Alemanha Europa Munique Região Sul da Alemanha

O que fazer em Munique, na Alemanha: 10 principais pontos turísticos

Munique é uma das principais cidades da Alemanha e capital do estado da Baviera. A cidade abriga muitas empresas, o que atrai moradores, mas também possui muitos atrativos para turistas. É em Munique que acontece a famosa Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo. Também é na cidade que se consegue surfar num rio, onde fica um interessante museu e a fábrica da empresa automobilística BMW, o lindo OlympiaPark, o parque construído para as Olímpiadas de 1972. Além disso, possui uma paisagem linda, pois, a cidade fica perto dos alpes.

E quando falamos de Alemanha, não podemos deixar os castelos de fora. Em Munique se encontram o Nymphenburg, o Residenz, e bem perto dali ficam o Linderhof e o maravilhoso Neuschwanstein. É uma cidade grande e escolher o que fazer em Munique pode ser uma tarefa difícil. Por isso, vamos listar aqui os 10 principais pontos turísticos de Munique para você conhecer e ter uma boa visão da cidade.

Essa postagem faz parte de uma Blogagem Coletiva, onde outros blogueiros contam diversos Top 10 pelo mundo! Veja todos os blogs e temas no final desse post.

 

 

10 principais pontos turísticos de Munique

Centro histórico

O centro histórico de Munique é lindo e um dos pontos que mais chama a atenção é o Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal). A Câmara Municipal fica na Marienplatz, a praça principal de Munique e onde acontece o Mercado de natal todos os anos, em dezembro.

Apesar do nome, a nova câmara foi construída entre 1867 e 1908 e tem um estilo neogótico. Na sua torre o que chama a atenção é o Glockenspiel, um relógio que todos os dias toca uma música e tem um pequeno show de bonecos. Isso acontece sempre as 11 e 12 horas.

O que fazer em Munique

 

Frauenkirche

Bem próximo a Marienplatz fica a Frauenkirche, ou Catedral de Nossa Senhora. Sua construção começou em 1468. A catedral foi totalmente reconstruída depois da 2ª Guerra Mundial, pois ficou seriamente danificada. É possível subir na torre sul da catedral, de onde se tem uma linda vista de Munique e dos alpes, se o tempo estiver bom.

 

Peterskirche

A Igreja de São Pedro está no mesmo local desde o século 11, e foi reformada e ampliada durante todo esse período. Ela é a mais procurada pelos turistas, isso porque também é possível subir em uma das suas torres e a vista de lá de cima é considerada uma das mais bonitas de Munique. Mas prepare-se, são 299 degraus!

principais pontos turísticos de Munique

Veja também  Roteiro de 1 dia em Munique

 

Hofbräuhaus

Um restaurante que se tornou um ponto turístico imperdível em Munique. Uma cervejaria típica, com um ambiente agradável, música ao vivo, garçons vestidos com trajes alemães, comida tradicional alemã e aquele copo de 1 litro de cerveja. O restaurante é próximo ao Marienplatz, e é enorme. Com diversos ambientes, é comum se dividir a mesa com desconhecidos. Peça um joelho de porco e um Maß de cerveja (copo de 1 litro) e curta o ambiente.

principais pontos turísticos de Muniqueprincipais pontos turísticos de Munique

 

Englisch Garten

Um enorme parque verde que é também um dos maiores do mundo. O Englisch Garten está ali desde 1789, quando Carl Theodor ordenou que fosse estabelecido um parque público junto ao rio Isar. O parque oferece várias opções de lazer, como ciclovia, pista de cooper e campos para jogos recreativos. É também nesse parque que fica o rio onde as pessoas podem surfar.

No Englisch Garten que fica o segundo maior Biergarten (jardim de cerveja) de Munique, al lado da Torre Chinesa, e conta com 7 mil lugares.

 

BMW Museum

A fábrica da BMW está localizada em Munique. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a marca, seus carros antigos, o desenvolvimento deles e as novas tecnologias, vale a pena conhecer o BMW Museum. O museu abrange uma área de 5.000 m², onde estão expostos carros, motos e motores da marca. Nós visitamos o BMW Museum e contamos tudo em outra postagem.

principais pontos turísticos de Munique

 

Olympiapark

Bem perto do BMW Museu fica o Olympiapark, o parque que sediou as Olímpiadas de 1972. Esse parque conta com instalações esportivas, lagos, piscinas, ciclovias, sala de concertos, restaurantes e estádio de futebol. O Olympiapark se tornou um parque de recreação para os moradores, muitas pessoas vão até o parque para praticar exercícios. É possível subir na Torre Olímpica, de onde se tem uma linda vista de Munique. O Olympiapark também é um local onde acontecem shows, principalmente ao ar livre durante o verão.

principais pontos turísticos de Munique

 

Residenz

O Residenz é um palácio que fica no centro de Munique. Já foi a residência de duques, príncipes, reis e imperadores bávaros. Foi construído com o passar do tempo, por isso, reúne diversos tipos de arquitetura, como renascimento, barroco, rococó e classicismo.

É possível visitar internamente o Residenz, mas um passeio pelo seu jardim já pode ser bonito e agradável.

principais pontos turísticos de Muniqueprincipais pontos turísticos de Munique

 

Nymphenburg

Esse palácio que fica a oeste de Munique, era residência de verão dos monarcas bávaros. É possível visita-lo internamente, e essa é uma atração muito procurada pelos turistas. Possui um interior ricamente decorado, e um jardim que já vale o passeio.

 

Oktoberfest

Se você estiver em Munique no período da Oktoberfest, não deixe de conhecer a festa. Mas atenção, ela acontece em setembro! Sim, ela começa em setembro e acaba sempre no primeiro final de semana de outubro, apesar de se chamar Oktoberfest, que significa festa de outubro.

A primeira Oktoberfest aconteceu em 17 de outubro de 1810, e na verdade, foi uma festa para comemorar o casamento do rei Ludwig e da princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Um ano depois, eles quiseram repetir as comemorações e assim aconteceu ano após ano. Como passar do tempo, decidiram antecipar um pouco a festa, para que as possibilidades de um clima melhor fossem maiores.

Fizemos um post completo com todas as informações que você precisa saber antes de visitar a Oktoberfest, e outro com dicas das melhores localizações para se hospedar em Munique durante a Oktoberfest.

principais pontos turísticos de Munique

Dica: Quer conhecer a cidade de uma forma rápida e ainda conseguir conhecer as atrações? A dica é fazer um passeio no ônibus de turismo Hop-on Hop-off

 

Dicas extras sobre Munique

Castelo Neuschwanstein

Quem vai passear na região de Munique não pode deixar de conhecer o lindo Castelo de Neuschwanstein. Um castelo de contos de fadas que fica a poucos quilômetros de distância de Munique, e vale a pena ser visitado, seja para ver seu interior ou apenas para curtir a belíssima paisagem de onde ele está localizado.

Fizemos um post completo com as informações necessárias para visitar o Castelo de Neuschwanstein.

principais pontos turísticos de Muniqueprincipais pontos turísticos de Munique

Garanta seu passeio para conhecer o Castelo de Neuschwanstein

 

Campo de Concentração de Dachau

Outro ponto turístico importante que fica perto de Munique é o Campo de Concentração de Dachau. Muitas pessoas não gostam desse tipo de turismo, mas nós fazemos sempre que possível. Achamos importante conhecer essa parte obscura da história e não deixar que as maldades acontecidas durante a 2ª Guerra Mundial sejam esquecidas.

O Campo de concentração de Dachau foi muito importante, porque, além de ser um dos maiores campos de concentração nazista, foi o primeiro a ser construído. O local era uma fábrica de pólvora, mas em 1933, apenas 6 semanas após Hitler assumir o poder na Alemanha, ele foi transformado em um campo de concentração. No início recebia apenas presos políticos, depois passou a receber também outros presos, como os judeus. Cerca de 200.000 pessoas ficaram presas em Dachau, e desses 41.500 morreram. Mas esse é o número oficial registrado, estima-se que muito mais pessoas tenha morrido em Dachau. Fizemos um post contando o que você precisa saber para visitar e como foi nossa visita ao Campo de Concentração de Dachau.

Conheça o Campo de Concentração de Dachau

 

Ainda está em dúvida sobre o que fazer em Munique? Veja como montamos nosso roteiro de 1 dia em Munique.

Esses foram os principais pontos turísticos que separamos para você conhecer, mas existe muitas coisas para fazer em Munique, a cidade é cheia de atrações!


Veja todos os blogs participantes da Blogagem Coletiva:

Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York

Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça

Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!

Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha

Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)

Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis

Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças

Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes

Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia

Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo

Uma Turista nas Nuvens – 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca

Ligado em Viagem – 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha

Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil

Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil

Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando

E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos

De Mochila e Caneca – Os 10 principais parques de Curitiba

Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas

Imagina na Viagem – 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!

Holandesando – 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrecht

Promoção de Seguro-Viagem

Seguro Viagem Europa

Seguros Promo

You Might Also Like

15 Comments

  • Reply
    Lulu Freitas | Let's Fly Away
    29 de março de 2018 at 16:37

    Amei a lista! Quando estive na Alemanha não consegui conhecer e fiquei tão frustrada. Com toda razão, não é? Cada lugar mais interessante que o outro. Parabéns.

  • Reply
    Jair Prandi
    29 de março de 2018 at 19:20

    Belas atrações! Realmente a Câmara municipal é a que mais se destaca, um espetáculo em arquitetura e na riqueza de detalhes.

  • Reply
    Angelica Figueiredo
    29 de março de 2018 at 22:16

    Adorei conhecer um pouco mais sobre Munique, a Alemanha está na nossa lista de desejos “com força”. Não quero perder nenhum desses pontos turísticos, principalmente o Castelo de Neuschwanstein. Parabéns pelo post! Bjs

  • Reply
    Diego Cabraitz Arena
    30 de março de 2018 at 09:25

    Ainda não conheço Munique, mas quero tirar da lista logo menos. Quantos prédios com diferentes estilos e diversas histórias tão próximos, deve ser muito interessante visitar.

  • Reply
    Camila Faria
    30 de março de 2018 at 09:59

    Alemanha é encantadora e Munique não seria diferente. Adorei suas dicas! Anotadas!

  • Reply
    Juliana Moreti
    30 de março de 2018 at 13:32

    Quantas dicas preciosas, Aline!
    Um dos destinos que cogitamos ir quando estávamos em Berlim era, obviamente, Munique… Colocamos no papel e acabamos indo para Bremen, que era mais pròxima e mais barata!
    Mas teu post esta favoritado no meu Pinterest! Pois ainda retorno para a ALemanha e farei o sul do paìs!
    😉

  • Reply
    Gisele Prosdocimi
    31 de março de 2018 at 00:40

    Aline, sou louca para conhecer Munique e este post aumentou meu desejo. Bom demais saber que além destas atrações incríveis, também é fácil conhecer outros importantes pontos turísticos a poucos quilômetros de Munique.
    Adorei!

  • Reply
    Carol Miranda
    5 de abril de 2018 at 21:37

    Fiquei com ainda mais vontade de conhecer Munique depois de ler seu post! A cidade parece linda demais! E esse castelo então… deve ser maravilhoso conhecê-lo.

  • Reply
    Marcia Picorallo
    9 de abril de 2018 at 10:39

    Boa seleção, Aline. Estive recentemente em Munique, mas infelizmente não consegui fazer tudo de sua lista. Só no centro já dariam 10 atrações brincando, né?

  • Reply
    Josiane Bravo
    11 de abril de 2018 at 14:44

    Fui para Munique ano passado para o Oktoberfest e adorei a experiência. O tempo para conhecer a cidade foi pouco, mas deu para visitar o centrinho histórico que é um charme e subi no mirando da igreja de San Pedro, que por sinal tem uma vista maravilhosa de Munique vista do alto. E sobre o restaurante, ameiii demais, uma super recomendação e comida deliciosa.

  • Reply
    Lais Cerullo - Viagem Lado B
    16 de abril de 2018 at 12:30

    Estivemos em Munique há muitos anos atrás e não tivemos tempo para visitar todos esses lugares.
    Munique é realmente linda e vibrante! Dicas anotadas para a próxima visita. 😉

  • Reply
    Marina Heimer | Imagina na Viagem
    18 de abril de 2018 at 13:55

    Tenho paixão por Munique, apesar de ainda não ter tido a oportunidade de conhecê-la. Na verdade, estive na Alemanha bem rapidinho e, desde então, morro de vontade de alugar um carro e rodar o país com mais calma… Obviamente, Munique já fazia parte desses planos mas, vendo a lista, descobri que vou precisar reservar uns bons dias deste roteiro para ela! Rs… Tantas coisas lindas para ver! Amei! 🙂

  • Reply
    Cynara Vianna
    3 de maio de 2018 at 12:55

    Na Alemanha só conheço Berlim e Hamburgo até agora, meu marido conhece Munique e disse que quer muito voltar para me mostrar a cidade. Suas fotos estão inspiradoras.

  • Reply
    Carlos Magno
    22 de agosto de 2019 at 16:02

    Muito boas sugestõe. Sugiro incluir o konigsee, fiz a visita completa nós dois lagos.na minha opinião um dos lugares top 10

  • Reply
    Renan
    1 de outubro de 2019 at 16:45

    Faltou o DEUTCHES MUSEUM!!! Uma das principais atrações, principalmente pra crianças.

Leave a Reply