Bélgica Bruxelas Europa Museu

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Uma das atrações turísticas de Bruxelas é o Museu Real das Forças Armadas. Ele fica no lindo Parque do Cinquentenário, que também vale muito a pena conhecer. Esse museu conta a história militar da Bélgica, e tem muito material exposto. Portanto, se está planejando visitar esse museu, separe meio período do seu dia, ele é grande mesmo.

Quando chegamos a atendente nos disse que a visita dura cerca de 2 horas. Ficamos 3 horas e confesso que algumas coisas não vimos detalhadamente. Então, se você gosta de visitar museus e ver todos os detalhes, se prepare!

Veja nosso post com dicas dos melhores lugares para se hospedar em Bruxelas

 

Um pouco sobre o Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

O museu começou em 1910, quando o oficial Louis Leconte reuniu cerca de 900 objetos que ilustravam o passado militar da Bélgica, para serem exibidos numa feira mundial que aconteceu em Bruxelas. A exposição foi um sucesso e as autoridades decidem manter a coleção e alojá-la nos antigos prédios da Academia Militar.

Logo após a 1ª Guerra Mundial, a coleção cresceu através de doações inclusive de governos estrangeiros. Durante a 2ª Guerra Mundial, os alemães ocuparam o museu e ele só reabriu após o fim da guerra.

Hoje, o Museu Real das Forças Armadas fica num prédio ao lado do arco do Parque do Cinquentenário e ocupa cerca de 40.000 m². A exposição do museu possui desde armaduras medievais até aviões mais atuais, veículos blindados, armas de fogo de várias épocas, uniformes militares, entre outros objetos.

Conheça também o Bastogne War Museum

 

Como foi nossa visita ao Museu Real das Forças Armadas

A visita começa com a exposição de objetos mais antigos, usados antes da 1ª Guerra Mundial. A exposição segue em ordem cronológica, passando pela 1ª e 2ª Guerra Mundial.

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Para nós, a parte mais interessante foi um galpão enorme com diversos aviões militares.

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Uma outra parte, expõe tanques de guerra:

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Dica: Se você visitar o museu em dias frios, não guarde seu casaco no armário. Ele tem partes abertas, e partes sem aquecimento.

Nessa parte dos aviões, fica uma cafeteria que serve cafés, cervejas e lanches. É uma boa ideia fazer uma pausa por lá, pois o museu é muito grande.

A entrada nos dava direito a subir no arco, e de lá se tem uma linda vista da cidade.

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Antes de subir, passamos por uma exposição de armaduras.

Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Durante nossa visita à Bruxelas, fizemos um tour de degustação de cerveja belga.

 

Informações sobre o Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas

Endereço: Parque Cinquentenário – Rua des Ménapiens 18

O museu disponibiliza estacionamento grátis.

Para chegar utilizando o transporte público, são várias opções. Se optar pelo metrô, pega as linhas 1 ou 5 e desça na estação Merode ou Schuman. Se optar pelo ônibus, as linhas 22, 27 e 80 passam por lá, desça no ponto Merode. As linhas 12, 21, 36, 60 e 79 também passam, desça no ponto Schuman. Ainda tem a opção de ir de elétrico, pegue o 61 ou o 81 e desça no ponto Merode. Em qualquer desses pontos, ainda é preciso fazer uma caminhada de 10 minutos até o museu.

O museu abre de terça-feira a domingo das 9 às 17 horas e fica fechado todas as segundas-feiras.

O museu possui armários, para utilizar basta colocar uma moeda de 1 euro, que será devolvida quando você abrir o museu novamente.

O ingresso custa 5 euros por pessoa.

Site do Museu

Nós gostamos bastante de visitar o museu e achamos a exposição muito interessante. Como falamos anteriormente, separe bastante tempo para visitar o Museu Real das Forças Armadas em Bruxelas, vai valer a pena!

 

Veja outras atrações em Bruxelas que valem a pena conhecer e comprar com antecedência:

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply