Bélgica Bruxelas Cervejaria Europa

Cervejaria Cantillon em Bruxelas

Não é segredo por aqui que amamos cerveja, e a busca pelas cervejarias locais sempre faz parte das nossas viagens. Quando visitamos Bruxelas, em março de 2018, além de fazer um tour cervejeiro, logo colocamos no roteiro a cervejaria Cantillon. Claro que queríamos conhecer onde são fabricadas as famosas cervejas lambic, o estilo de cerveja mais antigo do mundo.

A produção de cerveja na Bélgica é uma tradição, que é levada muito a sério. A escola belga possui diversas cervejas que gostamos muito e geralmente, são reconhecidas por serem cervejas mais ácidas, complexas e aromáticas. Isso porque os belgas não economizam na criatividade acrescentam nas cervejas os mais variados ingredientes, como coentro, diversas frutas, camomila, canela, entre outros. Claro que não estamos afirmando que são as melhores cervejas, pois, isso depende do gosto e do paladar de cada um.

Planejando sua viagem para Bruxelas? Fizemos um post completo com as melhores opções de hospedagem em Bruxelas.

Cervejaria Cantillon em Bruxelas

A cervejaria Cantillon fica perto do centro de Bruxelas, e é possível chegar de transporte público. É uma cervejaria familiar, fundada em 1900 pela família Van Roy-Cantillon. Ainda pertence a mesma família e todos eles estão lá, trabalhando. Durante a visita, você poderá cruzar com algum deles.

O que difere essa cervejaria das tantas outras que existem na Bélgica é a forma de produção da cerveja. Ela ainda é feita da mesma forma, desde 1900, nada foi alterado no processo de fabricação. Isso para os entusiastas cervejeiros é fascinante. Na cervejaria Cantillon em Bruxelas são feitas as cervejas Lambic, Gueuze, Faro e Kriek.

A maior parte das cervejas é fermentada através das leveduras e é aí que a Lambic se torna especial. Ela tem fermentação natural e é por esse motivo, que é considerado o estilo de cerveja mais antigo do mundo. Sua produção não é algo fácil, pois a fermentação deve acontecer, e ela se dá através dos microrganismos que estão presentes no ar. Mas apenas essa região de Bruxelas, o vale do rio Senne, tem no ar, esses microrganismos. Portanto, não conseguiremos reproduzir esse estilo de cerveja fora.

Cervejaria Cantillon Bruxelas

Como foi a visita a cervejaria Cantillon em Bruxelas

Nós visitamos a cervejaria num sábado de visitas especiais, onde não era necessária reserva com antecedência. Chegamos e esperamos o próximo tour, em inglês.
Com um pequeno grupo de pessoas, entramos na cervejaria que tem cara de cervejaria antiga mesmo, nada de moderno. Além disso, era possível sentir um cheiro forte da fermentação, um cheiro azedinho.

Foi uma vista única, a cervejaria é realmente pequena, mas que produz um estilo único de cerveja, passeio incrível para nós, que amamos cerveja. Foi interessante descobrir que eles precisam deixar o mosto esfriar em total contato com o ar, pois é dessa forma que os microrganismos entraram em contato e começarão a agir.

Numa parte da visita, nossa guia brincou que o lugar estava cheio de teias de aranha e sujeira, porque era isso que provocava a fermentação da cerveja.

O cheiro de cerveja fermentando nos acompanhou durante toda a visita, o que só aumentou nossa vontade de degustar as cervejas. Ao final da visita, está incluída uma degustação a sua escolha.

O Arthur pediu uma Gueuze e eu pedi uma Kriek. A Gueuze é uma cerveja de sabor ácido e frutado. É um blend (mistura) de lambic com diferentes tempos de fermentação, portanto, a mais nova garante uma doçura e as mais antigas um sabor mais seco. Elas são conservadas em barris de carvalho, o que lhe confere uma fragrância amadeirada.

Cervejaria Cantillon Bruxelas

Já a Kriek, é um blend de lambic e cerejas, o que confere um sabor levemente ácido de frutas vermelhas. Apesar de ser de cereja, ela não é uma cerveja doce. Eu gosto do sabor da Kriek, mas a Gueuze não agrada meu paladar.

Também está disponível uma loja, com algumas cervejas a venda, copos e outros artigos para levar para casa.

Garanta já seu seguro-viagem e faça uma viagem tranquila para Europa. Os leitores do blog tem desconto! Use o cupom CONTANDODESTINOS e ganhe 5% de desconto em qualquer plano escolhido.E tem mais coisa boa, escolhendo o pagamento no boleto, você ganha + 5% de desconto. Faça agora sua cotação.

Seguros Promo

Kriek Lou Pepe

Na cervejaria Cantillon, também tem um bar, onde se pode degustar outras cervejas após a visita. E foi o que fizemos. Nossa escolhida foi a Kriek Lou Pepe, um blend de cereja e lambic com 2 anos de idade. Feita com 300 gramas de cerejas por litro, essa é uma cerveja frutada especial. As cerejas que compõem essa cerveja são as Schaerbeek, que são originárias da região de Bruxelas, e são raras. A cervejaria garante uma safra por ano para a produção. Portanto, a produção é limitada a alguns milhares de garrafas por ano. Sorte a nossa, ela estar disponível.

Apesar de ser feita com framboesa, também não é uma cerveja doce. Pelo contrário, ela é bem seca e não são todos que gostam.

Como visitar a cervejaria Cantillon em Bruxelas

Pode-se agendar uma visita guiada em inglês. Elas estão disponíveis às sextas-feiras às 11:15 e aos sábados às 10:45, 12:00 e 14:30. É necessário agendar e é possível fazer isso pelo site.

O preço dessa visita é de 9,50 euros por pessoa. A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos e está incluída uma degustação, ao final da visita.

Também é possível fazer um tour na cervejaria Cantillon por conta própria. Essa visita não precisa ser agendada e está disponível de segunda-feira a sábado das 10 às 16 horas. Exceto às quartas-feiras, que não tem visitação disponível.

Nessa visitação é dada uma breve explicação sobre a cervejaria e logo após, entra-se na cervejaria para visitar. Após a visita, a degustação também está incluída. O preço é 7 euros por pessoa e dura de 45 minutos a 1 hora.

Cervejaria Cantillon Bruxelas

Como chegar a cervejaria Cantillon

A cervejaria Cantillon fica distante aproximadamente 1,6 quilômetros da Grand-Place, que é a praça principal de Bruxelas. Se quiser ir a pé, a caminha dura cerca de 20 a 25 minutos.

Para chegar utilizando transporte público, são 2 opções. De metrô, utilize as linhas 2 e 6 e desça na estação Clemenceau. Depois, com uma caminhada de 500 metros, chegará a cervejaria.

O elétrico também é uma opção, utilize as linhas 3 e 4 e desça na estação Lemonnier. Depois, também com uma caminhada de 500 metros, chega-se a cervejaria.

A cervejaria Cantillon em Bruxelas é um lugar que precisa ser visitado, por entusiastas, amantes e por aqueles que tem a mente aberta e gosta de descobrir novos cheiros e sabores.

Informações sobre a cervejaria Cantillon

Endereço: rua Gheude 56 – Anderlecht – Bruxelas

Horários de funcionamento: de segunda-feira a sábado das 10 às 17 horas, exceto às quartas-feiras.

Fechada às quartas-feiras, domingos e feriados. 

E-mail: [email protected]

Planejando sua viagem?

Estamos aqui para te ajudar! Essas informações serão úteis para você:

 Sempre que viajamos reservamos nossa hospedagem, seja em hotel ou hostel, pelo Booking.com. Tem algumas vantagens e para nós, a mais importante é que a maioria dos estabelecimentos tem cancelamento grátis. Isso ajuda muito, caso tenha algum contratempo ainda antes de viajar. Veja todas as nossas experiências em hotéis/hostels durante as viagens.

Em muitos países o Seguro Viagem é obrigatório e pode ser exigido na imigração. Por isso, nunca viaje sem. Aproveite a promoção de férias!! Clique aqui, utilize o cupom PROTETORSOLAR e ganhe 10% de desconto em qualquer plano escolhido. Se quiser pagar menos ainda, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto.

Ganhe tempo nas suas viagens comprando os ingressos antecipadamente pela Get your Guide. Eles oferecem ingressos para atrações, tours, passeios de barco, ingressos com várias atrações combinadas, entre outras opções. Garanta seu lugar e evite filas!

Fazendo as reservas pelos links acima, você não paga nada a mais e nós recebemos uma comissão, que nos ajuda a manter o blog e trazer sempre conteúdos novos e de qualidade para auxiliar na sua viagem.
Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário