Europa Lituânia Vilnius

O que fazer em Vilnius, a capital da Lituânia

Vilnius é a capital da Lituânia, e conhecemos a cidade durante nosso roteiro pelos Países Bálticos. Foi a última cidade do nosso roteiro, mas nos surpreendeu muito positivamente. Achamos a cidade cheia de vida, linda, com monumentos históricos, e apesar da história de sofrimento do seu povo, achamos os lituanos solícitos e simpáticos. O centro histórico de Vilnius é Patrimônio da UNESCO desde 1994.

Fizemos nosso roteiro no mês de maio e fomos presentados com um clima quente e um lindo dia de sol, enquanto passeávamos pela cidade. Para saber o que fazer em Vilnius, separamos os principais pontos turísticos da cidade, e os localizamos num mapa.

O que fazer em Vilnius

Encontre os melhores hotéis em Vilnius com os melhores preços

1 – Catedral

A Catedral de Vilnius recebeu, em 1992, o título de Basílica, dado pelo Papa Pio XI. Acredita-se que sua construção original tenha acontecido entre os séculos 13 e 15.

Para os lituanos, a Catedral é o templo católico mais importante do país, e o local das principais festividades católicas nacionais.

o que fazer em Vilnius

Ao lado da catedral, fica a torre da catedral. A torre original foi construída no século 13 e fazia parte do muro que protegia a cidade. Durante o século 16, a torre foi convertida em campanário da catedral e no século 19, ganhou a forma que possui hoje. A altura total da torre, contando com a cruz que fica no topo dela, somam 57 metros de altura.

Pode-se subir na torre, mas isso é feito através de escadas. Os visitantes conseguem atingir uma altura de 45 metros e se tem uma linda vista panorâmica da cidade.

o que fazer em Vilnius

O horário de funcionamento da torre é de maio a setembro, de segunda-feira a sábado das 10 às 19 horas. Entre os meses de outubro e abril, de segunda-feira a sábado das 10 às 18 horas. Fica fechada aos domingos e feriados. O valor da entrada é de 4,50 euros por pessoa.

2 – Palácio dos Grão-Duques da Lituânia

Após ser demolido no século 19, o palácio que existe hoje foi totalmente reconstruído, como o original que existia no local. Esse local foi um importante centro político, diplomático e cultural da Lituânia entre os séculos 15 e 17. O palácio fica atrás da Catedral de Vilnius.

3 – Torre do Castelo de Gedimina

Do castelo que existia no local, hoje resta apenas a torre. Possui uma localização ótima, no alto de uma colina, de onde se consegue observar toda a cidade. O antigo castelo foi construído no século 15. A torre que está lá hoje possui 20 metros de altura, mas a original possuía um andar a mais.

Hoje, funciona um museu na torre, que expõe modelos das reconstruções dos castelos de Vilnius entre os séculos 14 e 17, além de armas que eram utilizadas para defender a cidade. No topo da torre existe uma plataforma de observação, que proporciona uma vista panorâmica da cidade.

o que fazer em Vilnius

Quando visitamos Vilnius, a torre estava fechada para restaurações. Existe um funicular que faz o trajeto até o alto da colina, mas está temporariamente fechado. Para chegar a torre é necessário subir a pé, o caminho fica atrás do Museu Nacional da Lituânia.

4 – S. Skapo Gatve

Esse é a rua mais estreita de Vilnius. Atravesse toda a rua S. Skapo, e chegue até a parte mais estreita dela, que é perto da rua Pilies Gatve.

Na Pilies Gatve ficam diversos bares e restaurantes, onde pode-se provar comidas típicas.

5 – Igreja de Santa Ana

A igreja de Santa Ana é um espetáculo, uma verdadeira obra-prima do período gótico, no final do século 15. Durante a marcha do exército napoleônico até a Lituânia, essa linda igreja de tijolos vermelhos, foi entregue à cavalaria francesa. Napoleão teria gostado tanto da igreja que queria leva-la para Paris, o que obviamente, foi impossível.

o que fazer em Vilnius

6 – Užupis

Esse é um dos lugares mais interessantes de Vilnius. Užupis se autoproclamou independente e é o bairro artístico e boêmio da cidade. Possui hino e constituição própria. A constituição fica numa parede do bairro, e está disponível em diversas línguas.

o que fazer em Vilnius

Existem outras cidades semelhantes espalhadas pelo mundo, foi muito interessante conhecer Christiania, quando vistamos Copenhagen.

o que fazer em Vilnius

Sabia que para viajar para a Lituânia é obrigatório ter um seguro-viagem? Faça agora uma cotação e viaje tranquilo. Os leitores do blog tem desconto! Use o cupom CONTANDODESTINOS e ganhe 5% de desconto em qualquer plano escolhido.E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Faça agora sua cotação.

Seguros Promo

7 – Vilnius Town Hall

Um prédio imponente construído no final do século 18, abrigou a prefeitura da cidade. No século 19, o prédio foi transformado num teatro e um século mais tarde, abrigou um museu. Atualmente, o prédio da prefeitura é um edifício representativo, onde são organizados muitos eventos, como: concertos, noites literárias, apresentações de livros, exposições, entre outros.

É nesse prédio que se encontra o Centro de Turismo de Vilnius, onde poderá pegar o mapa da cidade e panfletos com diversas dicas.

o que fazer em Vilnius

Ficando de costas para o prédio da prefeitura, e seguindo pelo lado esquerdo, passará por locais onde era o gueto de judeus em Vilnius, durante a 2ª Guerra Mundial. Passe por ali para seguir para o próximo ponto.

8 – Palácio Presidencial

Um lindo prédio do final do século 18 abriga o Palácio Presidencial, onde fica a atual presidente de Vilnius. No topo do prédio fica uma bandeira, se ela estiver estiada significa que a presidente está na residência. Se estiver baixa, significa que a presidente não está no país.

o que fazer em Vilnius

9 – Universidade de Vilnius

Durante o século 16, a Europa e consequentemente, Vilnius, estavam sob o domínio do movimento da Reforma Protestante. Existia um outro movimento onde monges, católicos e jesuítas eram chamados para impedir a disseminação do movimento protestante. Eles foram chamados para assumir a política educacional de Vilnius e assim, nasceu a primeira faculdade de Vilnius, em 1569. 10 anos depois, nasceu a Universidade de Vilnius. É possível visitar a Universidade.

No conjunto de prédios da Universidade existe uma torre, onde é possível subir. Existe um elevador que leva os visitantes até uma certa altura, e o restante do trajeto é feito pelas escadas.

o que fazer em Vilnius
Palácio Presidencial visto de cima

A torre de 45 metros de altura oferece uma vista panorâmica da cidade, e como está bem no centro, a vista é linda e vale muito a pena.

Catedral de Vilnius, Palácio dos Grão-Duques e a torre do Castelo de Gedimina

No 2º andar da torre fica um pêndulo, que demonstra o efeito da rotação da Terra. É possível ver uma bola de metal que oscila sobre as marcações num mármore. A entrada para a torre custa 2,50 euros.

o que fazer em Vilnius

Aqui encerra nosso trajeto pelo centro histórico de Vilnius. O trajeto todo sem paradas, dura cerca de 50 minutos. Contando com pausas para fotos, é possível faze-lo entre 1 hora e 30 minutos e 2 horas. Depois é só acrescentar o tempo das visitas dos locais.

Museus em Vilnius

Existem alguns museus na cidade, mas queremos destacar 2: O Museu das vítimas de genocídio e o Museu Nacional da Lituânia.

O Museu das vítimas de genocídio nós visitamos e abriga uma exposição que conta a história da cidade e do povo durante a 2ª Guerra Mundial e após a guerra, quando o país ficou sob domínio da antiga União Soviética. Foi um museu muito interessante e recomendamos a visita. Você poderá ver todas as informações e saber como foi nossa visita no post que fizemos sobre o Museu das vítimas de genocídio.

Já o Museu Nacional da Lituânia abriga o maior acervo do patrimônio cultural e histórico do país. É o museu mais antigo da Lituânia, e parte da sua coleção remonta a 1855. Esse museu fica bem perto da catedral de Vilnius.

o que fazer em Vilnius

No nosso 2º dia na cidade, visitamos o Castelo de Trakai, que fica a aproximadamente 30 quilômetros de distância de Vilnius e vale a pena conhecer também.

Esses são os principais pontos para saber o que fazer em Vilnius. Essa foi uma cidade que gostamos muito de conhecer.

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Aproveite a promoção de férias!! Clique aqui, utilize o cupom PROTETORSOLAR e ganhe 10% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário