Estônia Europa Tallinn

Kiek in de Kök – a torre medieval de Tallinn

Durante nosso roteiro pelos Países Bálticos, conhecemos Tallinn, a capital da Estônia. Tallinn foi uma grata surpresa, uma cidade linda, cheia de atrações e com um clima medieval, pois a cidade ainda preserva parte da muralha e das torres que cercavam e protegiam a cidade no período medieval. Uma dessas torres é a Kiek in de Kök, que hoje funciona como um museu.

Kiek in de Kök significa espreitar a cozinha. Esse nome foi dado à torre, pois na época ela era a mais alta da cidade, e os soldados viam as cozinhas das casas abaixo, pelo buraco das chaminés. Ela foi construída em 1470 e hoje abriga um museu distribuído nos seus 6 andares. Além do museu, a torre é o ponto de saída para as Bastion Passages, que são túneis construídos nos séculos 17 e 18, que ligavam todas as torres medievais. Essas passagens subterrâneas faziam parte da proteção da cidade.

É possível visitar apenas a torre Kiek in de Kök, ou comprar um ticket para a torre e para o tour pela passagem. No final dos tuneis, fica o Museu de Pedra Esculpida, uma exposição de portais decorados, pilares, relevos e outros fragmentos de pedra esculpida dos séculos 16 a 19.

Kiek in de Kök

Kiek in de Kök

Na torre encontramos a história da fortificação e defesa da cidade. Estão expostos também tipos de armas e munições utilizadas para a defesa.

Kiek in de Kök

Também encontramos por lá, objetos que eram usados para tortura.

Kiek in de Kök

A exposição está dividida pelos andares, e para visitar é necessário subir escadas. Mesmo assim, não é cansativo. É um museu informativo e rápido de visitar.

Kiek in de Kök

Tem uma maquete que representa como era a muralha e as torres medievais de proteção da cidade. É interessante ver como a cidade era bem menor, e haviam apenas algumas ruas.

Kiek in de Kök

Em cada andar, tinha um funcionário para dar informações, quando solicitado. Perguntamos algumas coisas e foram extremamente simpáticos.

No último andar da torre-museu se tem uma vista maravilhosa da cidade. Também tem uma cafeteria, que estava fechada durante a nossa visita.

Kiek in de Kök
Kiek in de Kök

Pela torre Kiek in de Kök é possível andar pela antiga muralha medieval e chegar até a torre que fica ao lado, a Maiden Tower, onde também tem uma cafeteria.

Kiek in de Kök

Informações sobre a torre Kiek in de Kök

O horário de funcionamento do museu é de 01 de outubro até 30 de abril, de terça, quarta e de sexta-feira a domingo das 10 às 17 horas, e de quinta-feira das 10 às 20 horas. No período de 01 de maio a 30 de setembro abre de segunda-feira a domingo das 9 às 18 horas.

O valor da entrada é de 6 euros por pessoa, e é gratuita para quem tem o Tallinn Card.

Achamos o museu da torre Kiek in de Kök interessante e rápido de visitar, o que é perfeito para encaixar no seu roteiro em Tallinn.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply