Caen Étretat Europa França Giverny Le Mans Mont Saint Michel Normandia Praias do Dia D Rouen

Roteiro pela Normandia, no norte da França

A Normandia é uma região localizada no norte da França e cheia de história. Os vikings dominaram a região durante a Idade Média, Joana D`Arc viveu e morreu em Rouen, que fica na Normandia, Guilherme, o Conquistador também deixou suas marcas na região. A Normandia serviu de cenário para pintores famosos, como Monet, que além de pintar as paisagens normandas, morou em Giverny. Também foi palco de uma das batalhas mais sangrenta da 2ª Guerra Mundial, quando soldados aliados desembarcaram nas praias do dia D para lutar contra os alemães. Como põem perceber, a Normandia é história pura.

A região era dividida até 2016, em Alta Normandia, que tinha como capital a cidade de Caen, e Baixa Normandia, cuja capital eram Rouen. Em 2016, as regiões foram unidas e nomeadas apenas como Normandia.

Conhecemos a Normandia em outubro, num começo de outono. Sinceramente, estávamos mais interessados nas praias do dia D e no lindo Monte Saint Michel. Mas a Normandia é muito mais que isso. As paisagens no caminho iam nos surpreendendo positivamente cada vez mais. O vento gelado não nos impediu de conhecer as cidades históricas e suas ruelas medievais. Provamos o delicioso queijo camembert, que é feito na região. Foram tantas coisas boas que se transformou em uma das melhores viagens de 2018. Nosso roteiro pela Normandia, apesar de curto, foi incrível.

Encontre os melhores hotéis na região da Normandia e garanta os melhores preços

 

Roteiro pela Normandia – 5 dias

Saímos a noite e fomos direto para Vernon. Escolhemos essa cidade pois, nosso objetivo era visitar os Jardins de Monet, em Giverny. Vernon era uma opção mais econômica de hospedagem.

Nosso primeiro dia começou cedo, já nos Jardins de Monet. Um lugar incrível, mesmo no outono. Visitamos tudo por lá e seguimos viagem.

Roteiro pela Normandia

Já em Rouen, nossa segunda parada, conhecemos a torre onde ficou presa Joana D´Arc e também a praça onde ela foi queimada viva, acusada de bruxaria. Hoje, uma enorme cruz simboliza esse local. Compramos nosso almoço no mercado municipal que fica na Place Du Vieux Marché, a praça principal da cidade,  e comemos na praça, aproveitando o sol junto com vários locais. Passeamos pelas ruelas medievais de Rouen e seguimos viagem novamente.

Rouen Normandia França

Nossa última parada do dia foi Etretat. Essa cidade me fez sentir arrependimento. Mas foi um arrependimento de não ter planejado para ficar mais tempo nela. Não tivemos muito tempo de conhecer a cidade, focamos mais nas falésias e na paisagem pintada por Monet. Tivemos a imensa sorte de ver o início do pôr do sol lá de cima.

Etretat Normandia França

Terminamos a noite em Caen, onde fizemos base para os próximos dias de passeio.

 

Praias do dia D

Separamos dois dias para conhecer as praias do dia D e os locais relacionados a esse dia. Começamos pela Ponte Pegasus.

Pegasus Normandia

Conhecemos as 3 primeiras praias, Sword Beach, Juno Beach e Gold Beach. Em cada uma delas desembarcaram soldados.

Praias do Dia D Praias do Dia D

Depois fomos para Arromanches, onde ficava um porto artificial montado pelos aliados. Mas antes de chegar na praia, paramos num mirante e vimos de cima o que sobrou do porto.

Arromanches Normandia

Chegamos até a praia e pudemos chegar bem perto dos destroços do porto artificial.

Arromanches Normandia

Na minha opinião, esse é um dos lugares imperdíveis para quem quer visitar os locais do dia D. Nessa mesma praia também tem um museu bastante visitado, mas que não fomos.

A próxima parada foi Batteries de Longues, um lugar também interessante, onde encontramos diversos abrigos e pontos de observação.

Baterias de Longues Normandia

Pertinho fica o Cemitério Americano, onde foram filmadas cenas do filme O resgate do soldado Ryan. O cemitério realmente impressiona, com tantas cruzes, milimetricamente alinhadas.

Cemitério Americano Normandia

Seguindo o trajeto, chegamos em Omaha Beach. Nessa praia fica um monumento e foi nela que desembarcou o capitão John Miller, no filme O resgate do soldado Ryan.

Omaha Beach Normandia

Dia longo, mas ainda fomos no Caen Mémorial Museum, um dos museus relacionados a 2ª Guerra Mundial, mais completos que já visitei. Ele não possui muitos objetos da época, mas possui muita informação desde o início da guerra, passando pelo dia D e até a guerra fria.

Caen Mémorial Museum Normandia

Veja nosso roteiro por Caen

 

2º dia nas praias do dia D

No dia seguinte, fomos conhecer o Museu D-Day Experience, que fica perto da Utah Beach. O museu é bem pequeno, mas a experiencia é interessante. Apesar disso, achei o valor da entrada bem caro. A entrada para o museu custa 12 euros por pessoa. O valor se explica, pois, a manutenção do simulador, que é a atração principal do museu, possui um alto custo.

Museu D-Day Experience

A última praia que visitamos foi a Utah Beach.

Utah Beach Normandia

Seguimos para outro lugar muito interessante, que considero também um dos lugares imperdíveis, que é Pointe du Hoc. O lugar é cheio de abrigos antibombas e possui uma estrutura impressionante. Os alemães começaram a construir os abrigos pois temiam que os aliados tentassem invadir a França pelo mar, como realmente aconteceu.

Durante os ataques na Normandia, o local foi fortemente bombardeado. Podemos ver ainda buracos enormes, causados pelo bombardeio.

Pointe du Hoc Normandia Pointe du Hoc Normandia

Vimos o pôr do sol nesse lugar, e é maravilhoso, apesar de ser um local relacionado a um fato triste.

Pointe du Hoc Normandia

 

Monte Saint Michel

Sabe aquele lugar que você vê fotos e não acredita que é real? E ainda pensa: preciso conhecer esse lugar um dia! Então, com o Monte Saint Michel era assim, e claro que não perdemos a oportunidade de visita-lo, já que estávamos tão perto.

Esse é um dos pontos turísticos mais visitados da França, e não é à toa, pois é realmente maravilhoso e um pouco mais. Apesar de chegar bem cedo, já tinha bastante gente no local. Mesmo assim, conseguimos visitar a Abadia e andar pelas ruas medievais do monte.

Ver o Monte Saint Michel por fora é inesquecível, e foi inevitável pensar: como um lugar construído há tanto tempo pode ser tão maravilhoso ainda nos dias de hoje.

Mont Saint Michel Normandia França

Andar pelas ruas do monte também é imperdível, e de lá temos uma vista incrível da região.

Veja um guia completo para visitar o Mont Saint Michel

Mont Saint Michel Normandia França

Antes de ir embora, comemos a famosa Omelete, que na verdade parece um suflê. Mas vou deixar para detalhar o prato em outro post.

Esse é aquele passeio para contar para os netos! E também os levar!!

 

Últimas paradas

A cidade que ficamos hospedados mais tempo, Caen, também merece ser conhecida. Com duas abadias que contam a história de Guilherme, o Conquistador, um castelo e uma catedral linda, é uma cidade encantadora.

Caen Normandia

Aqui em casa amamos carros, e tudo relacionados a eles. Consequentemente, fugimos um pouco da Normandia e fomos parar em Le Mans. Pois, é lá que acontece uma das maiores corridas, as 24 horas de Le Mans.

Seria imperdoável estar tão perto desse lugar e não passar por lá para conhecer. Conseguimos visitar a pista, e ver alguns carros correndo. Imaginem a felicidade do Arthur.

Le Mans França Le Mans França

Além disso, visitamos o museu, que conta a história das 24 horas de Le Mans e é muito interessante.

Le Mans França

No último dia aproveitamos para conhecer o centro de Le Mans e procurar o monumento e as placas que homenageiam os vencedores das corridas.

Também andamos pelo centro histórico de Le Mans, que para minha surpresa, é lindo.

Le Mans França Le Mans França

Esse é apenas um resumo do nosso Roteiro pela Normandia, tenho muita coisa boa para indicar, museus, passeios, restaurantes, dicas de como chegar, melhor horário para visitar atrações, e muito mais. Por isso, esse texto tem muitos links que te levarão a posts específicos dos lugares e atrações (alguns ainda não estão disponíveis, pois estão sendo produzidos com muito carinho e detalhes).

Como disse no início, uma viagem com tantas coisas que desejávamos muito fazer, não poderia se tornar outra coisa a não ser, inesquecível.

Sabia que, para viajar para França o seguro-viagem é obrigatório? Garanta já o seu e faça uma viagem tranquila. Os leitores do blog tem desconto!
Use o cupom CONTANDODESTINOS e ganhe 5% de desconto em qualquer plano escolhido. E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. SUPER PROMOÇÃO! Use o cupom SEMPRESEGURO e ganhe 20% de desconto em qualquer plano escolhido e pagando no boleto receba +5%. Total de 25% de desconto! Não perca essa oportunidade e faça agora uma cotação na SeguroPromos.

Seguros Promo

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply