Caen Europa França

O que fazer em Caen, Normandia – os 5 melhores pontos turísticos

Caen é uma cidade francesa que fica na região da Normandia, famosa pelos acontecimentos do final da 2ª Guerra Mundial. Para pronunciar corretamente o nome da cidade, fale algo como: “cãn”. Conhecemos Caen durante o nosso roteiro pela Normandia, e foi uma grata surpresa com as suas lindas construções medievais.

A cidade foi mencionada pela primeira vez em 1027, e ainda no mesmo século, começou a se desenvolver e se tornou uma importante cidade do Ducado da Normandia, sob o comando de Guilherme, o Conquistador. Durante o comando dele, foram construídos monumentos que são muito importantes para a Normandia atual, o Abadia dos Homens e a Abadia das Damas.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a cidade foi tomada pelos alemães, e quando a guerra acabou, ela estava praticamente destruída. Por sorte, os grandes monumentos sobreviveram a destruição e a cidade foi reconstruída. Hoje, os atrativos de Caen se dividem entre monumentos históricos importantes e legados da 2ª Guerra Mundial.

Por que conhecer Caen?

Se Caen não está ainda no seu roteiro pela Normandia, vou te dar alguns motivos para conhecer a cidade. É lá que fica um dos mais importantes museus sobre a 2ª Guerra Mundial e sobre o desembarque do dia D. Se o desembarque do dia D é um dos motivos da sua viagem pela Normandia, não deixe esse museu de fora.

Caen também possui uma Abadia totalmente dedicada aos homens e outra às mulheres, tudo porque há alguns séculos, um casal quis provar à igreja sua fé. Tudo começou quando Guilherme, o Conquistador, decidiu se casar com Mathilde, de Flandres, que era sua prima. Esse ato era desaprovado pela igreja, mas isso não os impediu de viverem esse amor. Na época, era proibido que parentes até 7º grau se casassem. Existem controvérsias dessa história, alguns acreditam que Guilherme e Mathilda não tinham laços sanguíneos, e o Papa quis proibir o casamento por razões políticas.

O fato é que, com essa possível proibição e a acusação de incesto, o casal estava correndo o risco de ser excomungado. Para provar sua fé, Guilherme mandou construir 2 abadias, a Abadia das Damas e a Abadia dos Homens. São templos religiosos grandes e imponentes, e que pelo seu tamanho, mostrariam o tamanho de sua fé. Com isso, o casal foi perdoado e pode viver feliz para sempre. Falaremos desses 2 monumentos mais para frente, mas eles são muito importantes para a cidade e região.

Além disso, Caen é uma excelente base para conhecer outros lugares e cidades da Normandia. Nós fizemos isso no nosso roteiro e foi ótimo.

O que fazer em Caen

O que fazer em Caen – os 5 melhores pontos turísticos

Os pontos turísticos estão bem distribuídos na cidade, e é possível visitar todos a pé. Além disso, é uma delícia passear pelas ruas de Caen e curtir o clima da cidade. A única atração que é mais distante do centro é o Memorial de Caen e que vale muito a pena visitar, falaremos dele mais para frente.

Castelo de Caen

Foi construído por Guilherme, o Conquistador em 1060 e servia como fortaleza. Ele encontra-se numa elevação no meio da cidade, impossível não notar o castelo. Dentro dele funcionam hoje dois museus: o Museu de Belas Artes e o Museu da Normandia. É possível entrar nas áreas comuns do castelo gratuitamente, e observar suas construções. O castelo está classificado como Monumento Histórico da França desde 1886.

O que fazer em Caen

Igreja de São Pedro

A imponente Igreja de São Pedro fica bem em frente ao castelo. O prédio começou a ser construído entre os séculos 13 e 16, e foi um dos principais locais de cerimonias públicas da região, ainda na Idade Média. Em 9 de julho de 1944, a torre da igreja foi destruída por um ataque britânico, e reconstruída após o fim da 2ª Guerra Mundial.

O que fazer em Caen

Abadia das Damas

A Abadia das Damas também é conhecida como Abadia de Sainte-Trinité. Foi fundada em 1062, por Guilherme, o Conquistador e Mathilde de Flandres, como um mosteiro beneditino de freiras. Ainda no século 12 a abadia se tornou um exemplo da arquitetura Normanda.

Mathilde de Flandres morreu em 1083, e foi enterrada no coração da igreja da abadia.

O que fazer em Caen

Abadia dos Homens

A Abadia dos Homens ou Abadia de Saint-Étienne é a outra abadia construída por Guilherme, o Conquistador e Mathilde de Flandres, para terem o perdão do Papa por se casarem, como já citei anteriormente. A construção da abadia se iniciou em 1066, em estilo românico, mas foi finalizada apenas no século 13, já em estilo gótico.

Guilherme, o Conquistador morreu em 1087, e foi enterrado na Abadia dos Homens.

O que fazer em Caen

Memorial de Caen

O Memorial de Caen é um museu dedicado a história da 2ª Guerra Mundial, contando desde o início até o final, passando pelo desembarque do Dia D e um pouco sobre a Guerra Fria. Já visitamos muitos museus relacionados com a 2ª Guerra Mundial, mas o Memorial de Caen foi um dos mais completos que já visitamos.

Encontramos informações que não vimos em outros museus, mais detalhes, detalhes que outros não mostraram, entre outras coisas. Vale muito a pena visitar, e uma dica, é separar bastante tempo para o museu, no mínimo 4 horas. Menos que isso, não conseguirá aproveitar todo o museu, ele é bem grande e com muitas informações.

O que fazer em Caen

Lugares próximos a Caen para conhecer

Caen tem uma ótima localização na Normandia e é uma excelente opção de cidade para fazer base, enquanto passeia pela região. Separamos aqui alguns exemplos de lugares para conhecer na Normandia.

Mont Saint Michel

Esse é aquele lugar inesquecível, que se você estiver pela região, vale a pena incluir no roteiro. O Mont Saint Michel é um dos pontos turísticos mais visitados da França. Fizemos um guia completo de como visitar o Mont Saint Michel.

O que fazer em Caen - Monte Saint Michel

Ele fica a aproximadamente 130 quilômetros de distância de Caen, se estiver de carro, a viagem dura cerca de 1 hora e 40 minutos.

Rouen

Essa cidade charmosa e cheia de história, onde Joana D`arc foi queimada viva, acusada de ser bruxa. Uma cruz marca o lugar onde tudo aconteceu.

Rouen

Rouen fica a cerca de 130 quilômetros de distância de Caen e se estiver de carro, a viagem demora cerca de 1 hora e 40 minutos.

Praias do Dia D

Caen também é uma boa base se você quiser conhecer as praias do desembarque do dia D e outros locais relacionados a esse evento. A distância de Caen até Omaha Beach, por exemplo, que é uma das praias do dia D, é de apenas 50 quilômetros, se estiver de carro, a viagem dura cerca de 40 minutos.

Praias do dia D

A região das praias tem muita história e muitos museus relacionados a esse evento que foi essencial para o final da 2ª Guerra Mundial.

Étretat

Étretat é uma cidade de veraneio linda e é famosa por ter sido imortalizada em uma tela de Claude Monet. A cidade é pequena, se for no verão, vale a pena passar umas horas na praia. Se for fora da época de praia, vale a pena andar por lá, fazendo as trilhas, que são muito tranquilas, curtir a natureza e ver as belezas de Étretat de cima.

Étretat

A distância entre Caen e Étretat é de 120 quilômetros, se estiver de carro, a viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos.

Onde se hospedar em Caen

Como estávamos em 2 casais e a pequena Amélie (nossa cachorrinha), optamos por reservar, pelo Booking.com, um apartamento. O apartamento era pequeno, cerca de 27 m², tinha um quarto com uma cama de casal e um sofá cama. Possuía também uma cozinha completa onde poderíamos fazer refeições. O local era muito confortável e fica num prédio grande com muitos apartamentos residenciais. Para nós a maior vantagem foi o preço considerando a boa localização. Esse apartamento fica a apenas 600 metros da Abadia das Damas e cerca de 800 metros do Castelo de Caen, o que nos permitiu conhecer todo o centro histórico e suas principais atrações a pé.

Você pode encontrá-lo no Booking.com com o nome de Saint Pères-Sleep in Normandie. Se quiser reversar esse mesmo apartamento, clique aqui.

Caen oferece diversas opções de hospedagem, você pode escolher a que mais se encaixa na sua viagem e no seu estilo. Clicando aqui, você verá todas as opções de hospedagem em Caen disponíveis no Booking.com para você.

Para viajar para a França e muitos países da Europa, é obrigatório o seguro-viagem com um valor mínimo de cobertura de 30.000 euros. O blog Contando Destinos tem parceria com a Seguros-Promo, que sempre oferece os melhores planos com os melhores preços. Para leitores do blog, oferecemos algumas vantagens!! Utilizando o cupom CONTANDODESTINOS você recebe um desconto de 5% na escolha de qualquer plano. Quer mais desconto? Opte pelo pagamento em boleto e receba MAIS 5% de desconto. Faça agora a sua cotação na Seguros-Promo.

Seguros Promo

Uma forma de encontrar hospedagem com boa localização e bons preços é reservando seu hotel com antecedência. Aqui no blog nós reservamos tudo pelo Booking.com e gostamos muito. O Booking.com oferece desconto para cliente Genius, que é um programa de fidelidade, cancelamento gratuito em alguns hotéis e sempre os melhores preços. Reservando seu hotel no Booking.com através do nosso link, você nos ajuda a sempre produzir conteúdos novos e de qualidade e não paga nada a mais por isso!

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply