Dica Home office Produtividade

10 Dicas para Home Office eficiente e produtivo

Nesses últimos tempos, temos escutado muito sobre trabalhar em Home Office. Com a crise do COVID-19 e as novas regras de distanciamento social que foram aplicadas em todo o mundo, as empresas optaram por permitir que a maioria de seus funcionários trabalhem em Home Office, quando possível. Trabalhar em casa pode inicialmente, parecer atrativo, mas sem disciplina, o trabalho se torna improdutivo.

Acredita-se até que muitas empresas mudem a sua forma de trabalho. O home office pode se tornar bem atrativo e ainda ajudar a reduzir custos, o que será fundamental para a recuperação da economia, quando as coisas começarem a se normalizar.

Desde 2016, quando decidi transformar o blog Contando Destinos, que inicialmente era um hobby, em um trabalho, comecei a aprender a trabalhar em casa. Trabalhar em home office é a minha realidade desde então. Claro, que no início foi difícil, mas depois fui percebendo o que funciona para mim, o que deixa meu dia mais produtivo e o que me motiva mais a trabalhar.

Alguns amigos e familiares estão, neste momento, trabalhando em home office e encontram algumas dificuldades. Conversando com eles e escutando algumas dificuldades, resolvi contar 10 dicas para Home Office eficiente que funcionam para mim.

Dicas para Home Office eficiente

10 Dicas para Home Office eficiente e para ser mais produtivo

1 – Tenha seu espaço de trabalho determinado

É muito importante que você determine um local de trabalho. Uma mesa arrumada e que tenha ao seu alcance tudo que precisará para trabalhar, é fundamental.

Se possível, escolha um local onde poderá fechar a porta e ter um ambiente mais silencioso quando precisar. Principalmente, se durante o seu home office, tiver mais pessoas na casa.

Ter um bom acesso a internet também é fundamental para trabalhar em home office.

2 – Troque de roupa

Isso pode parecer bobeira, mas muitas pessoas que começam a trabalhar em casa, querem e até gostam de ficar o dia todo de pijama, como se esse fato desse uma sensação de mais “liberdade”.

Mas a verdade é que, pode prejudicar e muito sua produtividade.

Então, minha dica é acorde e faça a sua rotina da manhã como se fosse sair para trabalhar. Não precisa se arrumar muito, mas trocar de roupa é fundamental para o seu dia ser produtivo.

3 – Determine seu horário de trabalho

Se normalmente você costuma trabalhar das 8 às 17 horas, respeite esse horário. Claro, se ele não for alterado devido o home office.

Inicialmente, era difícil para mim, engrenar no trabalho. Eu desejava iniciar as 8 horas da manhã, mas parava para arrumar algo na casa e quando via já era 10 horas da manhã e eu tinha deixado passar 2 horas de trabalho. Um outro exemplo é, ficava trabalhando e “perdia” o horário de almoço, dessa forma, não me alimentando de forma adequada.

Então, passei a colocar o despertador para o horário de início do trabalho, início e término do almoço e término do trabalho. Isso funcionou muito bem para mim e aumentou muito minha produtividade. Até que me acostumei bastante com a rotina e não preciso mais de alarme. Agora consigo respeitar meus horários sem o lembrete.

4 – Faça pequenas pausas

Não é porque você está em home office que não pode levantar para ir ao banheiro, buscar água, preparar um chá ou um café. Muitas pessoas pensam que, se um outro colega tentar contato online e você não responder prontamente, dará a impressão de que não está trabalhando.

Mas pense, se você estivesse na empresa, você não iria sair da frente do computador para ir ao banheiro?

Portanto, permita-se. Claro, tenha a disciplina de não procrastinar. Se parar para ir ao banheiro, não pare para fazer outra coisa, vá e volte. Essas pequenas pausas são importantes e podem ajudar muito na redução do stress e ansiedade.

Um ponto importante também é parar para almoço. É totalmente errado querer almoçar na frente do computador, trabalhando, por não querer se ausentar.

Lembre-se, todos e você também, tem direito a alguns minutos de almoço (ou lanche), mesmo que esteja trabalhando em casa. E ele deve ser feito de forma tranquila, se desligando momentaneamente do trabalho.

5 – Vá “embora” do seu trabalho

Lembra do alarme para te avisar que terminou seu horário de trabalho? Respeite-o.
Quando ele tocar, vá encerrando e desligando sua estação de trabalho. Não aproveite que está em casa para trabalhar mais. “Só mais um pouco”, e quando percebe, ao invés de 8 horas diárias, trabalhou 12 horas. Como já disse anteriormente, as pausas são importantes e o encerramento do dia de trabalho é mais importante ainda.

6 – Faça o planejamento do seu dia

Isso é um outro ponto que funcionou muito bem para mim e deixou meu trabalho mais eficiente e produtivo.

Todo início da semana, faço o planejamento da semana toda. A cada dia, revejo as tarefas, altero ou acrescento mais alguma. Se sobra tempo no dia, adianto as tarefas do dia seguinte ou encerro meu trabalho mais cedo.

Fazer esse checklist e dar as tarefas como feitas, nos causa uma sensação de missão cumprida. Além disso, listando tudo que preciso fazer, ajuda a não esquecer de nada e não deixar nenhuma tarefa importante sem fazer.

7 – Evite distrações

Esse ponto também pode ser muito difícil. Estar em casa pode ser um facilitador para procrastinarmos. Pegar o celular e entrar nas redes sociais fica mais fácil. E uma vez feito isso, podemos perder horas de trabalho.

Para me ajudar, eu tiro as notificações do WhatsApp ou simplesmente, desligo a internet. Deixo o celular de lado e volto a pegá-lo apenas no horário de almoço e quando término o trabalho.

Evite também abrir as redes sociais no computador.

8 – Deixe seu ambiente de trabalho agradável

Coloque no seu ambiente de trabalho algo que você goste. Pode ser um difusor de aroma, acender um incenso, velas aromáticas, o que você preferir. Se conseguir trabalhar com música, coloque também. Eu faço isso muitas vezes, mas deixo em volume baixo e procuro músicas calmas.

9 – Conte com o apoio dos seus familiares e amigos

Esse também é um ponto importante, pois, muitas vezes o fato de você trabalhar em casa e estar lá todo o tempo, gera um falso pensamento de disponibilidade.

Nesse ponto, coloquei uma regra para mim. O home office pode sim nos dar mais flexibilidade, mas no início, eu queria trabalhar bastante todos os dias e ter as noites e finais de semana livres. Portanto, eu não me permitia sair a tarde para tomar um café com uma amiga, nem fazer algum outro programa. Se eu fizesse isso, estaria “matando” o trabalho e teria que repor aquelas horas em outro momento. Sim, eu era bem rígida e ainda sou dependendo da demanda de trabalho. Mas foi essa rigidez que me fez atingir objetivos e crescer cada vez mais. Foi a rigidez que tornou o blog num trabalho real. Foi a rigidez que transformou meu trabalho em home office eficiente e produtivo.

Isso funcionou para mim, mas vale você aplicar se também for funcionar para você.

Dicas para Home Office eficiente

10 – Divirta-se

Essa última dica não vale só para home office, vale para todos os trabalhos independentemente do lugar. Escolhe e busque algo que além da compensação financeira, te traga reconhecimento, satisfação pessoal, alegria e felicidade. Gostar do que fazemos, do nosso trabalho, pode ser a chave para o sucesso.

Aproveite as 10 dicas para Home Office eficiente e produtivo que escrevi nesse post. Espero que alguma delas ajude a tornar seu home office agradável.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply