Europa Rússia São Petersburgo

Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo, na Rússia

A Catedral do Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa que fica em São Petersburgo e é um dos símbolos da cidade. Com as suas cúpulas que parecem coroas e toda colorida, fica marcada na memória de seus visitantes. Na verdade, o seu nome oficial é Igreja da Ressureição de Cristo, mas seu nome popular é uma homenagem ao czar Alexandre II, que foi assassinado no local onde se encontra a catedral.

O czar Alexandre II sofreu 6 tentativas de assassinato, e apenas a 7ª foi bem-sucedida, em 13 de março de 1881. A construção da catedral se iniciou em 1883, durante o reinado de Alexandre III, que queria homenagear seu pai. As obras se prolongaram durante 24 anos, e foram finalizadas em 1907. A demora para concluir a obra se deve aos diversos detalhes que existem na catedral, tanto na sua parte interna como na externa.

A arquitetura da Catedral do Sangue Derramado de São Petersburgo lembra muito a Catedral de São Basílio, em Moscou. Achei a de Moscou muito mais colorida, com cores vibrantes, mas a de São Petersburgo é muito mais detalhada. É possível visitar a catedral por dentro, e de tão linda que ela é, digo que é uma visita imperdível.

Catedral do Sangue Derramado São Petersburgo

 

Visitar a Catedral do Sangue Derramado

Essa visita é imperdível, pois a catedral por dentro é linda e rica em detalhes. Quando entramos, logo notamos os desenhos nas paredes. Mas olhando mais de perto, percebemos que são todos mosaicos. Um trabalho incrível.

Dentro da igreja nunca foi realizado um ritual como batismo, casamentos ou serviços fúnebres, aconteciam apenas cerimonias de orações. A igreja se tornou uma catedral oficialmente, em 1923.

Após a Revolução Russa, a igreja foi saqueada. Em 1932, foi fechada e se transformou num depósito de lixo, totalmente abandonada. Havia rumores de que seria demolida.

Apenas em julho de 1970, a Catedral do Sangue Derramado começou a ser restaurada. Novamente, devido a tantos detalhes, essa restauração demorou décadas, tendo sua reabertura em agosto de 1997. Hoje ela funciona como um museu, que atrai muitos visitantes todos os dias.

Catedral do Sangue Derramado

Para enriquecer sua visita, recomendamos o aluguel de um áudio-guia, que você contratará na bilheteria. Ele está disponível em russo, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Com o áudio-guia, terá mais informações sobre a catedral e seu interior.

Aproveite para ver os 10 pontos turísticos em São Petersburgo que são imperdíveis!

 

Informações importantes

A Catedral do Sangue Derramado fica aberta diariamente das 10:30 às 18 horas. As entradas são permitidas apenas até as 17:30.

Importante:  A Catedral permanece fechada todas as quartas-feiras.

O valor da entrada é de 250 rublos. O Áudio-guia custa 100 rublos.

Se a fila para comprar os ingressos estiver muito grande, existem máquinas automáticas que vendem os ingressos também. Elas ficam ao lado do guichê e tem opção de colocar as instruções em inglês.

Se você tiver o St. Petersburg Card, a entrada na catedral está incluída. Terá que apagar apenas o áudio-guia, se optar por fazer a visita com ele.

Inegavelmente, a Catedral do Sangue Derramado é uma atração imperdível em São Petersburgo, não só por fora, como também por dentro.

Vale a pena comprar com antecedência:

 

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Lilian Azevedo
    24 de agosto de 2018 at 21:29

    Meu marido quer muito visitar a Rússia mas precisaremos de um guia. Adorei saber que tem audio guide em espanhol pois facilita a viagem por conta própria. Que belissima catedral !

  • Reply
    Ana Carolina
    26 de agosto de 2018 at 16:08

    Visitar a Catedral de São Petesburgo deve ser um sonho! Sou doida para conhecer, vivo babando com as fotos publicadas desse belo cartão postal da cidade.

  • Reply
    Poliana
    27 de agosto de 2018 at 11:10

    Aí que sonho visitar a Rússia. Que post lindo e completinho. Obrigada por compartilhar!

  • Reply
    Melissa Lima
    27 de agosto de 2018 at 12:08

    Essa catedral é na minha opiniao,uma das grandes jóias da arquitetura mundial! 🙂 Eu acho muito bonita.

  • Reply
    liliane
    28 de agosto de 2018 at 14:16

    Que coisa naravilhosa essa igreja. Que alivio saber que ela sobreviveu ao periodo comunista e nao foi demolida, ne?

Leave a Reply