta da Aveleda em Portugal

Em um dos lagos da propriedade encontramos uma janela em estilo manuelino que pertenceu a casa onde nasceu Infante Henrique. A casa original foi destruída e a janela foi doada para a família Guedes para que eles a deixassem exposta e preservada. A janela é patrimônio nacional desde 1910.

Jardins da Quinta da Aveleda em Portugal

Nesse mesmo lago encontramos a casa de chá, uma casa que era usada pelas mulheres da família para tomarem chás durantes as pausas dos passeios no jardim.

Casa de chá da Quinta da Aveleda em Portugal

Durante a visita conseguimos ver parte das vinhas, que estavam bem verdinhas na época que fomos, que foi no final de setembro.

vinhas da Quinta da Aveleda em Portugal

Por último, passamos pela adega onde se encontram os barris de aguardente vínica.

Adega da Quinta da Aveleda em Portugal
Seguro Viagem Europa

Degustação na Quinta da Aveleda

Depois de conhecer um pouco a propriedade, fomos para a sala de degustação.

Sala de degustação da Quinta da Aveleda em Portugal

Degustamos 3 tipos de vinho produzidos pela Quinta da Aveleda. O primeiro foi o vinho verde Loureiro e Alvarinho, que é o vinho verde que gosto.

Vinho verde Quinta da Aveleda em Portugal

Depois foi a vez do vinho tinto e depois o vinho do porto. A degustação foi do mais leve e com menor teor alcoólico para o maior teor alcoólico.

Degustação na Quinta da Aveleda em Portugal

Os vinhos foram harmonizados com queijos, também deliciosos.

Degustação na Quinta da Aveleda em Portugal

Nós gostamos de todos os vinhos e provar o tinto e o do porto, que não conhecíamos, foi um sabor surpreendente.

Depois da degustação passamos na loja da quinta, que tem todos os vinhos produzidos por eles para venda.

Conhecer um pouco mais sobre o lugar e a produção dos vinhos foi uma delícia, além da Quinta da Aveleda ser um local lindo e muito agradável para um passeio, com muito verde e pavões espalhados pela propriedade.

Para mais informações, acesse o site oficial da Quinta da Aveleda, se informe sobre os tipos de degustações disponíveis e descubra novos sabores.

* O Blog Contando Destinos fez a visita e degustação contando com o apoio da Quinta da Aveleda, e agradece a oportunidade. Entretanto, salientamos que este post se baseia na nossa experiência e expressa nossa sincera opinião sobre os serviços oferecidos, mantendo assim, nossa política de transparência com os leitores.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Inês
    3 de abril de 2020 at 23:37

    Gostei muito desse dia, lugar lindo e agradável, degustação deliciosa, ganhei até pena de pavão que guardo com carinho e lembrança boa, obrigada pelo passeio Aline e Arthur, sou muito grata.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      6 de abril de 2020 at 09:58

      Foi muito bom mesmo esse dia! Vinhos deliciosos e lugar belíssimo! Obrigada pela companhia! 🙂

Leave a Reply