Leiria Portugal

O que fazer em Leiria, uma cidade no centro de Portugal

Leiria já teve um papel importante na história de Portugal. Foi sede do primeiro parlamento do país, quando Dom Afonso III convocou a Corte em Leiria. Dom Dinis estabeleceu, no século 14, sua residência oficial no Castelo de Leiria. Também foi na cidade que foi fundada a primeira fábrica de papel de Portugal, ainda no ano de 1411. Além disso, possui uma localização bem central, sendo uma boa opção de base para conhecer o centro de Portugal. Próximo a Leiria se pode conhecer: Tomar e o Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, entre outras cidades e monumentos.

Mas o que nos chamou a atenção e nos fez incluir Leiria no nosso roteiro pelo centro de Portugal, foi o livro “O crime do padre Amaro”, escrito pelo escritor português Eça de Queiros. O escritor morou na cidade e foi lá que ele escreveu seu livro que se tornou um clássico da literatura. No livro tem passagens que falam de pontos da cidade e era justamente isso que queríamos conhecer. Então, entre pontos turísticos e Eça de Queiros, fomos descobrindo O que fazer em Leiria.

O que fazer em Leiria

Nossa Senhora da Encarnação

Antes de chegar no centro de Leiria, paramos na Igreja Nossa Senhora da Encarnação. De lá se tem uma linda vista da cidade, principalmente do Castelo de Leiria.

Castelo de Leiria em Portugal

Castelo de Leiria

Na nossa opinião, é a grande atração da cidade. Cheguei a ler que não valia a pena, pois são só ruinas do antigo castelo. Mas foi surpreendente, o castelo é grande, com algumas partes preservadas, além de ter uma linda vista da cidade.

Vista do castelo de Leiria em Portugal

O castelo é composto por um conjunto arquitetônico: Palácio Real, Torre de Menagem, Igreja de Nossa Senhora da Penha, espaço da antiga colegiada, celeiros e muralhas exteriores.

Castelo de Leiria em Portugal

O castelo foi mandado construir por D. Afonso Henriques, em 1135. Em 1325, D. Dinis mandou edificar a Torre de Menagem, que hoje funciona um núcleo museológico. Acredita-se que a Igreja de Nossa Senhora da Penha também tenha sido construída por D. Dinis.

Vista do castelo de Leiria em Portugal

A visita é rápida e custa apenas 2,10 euros por pessoa. O castelo abre no verão (de 01/04 a 30/09), de segunda-feira a domingo das 9:30 às 18:30. No inverno (de 01/10 a 31/03) abre das 9:30 às 17:30.

Castelo de Leiria em Portugal

O Castelo de Leiria encontra-se, desde 03 de junho de 2019, em restauração. A previsão para a nova abertura é em 2021.

Seguro Viagem Europa

Catedral da Sé de Leiria

A Catedral da Sé também é um lugar que aparece no livro de Eça de Queiros, foi para lá que foi o padre Amaro.

Sua construção foi iniciada em 1559, e está classificada como monumento nacional.

Catedral da Sé de Leiria em Portugal

Pharmácia Leonardo Paiva

Quase na frente da Catedral da Sé fica a já desativada, Pharmácia Leonardo Paiva. O edifício se destaca pelos lindos azulejos azuis que ornamentam suas paredes.

Eça de Queirós costumava se reunir ali na frente com seu grupo de amigos.

Pharmácia Leonardo Paiva em Leiria em Portugal

Praça Rodrigues Lobo

É o coração da cidade, onde se encontram bares e restaurantes e onde a população circula para encontrar com os amigos.

Ainda na época medieval, essa foi a Praça de São Martinho, onde se localizava a igreja de São Martinho, que hoje, não existe mais.

A praça também aparece no romance “O crime do Padre Amaro” e era o local de encontro das figuras importantes da cidade.

Praça Rodrigues Lobo em Leiria em Portugal

Travessa da Tipografia

Bem perto da Praça Rodrigues Lobo fica a Travessa da Tipografia. Foi na casa de número 13 dessa rua que morou Eça de Queirós. Ele se hospedou na casa da D. Isabel Jordão, a qual usou de inspiração para escrever seu romance. No livro transformou a casa na pensão onde o padre Amaro se hospedou, que pertencia a D. Augusta Caminha.

Casa onde morou Eça de Queiros em Leiria em Portugal

Eça de Queirós morou apenas cerca de 1 ano em Leiria, mas foi exatamente lá que ele escreveu seu clássico romance.

Eça de Queiros em Leiria, Portugal

Achamos a casa malcuidada, malconservada, quem sabe alguém percebe a importância histórica do local e faz um a boa reforma. Seria também um bom local para fazer um museu sobre o escritor português.

Museus

Museu de Leiria

Esse museu abriga uma coleção regional de obras de arte e reserva arqueológica, que contam a história de Leiria.

O museu está aberto de segunda-feira a domingo das 09:30 às 17:30. O ingresso custa 5 euros e inclui também a entrada para o Moinho do papel e um áudio-guia.

Moinho do Papel

No ano de 1411, começa a história do Moinho do Papel de Leiria, que foi um dos primeiros da Península Ibérica, em uma época em que a indústria de moagem era importante para o desenvolvimento econômico do local. No interior do museu se vivencia o tradicional processo de produção de papel.

O museu está aberto no período de abril a setembro de segunda-feira a sexta-feira das 09:30 às 12h e das 14:30 às 17h, aos sábados, domingos e feriados das 09:30 às 18h. No período de outubro a março de segunda-feira a sexta-feira das 09:30 às 12h e das 14:30 às 17h e aos sábados das 14 às 17:30. O ingresso custa 2,10 euros.

m|i|mo – museu da imagem em movimento

O m|i|mo é um espaço de diálogo entre arte, ciência e técnica, onde são desenvolvidas exposições e promovidas atividades lúdicas e criativas sobre temas como cinema e fotografia.

O museu está aberto de segunda-feira a domingo das 09:30 às 17h. O ingresso custa 2,10 euros.

Onde comer em Leiria

Espaço Eça

Paramos para tomar um lanche no Espaço Eça. Achei que era um local apenas para turistas, mas me enganei. O ambiente é um charme, com citações de Eça de Queiros. O atendimento foi ótimo e o lanche estava uma delícia.

Espaço Eça em Leiria em Portugal

O Espaço Eça fica na rua Barão de Viamonte 10A.

Pastelaria LuziClara

O Cultuga tinha postado sobre o doce Brisa do Lis, que eles sempre comem na pastelaria LuziClara, e fomos lá também, seguindo a dica deles, para provar esse doce.

A Brisa do Lis é o doce que originou o quindim brasileiro. Originalmente ele é feito com amêndoas, que no Brasil, foram substituídas por coco ralado.

Brisa do Lis, doce português de Leiria em Portugal

Eu amei o doce, e sinceramente, prefiro a Brisa do Lis ao quindim.

A Pastelaria LuziClara fica na Rua Barão de Viamonte 49.

Onde ficar em Leiria

Nós ficamos hospedados fora do centro histórico, mas o hotel era perto e fácil de chegar ao centro a pé.

O hotel que escolhemos foi o Porta 20 Leiria, um hotel novo, com decoração linda e muito confortável. Fizemos um post completo sobre a nossa hospedagem no Porta 20 Leiria.

Mas a cidade tem outras opções, você pode pesquisar e fazer sua reserva diretamente no Booking.com. Separamos algumas sugestões no banner abaixo:

Booking.com

Conhecer Leiria foi uma grata surpresa. Se pretende conhecer o centro de Portugal, coloque Leiria no seu roteiro.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply